Eu duvido que você nunca comprou nada online, acertei? Hoje com toda a facilidade e até a falta de necessidade de sair de casa para fazer compras, o que mais se vê é gente nos e-commerces. Mas como as grandes lojas virtuais realizam o gerenciamento de estoque?
Já tinha parado para pensar nisso? Consegue entender como essa tarefa do setor de logística é importantíssima para o sucesso das empresas? Se você se interessou em saber mais sobre o assunto (principalmente se pretende fazer o curso de Logística), continue essa leitura esclarecedora!
Antes da gente explicar como é feita a gestão de estoque de um grande e-commerce, vamos entender o que é esse modelo de empresa de fato? Eu sei que muita gente conhece o assunto, mas é importante nivelar os conhecimentos para ninguém sair desse texto com dúvida.
Para começar, vamos a tradução literal: comércio eletrônico. Mas nem todas as lojas online são definidas com esse termo, ok? Além dele, existe o marketplace. A diferença é simples, se liga aqui embaixo:
Viu? Não é um bicho de sete cabeças. Resumindo, o e-commerce são todas essas lojas online que você conhece: Extra, Magazine Luiza, GF em Casa, Amazon, Submarino, Netshoes, Walmart e uma infinidade de outras lojas que você com certeza conhece e consome.
Já como exemplos de marketplace, podemos citar o AliExpress, Enjoei, OLX, Mercado Livre e o Elo7.
Ter um bom gerenciamento de estoque é imprescindível para triunfar na internet. Com tantas lojas online disponíveis, a briga pelo melhor preço e prazo de entrega sempre acabam sendo itens de decisão de compra.
Sendo assim, o setor de logística se torna, junto do atendimento ao cliente, um dos setores mais importantes desse tipo de empresa. Para conseguir os resultados esperados, é imprescindível um profissional bem qualificado em logística. Também é necessário analisar alguns itens, que você confere a seguir.
Para saber qual quantidade de cada item você precisa comprar para suprir suas demandas, é necessário trabalhar com o princípio da previsibilidade. Beleza, mas o que que é isso?
É comprar com base na média de venda daquele produto por mês, para não adquirir muito e acabar tendo itens encalhados por muito tempo, o que acarreta em necessidade de promoções para manter o giro do estoque.
Para conseguir os dados corretos e fazer os cálculos de médias é essencial realizar as contagens regularmente e ter um bom profissional de logística responsável por isso. A rotina dessas revisões de produtos varia de acordo com a sua necessidade. Mas a partir do momento em que ela for identificada siga à risca.
O tipo de produto que você oferece também pode influenciar no tipo de estoque. Existem cinco tipos que se enquadram melhor de acordo com as necessidades da empresa, do cliente e do produto em si.
Aqui embaixo estão todos eles, olha só:
Para tudo isso dar certo, inclusive para acertar prazos de envio e formatos de estoque, é imprescindível ter uma boa carteira de fornecedores. Todo o processo de venda depende disso.
Já pensou, você pega um fornecedor descompromissado, conta com o produto nos prazos passados e eles nunca chegam quando você precisa, o que influencia no seu relacionamento com o cliente, prazos de entrega em atraso, reclamações e um monte de coisas que essa atitude acarreta de forma negativa para a empresa.
Como tudo nessa vida, um bom gerenciamento depende diretamente de um bom planejamento mensal. O profissional responsável por todo esse trâmite, de solicitar novas compras e de realizar todo o processo de envio, é o gerente de logística.
Então é super importante contratar uma pessoa competente e formada para isso. Ter um processo organizado e bem feito compensará o investimento.
Se você pretende estudar logística, fique sabendo que essa área pode te oferecer muitas oportunidades, ok? Poderá trabalhar em desde pequenas até a gigantes empresas internacionais e desempenhar tarefas importantíssimas para o bom andamento do empreendimento.
Além de tomar conta da estocagem de materiais/produtos, o setor de logística detém o controle de todo o trâmite para envio. Também precisa estar em contato direto com o setor de qualidade e de compras, para manter sempre um bom padrão de envio e armazenagem para os produtos, bem como não deixar faltar matéria prima.
Além disso, o graduado em logística não precisa necessariamente ficar preso a esse setor. Poderá trabalhar com compras, cadeia de suprimentos, gerenciando a armazenagem, realizando o inventário, prestando consultorias, e muitos outros cargos.
Um curso que também abrange matérias de logística é o de Administração. A diferença é que o curso de administração é mais amplo, absorve outras áreas e consequentemente é mais longo. Mas os dois podem disputar pelas mesmas vagas e carreiras no mercado de trabalho.
Bom, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a enxergar a importância do profissional de Logística e também sido um divisor de águas na sua decisão pelo curso! Qualquer dúvida, não esqueça de nos chamar ali no box de comentários!
Até a próxima!