Inovação e tecnologia: importância e aplicação nas empresas

    Implementar inovação e tecnologia nos processos empresariais é uma ação que, de maneira geral, melhora processos operacionais, produtivos e financeiros de um negócio. Nesta seção você entenderá a importância da aplicação da inovação e da tecnologia nas empresas de todos os portes e modelos de negócio.

    Redução de Custos

    A aplicação de inovação e tecnologia nas empresas tem um efeito direto sobre o orçamento do negócio. Em curto prazo, já é possível perceber a redução de custos proporcionada pela implementação de inovações tecnológicas.

    Isso acontece porque geralmente as inovações tecnológicas têm como um de seus princípios a redução do consumo de recursos, como energia elétrica, água, espaço físico, trabalho humano e outros fatores que demandam ônus financeiros às empresas, além de maior eficiência ambiental, sendo ecologicamente sustentável.

    Dessa maneira, o investimento realizado na implementação dessas inovações tecnológicas é rapidamente compensado, e tais inovações já passam a render um maior faturamento para a empresa.

    Ganho de produtividade

    O ganho de produtividade também é uma das maiores finalidades da inovação tecnológica dentro das empresas. Como podem operar com menos atividade humana, a maioria das implementações inovadoras na área da tecnologia automatiza processos e evita que funcionários tenham que realizar atividades repetitivas, altamente sujeitas a erros.

    Dessa maneira, a mão de obra humana é aproveitada em setores mais estratégicos da empresa, nos quais a cognição, o raciocínio e a sensibilidade, impossíveis para uma máquina, se tornam um diferencial. Em um mercado de trabalho que exige conhecimento cognitivo, algumas habilidades se apresentam como um diferencial.

    Além disso, a inovação tecnológica implementa novos regimes de produção, podendo operar de maneira ininterrupta 24 horas por dia, na maioria dos casos, reduzindo burocracias, diminuindo o consumo de papel e agilizando os processos administrativos do empreendimento.

    Para saber mais: as redes sociais são inovações tecnológicas que, se bem utilizadas, permitem que você estude melhor.

    Consolidação de novos modelos de negócio

    Com inovação tecnológica, uma empresa pode se consolidar em novos modelos de negócio antes impossíveis de explorar. Por exemplo: uma empresa que implementa o uso de e-commerce em suas vendas pode passar a fazer negócios também pela internet, e não apenas em lojas físicas.

    Dessa maneira, esse empreendimento amplia o seu leque de possibilidades e pode ter grande sucesso no novo ramo que passou a atuar. Além disso, ficar por fora das inovações tecnológicas também significa, inevitavelmente, estar atrás da concorrência, cada vez mais informatizada. Aliás, a aplicação de novidades tecnológicas está diretamente ligada a como será o mercado de trabalho no futuro.

    Algumas empresas ainda apostam em modelos tradicionais e obsoletos de operação, administração e produção. Como resultado, ficam atrás dos empreendimentos que já implementaram novos processos tecnológicos em suas linhas.

    Uso da inovação e tecnologia como diferencial publicitário

    O uso de inovação tecnológica também tem como vantagem a imagem positiva que traz para a empresa. Isso significa que a implementação de inovações em tecnologia pode ser muito bem utilizada como um argumento publicitário para vender mais, fechar mais contratos ou melhorar a reputação da empresa diante do mercado.

    Há casos em que o uso de certas tecnologias é requisito para que a empresa possa obter certificação de qualidade e excelência, fundamentais para fazer negócios no exterior ou com outras grandes companhias do mercado.

    Quer fazer uma faculdade? Saiba como começar esta grande etapa da vida aqui!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!