Estudar nas férias: 7 melhores práticas para se manter focado

     

    Quando as férias se aproximam em meio à preparação para o vestibular, a sensação é de um alívio angustiado. Ao passo que você está contente por finalmente poder descansar um pouco, também se sente mais pressionado pelo tempo que encurta — afinal, o dia da prova também está chegando.

    Essa não é a hora de desanimar! Um tempinho longe das aulas pode ser justamente o que você está precisando para recuperar as energias e se reorganizar. Se o foco surge naturalmente com a motivação, você precisa recarregar as baterias para se manter na briga. Esse é o momento perfeito para fazê-lo, mas com responsabilidade.

    Para o post de hoje, trouxemos 7 dicas que vão mostrar para você uma forma realista e eficiente de estudar nas férias. Não importa se você vai fazer só o Enem ou se também se inscreveu para provas de outras instituições: siga esse caminho e garanta a sua vaga na universidade!

    1. Avalie o cumprimento das suas metas

    Hora de olhar para trás e se perguntar se no semestre passado você foi capaz de dar conta de tudo o que planejava estudar. Revisite a lista de conteúdos do vestibular e cheque se você cumpriu com tudo o que esperava.

    O momento de avaliar o cumprimento das suas metas é fundamental para otimizar o seu tempo de estudo, porque vai lhe permitir detectar se as suas estratégias estão dando conta e, então, separar as boas práticas de estudo das ruins.

    Além de checar se você já estudou os tópicos que havia proposto, avalie quais as horas do dia foram mais produtivas, qual ambiente de estudo foi mais amigável, que tipo de atividade mais tem tomado seu tempo etc.

    Depois de refletir sobre o seu desempenho até então, você deve fazer os planos para o resto do ano usando essas informações para ajustar sua estratégia. Se ainda faltar muito conteúdo para estudar, não se despere. Você ainda tem alguns meses pela frente, então respire fundo, trace novas metas e se comprometa com o resultado.

    2. Retome o que já foi visto

    Em meio às aulas, os conteúdos vão surgindo e se concluindo muito mais rápido do que o necessário para se desenvolver um real entendimento e para que os seus detalhes se fixem na memória. Além disso, tudo passa tão rápido que se você parar para examinar melhor o assunto anterior, pode acabar não acompanhando o novo.

    Devido a esse atropelamento, as férias são um ótimo momento para retomar não só o planejamento, como também as matérias vistas nas aulas. Aproveite a trégua dos professores e revisite as suas anotações e fichamentos, cheque se ainda está tudo em ordem na sua cabeça.

    Refazer os simulados do semestre anterior é outra boa ideia de como medir a sua evolução ao longo do ano.

    3. Explore novas formas de aprender

    O material didático não é único recurso que você dispõe para aprender sobre o mundo, e com as mudanças que vêm ocorrendo nos vestibulares, é cada vez mais desejável que você não se valha apenas por eles.

    Isso porque outras capacidades além da retenção de conhecimento e da memorização de informações estão se tornando centrais na hora do vestibular. Habilidades como pensamento crítico e interpretação de texto, por exemplo, você só vai aprender na prática, se deparando com novos discursos em textos reais — não em textos didáticos.

    Aproveite que você não vai conseguir ficar em cima das apostilas o dia inteiro e relaxe sem culpa buscando outras formas de aprender. Procure filmes sobre temas polêmicos, documentários e livros — sejam eles clássicos da literatura, das ciências humanas ou das ciências naturais.

    Visite museus, galerias, participe de saraus, enfim, se envolva em atividades culturais e use esse tempinho a mais para abrir a sua mente.

    4. Mantenha contato com os colegas

    Uma ótima forma de alimentar a motivação é permanecer cercado de pessoas que buscam os mesmos objetivos que você. Já que durante as férias você não terá a chance de encontrar seus colegas na escola ou no cursinho, combine com eles um estudaço.

    Vocês devem organizar um espaço no qual possam fazer leituras e solucionar exercícios juntos ou apenas estudar lado a lado em silêncio.

    O objetivo do encontro nem precisa ser tirar as dúvidas um do outro, embora esse pudesse ser um bônus interessante. O importante mesmo é que vocês se inspirem mutuamente a continuar se empenhando na preparação para o vestibular.

    É claro que, para que essa dica funcione, você deve saber escolher seus parceiros de estudo. Nada de convidar aquele amigo que não consegue ficar calado.

    5. Busque alguma atividade rotineira

    A grande dificuldade de estudar nas férias é que depois de uns dias sem uma rotina você começa a se sentir perdido. Em uma semana você já não consegue mais distinguir nenhum dia do domingo.

    Essa sensação vai se tornando enfadonha com o passar dos dias e pode ser uma fonte de desmotivação. Ela passa a falsa ideia de que o tempo não está passando e pode minar sua vontade de correr atrás dos estudos.

    Para evitar que esse tédio ataque o seu ritmo de estudo, vale a pena procurar alguma atividade, algum curso, o que seja, que exija que você saia de casa duas, três vezes por semana.

    Faça um intensivo de inglês, oficinas de bordado, curso de malabares, yoga, enfim, aproveite para aprender algo que sempre quis e reencontre sua motivação nessa rotina mais leve.

    6. Permaneça focado durante o estudo

    Há três passos fundamentais para se distrair menos durante uma sessão de estudo e eles não são difíceis de seguir, veja só:

    Identifique as distrações

    Antes de começar a estudar, destaque uma folha de papel e deixe-a ao seu lado. Em cada momento que você se perceber distraído, anote na folha o que lhe roubou a atenção. Ao fim do dia você terá uma lista de inimigas do estudo.

    Afaste-se delas

    Uma vez identificadas as principais distrações, é hora de acabar com elas. Deixe tudo aquilo que te distrai longe da sua área de estudo e, principalmente, fora do seu campo de visão, para que você não caia em tentação quando não deve.

    Experimente a técnica do pomodoro

    A Técnica Pomodoro é a aliada perfeita para incentivar você a permanecer concentrado pelo tempo que for necessário. Dê uma chance a ela!

    7. Tire um tempinho para matar algumas saudades

    Ainda que você tenha uma prova muito importante pela frente, é preciso ter consciência de que não dá para viver em função do futuro o tempo todo. Nas férias, aproveite para reencontrar os amigos, os lugares, os hobbies dos quais você precisou se afastar para se concentrar no vestibular.

    Lembre-se, esse é o momento de reabastecer a sua motivação e redobrar as energias com responsabilidade. Por isso, estudar nas férias é algo que deve ser feito respeitando seus limites.

    A preparação para o vestibular é como uma corrida de longa de distância: não vai importar ter saído à frente se você não conseguir manter o ritmo. Portanto, é fundamental se conhecer e respeitar o seu tempo para se dar bem no Enem ou no vestibular que você vai prestar.

    Com as orientações do post de hoje, você, provavelmente, vai conseguir estudar nas férias sem problemas e se sairá muito melhor na prova. Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das próximas dicas: curta nossa página no Facebook, conecte-se conosco no Linkedin, se inscreva no nosso canal do YouTube e nos siga no Instagram.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!