Gastronomia: A cozinha como um hobby

    Introdução

    No nosso círculo de amizades cada um tem um dom diferente. Não é via de regra, mas sempre tem um que tira boas fotos, o “diferentão”, o “crânio” e finalmente o mestre-cuca-top -celebridade de todas as jantinhas. E fico feliz em te informar que se você não tem esse último, então provavelmente ele é você! rs

    Saber cozinhar bem é um talento que pode ser adquirido com o tempo, nas práticas do dia a dia e com o domínio de receitinhas daquela sua avó, tia ou mãe “bem Dona Benta”. Porém além de todo esse conhecimento, tem gente que ama e tem o dom de combinar ingredientes que parecem impossíveis, e ao final transformam um simples jantar em uma obra de arte para o paladar.

    Para essas pessoas maravilhosas e que temos a alegria de ter por perto, cozinhar parece transcender o aprendizado e ir direto para o âmbito da magia na culinária. É uma tarefa que já nem é um incômodo ou sinônimo de trabalho, mas uma realização pessoal.

    E se você se encaixa na descrição dessa pessoa ou conhece alguém que é tudo isso, o curso de gastronomia pode ser uma excelente opção! Então vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto de-li-ci-o-so?

    Os benefícios pessoais de se ter um hobby como a gastronomia

    Quem nunca perdeu algumas horinhas num dia vendo tutoriais de receitas gostosas e tentando reproduzir em casa? Hoje com tantos programas de tv e plataformas online que propiciam essas práticas, reunir os amigos e cozinhar para aquela galera que você gosta se tornou prático e delicioso!

    Nessa rotina doida do dia a dia, onde o tempo é escasso e o cansaço é iminente, ter um hobby como cozinhar, é poder contar com uma válvula de escape para aliviar as tensões e com isso melhorar o humor, aumentar a disposição, ter mais um motivo para reunir a família, amigos e até melhorar o seu rendimento no trabalho, por estar com a mente fresca!

    A regra para definir o hobby que mais combina com você é não ter nenhum tipo de compromisso ligado a isso. Você pode escolher algo que te faça bem e que observe ter alguma habilidade ou algo que você não tem a mínima noção mas gostaria de se aprimorar. Cozinhar pode ser uma delas e os benefícios são muitos:

    1. Permite desenvolver habilidades e talentos naturais, além de conhecer novos potenciais;
    2. Contribui naquela luta de se desconectar da rotina diária e de atividades estressantes;
    3. É um excelente antídoto contra a depressão, a ansiedade e o nervosismo em geral;
    4. Aumenta o desenvolvimento da criatividade;
    5. Permite ampliar a vida social ao proporcionar mais motivos para se reunir com quem você gosta e compartilhar essas delícias preparadas por você!
    6. Ajuda a aumentar o seu círculo de amizades por meio de cursos que você possa vir a fazer;
    7. Aumenta a sua autoestima (afinal quem não gosta de ouvir um: “que delicia de comida, em?”);
    8. Aumenta a sua motivação;
    9. Ajuda a enxergar que ficar à nossa própria companhia não significa estar sozinho, mas sim ter um tempo para si, para se aprimorar e aproveitar essas pequenas alegrias cotidianas!
    10. Te ajuda a se libertar das preocupações do trabalho, das dívidas e de problemas pessoais.

    Bom, acho que depois de todos esses motivos, ficou bem claro sobre como essa prática pode te agregar, ajudar a se tornar a sua melhor versão e proporcionar uma vida mais leve e prazerosa, não é mesmo?

    Então se você já decidiu que a culinária é o seu lugar e quer desenvolver suas habilidades nesse âmbito, vem saber mais sobre esse curso que vai te ajudar a atingir esse objetivo!

    O curso de gastronomia

    Essa graduação pode ser encontrada com opções para tecnólogo (com duração média de 2 anos) e bacharelado (com duração média de 4 anos). As modalidades também podem ser escolhidas por presencial ou ead.

    Aqui você passará por aulas práticas e teóricas, e mesmo escolhendo estudar a distância precisará comparecer ao campus escolhido para algumas aulas práticas, já que esse curso na maioria das vezes é híbrido.

    Nessa graduação, você terá aulas que vão desde a história da gastronomia até a enologia, harmonização e segurança alimentar. São matérias bem variadas e que te tornarão apto para preparar os melhores coquetéis, drinques, panificados, sobremesas e rotisserie, além de deixá-lo pronto para empreender e gerir o seu próprio negócio se assim o quiser!

    Mais dicas e um compilado com informações quentíssimas sobre esse curso e o mercado de trabalho estão bem aqui!

    O que uma boa faculdade de gastronomia precisa ter

    Não é mistério para ninguém que para ser um bom chef a palavra de ordem tem que ser sempre treinar, treinar e depois treinar mais um pouco! É como aquele velho ditado diz: “a prática leva à perfeição”, então nada mais justo que a universidade oferecer para você a melhor cozinha e os top materiais para o seu aprendizado, não é mesmo?

    Do equipamento necessário para oferecer esse ambiente gastronômico completo se incluem: bons fogões industriais, batedeiras, amassadeiras, fermentadores, ultracongeladores, microondas industriais, panelas, todo tipo de espátulas, facas, colheres, taças, copos e material especializado para a panificação, patisserie, drinks, refeições em geral e confeitaria!

    Além de toda “parafernália” para as aulas práticas, é necessário observar quem serão os seus professores. Eles são bem qualificados? O que os atuais alunos falam sobre eles? São coisas que você precisa procurar saber antes para não se arrepender depois que já estiver cursando.

    Outra questão importante é descobrir se a universidade oferece aulas de línguas estrangeiras e possibilidade de mobilidade acadêmica. Estudar ao menos um semestre em outro país é muito significativo para conhecer a gastronomia, cultura, sabores e itens diferenciadores, que são divisores de águas na hora de uma contratação.

    Essas experiências internacionais além de te ajudarem a criar uma rede de network profissional, mostra outras faces dessa profissão, que exige dedicação e um temperinho especial chamado carinho para conseguir ter sua realização pessoal!

    Por último, verifique a estrutura da universidade em si como salas bem montadas, com material multimídia, um local confortável para estudar, boas bibliotecas, benefícios como seguro desemprego estudantil, seguro de vida e plano de saúde, enfim, tudo o que é importante para garantir uma formação boa e confortável para você e o seu bolso!

    É hora de colocar a mão na massa!

    Depois dessa jornada de autodescobrimento, agora que você entende melhor os seus dons, se ficou claro que essa carreira é para você, não perca tempo. Cozinhar além de ser super gostoso é terapêutico e pode te ajudar a conhecer um “eu” que estava escondido e você nem conhecia!

    Esperamos que esse material tenha te ajudado a enxergar como fazer um curso de gastronomia pode ser uma boa opção para se realizar como pessoa, para ser um hobby ou para seguir como profissão.

    Se ficou alguma dúvida, não deixe de nos mandar ali pelo box de comentários, vamos ficar muito felizes em te responder.

    Aguardamos uma nova visita sua em breve com textos para te ajudar na carreira profissional e estudantil. Até lá!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    Post1080x1080
    blog-unis-1080x1080

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized