Guia das datas comemorativas de 2018 para não perder nada!

    Introdução

    Para você que segue ou pretende seguir a profissão de Publicitário, estar ciente de datas comemorativas nacionais e regionais são quase uma obrigação, concorda?

    Outra coisa que não é segredo para ninguém, é que para alguma coisa em nossa vida ou em nossa carreira dar certo, é fundamental se ter um planejamento minucioso, que preveja onde você está, onde quer chegar e o que fará para atingir esse objetivo, correto?

    Para se trabalhar com publicidade online não poderia ser diferente, não é? 

    E para entender mais sobre a importância de se ter esse planejamento e de estar por dentro das datas comemorativas importantes para a sua empresa, ou a empresa a qual você presta algum serviço, e como essas duas atitudes podem te ajudar em ações e facilitar a sua vida como profissional, “bora” continuar lendo!  

    A importância de se ter um planejamento mensal

    Nada mais desesperador que ter combinado um prazo e de última hora ver que não vai conseguir atendê-lo, ou ainda, deixar passar uma data comemorativa importante para o segmento da empresa para a qual você está prestando serviço, e só se dar conta disso depois, não é mesmo?

    Pois é, são situações difíceis e nenhuma delas trazem resultados positivos ou boa fama para o seu nome ou sua marca. E esses são só exemplos simples de coisas que podem ser evitadas ao se programar e seguir um calendário editorial.

    Você deve estar pensando, “Mas espera aí, calendário editorial não é só para revistas, esses tipos de mídia?” e então a gente te responde: não exatamente! Claro, ele é utilizado por revistas e jornais, mas é uma ferramenta importantíssima para você que faz gestão de mídias sociais, trabalha com produção de conteúdo, é autônomo no ramo digital ou mesmo está gerenciando um setor interno de marketing.

    E quer saber por quê esse planejamento é tão importante? Com ele você tem uma visão panorâmica de tudo o que está acontecendo na sua estratégia, desde a produção de arte ou conteúdo até a datas de publicação e envio, além de ter maior controle sobre as pautas e conseguir cobrar os responsáveis por um retorno sempre que for preciso!

    Sem contar os prazos, que podem ser melhor mensurados e passados antecipadamente, com base nos dados de experiências anteriores com aquele tipo de solicitação, e claro, com esse controle você passa a ter uma fonte rica de dados armazenados, para consultar o que já foi feito, o que deu certo e o que não deu, e não repetir erros! É um combo de organização e investimento certeiro de tempo e dinheiro!

    Viu só quanta coisa você pode saber com um simples planejamento mensal? Demais, não é? Então “hey ho let’s go” descobrir como montar o seu planejamento? É só conferir no próximo tópico!

    Como montar o seu planejamento

    Agora que nós já sabemos sobre a importância de se fazer um planejamento e seguir-lo dia-a-dia, temos que partir para a parte prática desse negócio, e pode acreditar, vai ser bem divertido construí-lo! 

    Então sem mais delongas, "bora" conferir o passo a passo!

    1 Qual ferramenta será utilizada para a montagem?

    Quando vamos iniciar um projeto novo, milhões de ideias passam pela nossa cabeça e não sabemos nem por onde começar, mas em primeiro lugar, devemos colocar o nosso foco em qual plataforma ou ferramenta iremos utilizar, para colocar essas ideias de forma organizada e acompanhá-las.

    Mas lembre-se, hoje existem várias ferramentas disponíveis para a sua organização, cada uma com suas particularidades. Umas são pagas, outras gratuitas, umas mais elaboradas, outras mais simples, mas algo que você precisa levar em consideração antes de selecionar a que você irá utilizar, é o domínio que você possui sobre a ferramenta para que consiga atingir seus objetivos, ok?

    Uma das opções mais fáceis e que quase todo mundo tem acesso, é o Excel, uma excelente alternativa para montar o seu calendário editorial. Com a possibilidade de criar várias abas, diferentes tipos de planilhas, separar por assuntos e gerar gráficos, ele pode ser um ótimo aliado.

    Outra ferramenta bastante eficiente é o calendário do Google. Nele você consegue se organizar muito bem também. Com a opção de descrever a tarefa e com a facilidade de adicionar alertas em diferentes locais, repetir o alarme semanalmente, semestralmente ou anualmente e até adicionar mais pessoas para receber esse alerta, vai ser impossível se esquecer de alguma coisa, não é mesmo?

    Outra plataforma que pode te ajudar muito nessa organização é a Trello. Um pouco mais elaborada que as outras duas que apresentamos, ela é uma ferramenta gratuita e pode ser acessada via internet, pelo computador ou pelo app em seu smartphone.

    Nela você consegue organizar as ideias e acompanhar o andamento das tarefas, além de adicionar comentários aos jobs documentados, links, salvar anexos, adicionar prazos, imagens aos cards e ainda determinar funções e compartilhar conteúdos com a sua equipe, desde que eles também tenham uma conta Trello. Bacana, né?

    Plataforma selecionada, então vamos para o segundo passo: montar o seu planejamento.

    2 Como vou montar a minha planilha?

    Agora você vai iniciar a parte prática do negócio. Vamos começar traçando o tipo de material e separando por abas. Você pode separar nas categorias e-books, posts Facebook, posts Instagram, artigos de blog…

    Após identificar o tipo de material, a primeira coisa que deve constar na planilha é o nome do material ou algum identificador do job, por exemplo: post dia das mães, e-book de biologia, e assim vai, de acordo com o tipo de material que você produz e oferece.

    Se fizer o uso de SEO em sua empresa, logo ao lado do nome do material, já adicione a palavra chave que foi utilizada na produção desse texto ou imagem.

    Logo em seguida, adicione o campo data de início de produção e a deadline, depois você deve informar como está o andamento desse job. E por último, mas não menos importante, quem é o responsável pela entrega desse material.

    Então recapitulando, você irá separar essa planilha por abas com o tipo de material a ser produzido, e após ser dividido, cada aba terá uma planilha com os seguintes campos:

    • Nome do Material
    • Palavra Chave
    • Data de início
    • Deadline
    • Andamento do Job
    • Responsável

    3 Construindo a minha estratégia

    Agora que você já tem a sua planilha e sabe onde poderá organizar suas ideias, você deve partir para a pesquisa e seleção de assuntos que serão tratados ao longo do próximo mês.

    Em primeiro lugar, você deve buscar o seu calendário de datas comemorativas e selecionar as que melhor se enquadram com o segmento de sua empresa. Lembrando que você deve ser muito seletivo ao escolher, para não se tornar um calendário ambulante. É essencial que você se lembre de datas importantes, mas nada de exageros, ok?

    Feito isso, tente selecionar os demais assuntos e divulgações de promoção de produto/serviço que serão realizadas ao longo desse período. Mas nunca se esqueça do Princípio de Pareto! Em suas redes e canais de divulgação, 80% do que for publicado deve ser de conteúdo relevante e que não fale diretamente da sua empresa, os outros 20% devem ser promocionais de produtos/serviços de sua empresa, para que seu público não se canse de você, ok?

    Agora que você já fez esse apanhado de informações, faça uma outra planilha, que será utilizada em paralelo com a de planejamento. Nessa nova planilha, você deve separar por abas quais mídias serão utilizadas, uma para Facebook, outra para Instagram, outra para e-mail marketing, e assim vai, de acordo com as mídias que você costuma usar.

    Dentro de cada uma dessas abas, deve conter o título do conteúdo que será publicado nela, a descrição que essa postagem terá, se for o caso e em seguida a data e o horário que esse post deverá ser feito. Se ele for feito mais de uma vez, repita-o na planilha para não se esquecer dele, ok?

    Após concluir todos esses passos é só acompanhar, realizar as tarefas à risca e monitorar os resultados!

    Sobre saber como se organizar nessa jornada

    Após essa longa jornada explicativa, fica bem claro sobre como um bom planejamento é imprescindível para o sucesso de nossas estratégias online.

    Existem hoje várias ferramentas que foram criadas especialmente para a finalidade de manter a sua vida pessoal ou profissional organizada, e o nosso conselho é iniciar com a que você dominar melhor e aos poucos ir se aprofundando em alguma que forneça mais dados e melhores adaptações para a sua empresa.

    Ah! E nunca se esqueça de que a ponderação na hora de selecionar os temas e assuntos, é a nossa melhor amiga! Deixe para exagerar só no bom e velho amigo cafezinho de cada meia hora! Rs

    E para você que gosta de publicidade e quer se aprofundar mais sobre essa área, deixo aqui "linkado" uma sugestão bacana de texto com tudo o que você precisa saber sobre a carreira em Publicidade e Propaganda! Se você já está na faculdade, sabe o que quer e mantém o foco no futuro, temos esse material sobre plano de carreira, para você montar desde a faculdade e seguir rumo ao sucesso!

    E para facilitar ainda mais a sua vida, deixaremos GRATUITAMENTE, um calendário sazonal prontinho, para que você faça o download e comece agora mesmo o seu planejamento!

    E aí, gostou desse material? Esperamos que sim! Não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo sobre o que achou! E se tiver qualquer sugestão sobre esse assunto ou algum outro que ainda não encontrou no nosso blog, é só escrever ali embaixo também que vamos atender o mais breve possível, beleza?

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