Blog Unis

Entenda a importância da graduação no seu crescimento pessoal!

Escrito por Gustavo Silva | 17/03/2020 14:50:27

É consenso geral que fazer faculdade pode gerar muitas oportunidades profissionais. Mas você sabia que esse passo também tem um grande peso no crescimento pessoal de cada um?

Os anos de graduação, inegavelmente, trazem conhecimento teórico e prático sobre a área escolhida. No entanto, a contribuição deste período não fica por aí e vai muito mais fundo, ajudando na descoberta de quem realmente você é. Esse autoconhecimento será fundamental para a construção de uma carreira sólida e muito mais realizada.

O processo de saber mais sobre si mesmo e crescer com estas novas informações pode acontecer de uma maneira que você nem imagina. Continue lendo este texto para entender melhor como a graduação está intimamente ligada a este exercício de autodescoberta.

Afinal, o que é crescimento pessoal?

Já parou para pensar que hoje, provavelmente, você lida melhor com algumas situações do que há alguns anos atrás? Ou então, tem mais responsabilidades com os seus objetivos e tarefas, não precisa de alguém que fique sempre lembrando do que você precisa fazer. Aprender com experiências anteriores e estar aberto a melhorar faz parte do crescimento pessoal.

Ele acontece quando evoluímos enquanto pessoas, muitas vezes até sem nos darmos conta de qualquer mudança. Nos tornamos mais conscientes, mais atentos às diferentes realidades que nos rodeiam e às nossas próprias decisões.

Esse desenvolvimento tem tudo a ver com autoconhecimento, pois à medida que sabemos mais sobre nós, entendemos o que e como podemos fazer melhor. Aprendemos que não devemos nos limitar aos rótulos e que podemos ser mais capazes do que imaginamos, só precisamos de alguns desafios.

Como deve imaginar, esse é um processo que não acontece da noite para o dia e nem tem fim. O crescimento é contínuo, assim como o aprendizado. Basta que exista vontade e disposição.

Crescimento pessoal e crescimento profissional

Entendido o que é desenvolvimento pessoal, é importante saber que a influência do mesmo não fica restrita apenas à vida privada. Esse crescimento impacta diretamente no lado profissional e pode até mesmo ser decisivo para o sucesso na carreira

O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais profissionais que, além de dotados com um bom conhecimento técnico da sua área, também apresentam excelentes habilidades comunicacionais e cognitivas. A evolução dessas capacidades só é possível quando há espaço para o processo de melhoria pessoal. 

Entendendo mais sobre você próprio e as suas verdadeiras metas, também é mais fácil alinhar as suas expectativas em relação ao trabalho e ter realização profissional. Por exemplo, você terá mais clareza sobre o tipo de trabalhador que deseja ser e quais vagas de emprego melhor combinam com sua visão de propósito. 

Como a faculdade pode contribuir positivamente

Existem diversas formas de aprimorar o seu crescimento pessoal, uma delas é através da própria experiência de vida. A graduação, no entanto, pode ser uma grande potencializadora desse processo, criando oportunidades para que a aquisição de novas competências seja mais rápida e extremamente positiva.

O ambiente acadêmico é estimulante dentro e fora de sala de aula e ele ajuda os alunos a saírem mais preparados para a vida, de uma forma geral. Veja alguns exemplos que ajudam a visualizar a contribuição da faculdade para o desenvolvimento pessoal.

Estimula o senso de responsabilidade

Esse talvez seja um dos primeiros momentos da vida em que você é responsável por gerir o seu próprio caminho. Diferente da escola, já deu para perceber que não há ninguém vigiando e controlando as suas notas ou horário. É você com você mesmo, entendendo o impacto que uma má gestão dessa dinâmica pode ter.

Enquanto estudante universitário, você tem que aprender a conciliar faculdade, vida social, possíveis outros compromissos e ainda pensar em como construir/desenvolver o seu eu profissional. Isso requer um nível de organização e discernimento para priorizar o que realmente importa e tomar as rédeas do seu próprio futuro.

No Grupo Unis, com a metodologia ativa de ensino, esse processo é ainda mais intenso. Cada aluno é protagonista do seu aprendizado e pode decidir, desde o primeiro dia, exatamente aonde quer chegar. Contando com os professores como orientadores, mas sempre tomando os passos mais decisivos.

Amplia a visão de mundo

A faculdade abre as portas para que você, diariamente, conviva com pessoas de diferentes backgrounds. Indo mais além, permite a criação de um espaço de diálogo e troca com grupos muito distintos.

É muito provável que você já tenha escutado de outros colegas histórias que nem imaginou serem possíveis. Também pode conhecer pelo menos um outro estudante que veio de outra cidade e tem uma experiência diferente da sua. O contato com essas pessoas faz com que você pense fora da caixa, amplie o seu leque de conhecimentos, argumentos e opiniões. 

A matéria aprendida nas aulas é valiosa, mas aquilo que se ganha ao entrar em contato com outras realidades também. É uma oportunidade de enriquecer em cultura geral e derrubar preconceitos sem precisar ir muito longe.

Desafia a sair da zona de conforto e arriscar

Você escolheu o curso que queria, mas não espere fazer apenas atividades que saiba exatamente como funcionam. Essa é a hora de experimentar coisas novas e até mesmo descobrir que você pode fazer muito mais do que o que imaginava.

Participe mais de debates se foi algo que você nunca se sentiu confiante em fazer, trabalhe mais em grupo se sempre preferiu fazer tudo sozinho. Aceite o desafio e experimente. Você vai se surpreender.

O crescimento pessoal é uma jornada muito particular, mas a graduação é democrática e pode ajudar a todos. Na faculdade, você se prepara para oferecer uma versão otimizada  do seu eu ao mercado de trabalho, mais madura, apta aos desafios e até mesmo empreendedora. 

Preparado(a) para aprender mais sobre você e ter um futuro brilhante? A hora é agora!

Baixe nosso e-book sobre como crescer profissionalmente durante a faculdade!