Curso de Nutrição: as principais tendências para o mercado

Muito se engana quem pensa que nutrição se resume em dietas para o emagrecimento. O Curso de Nutrição é muito mais amplo e o mercado comprova isso. Não só aparecem cada vez mais lojas de produtos naturais e alimentação probiótica, como a comida saudável se torna mais acessível para todos.

Na realidade, para ter uma alimentação equilibrada, basta ter acesso ao sacolão e ao açougue. Com frutas, legumes verduras, carnes magras e cereais integrais, todos podem ter uma dieta balanceada.

No texto a seguir, mostramos as principais tendências para o mercado de trabalho em nutrição. Se você ainda tem dúvida se esse é o seu curso, vem com a gente!

Principais tendências da nutrição

De acordo com o blog da Bella Falconi, 2019 foi um grande ano para a nutrição, com um aumento significativo no número de pessoas que optaram por uma dieta vegetariana ou vegana. No entanto, 2020 não vai ficar atrás.

Segundo pesquisas, a alimentação infantil já está se expandindo e terá apostas mais saudáveis e com temas lúdicos. Estrelinhas, bichinhos, elementos que atraem esse público agora serão livres de glúten e lactose, além de excesso de açúcares e gorduras. A Turma da Mônica, por exemplo, sempre investiu em hortifruti com a imagem dos personagens.

Outra tendência são os famosos snacks, ou “lanchinhos” para toda hora que der fome. Conhecemos os salgadinhos, barrinhas de cereais e outros alimentos rápidos para um cotidiano corrido. No entanto, agora as empresas estão investindo em alimentos mais saudáveis, mas ainda saborosos para os clientes sempre levarem com eles.

O açúcar tem sido reduzido cada vez mais nos alimentos industrializados. Não se sabe se é por consciência ou por pressão social, mas sucos, doces e chocolates estão reduzidos de açúcar. Além dele, sódio, glúten e outros compostos prejudiciais à dieta aparecem cada vez menos nos alimentos processados.

CTA_UNIS_Nutrição_1

Novidades na Nutrição

A Nutrição Esportiva, que atua em conjunto com a Educação Física, busca, com a união da dieta com os exercícios físicos, promover a saúde dos pacientes e, algumas vezes, proporcionar o emagrecimento. Mas não é só para isso que ela existe, pois também auxilia o preparo físico de atletas profissionais.

A Nutrição Clínica, uma das áreas mais tradicionais da área de Nutrição também se renovou. Atualmente, o profissional de Nutrição consegue visitar seus pacientes em casa, sem precisar que ele se desloquem ao consultório. Para pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção, essa é uma boa alternativa.

A Nutrição também pode ser feita na indústria alimentícia. Com a expansão do mercado de produtos diet/light, cada vez mais pessoas com restrições aparecem no mundo e o mercado deve suprir essas necessidades. Para conseguir esse objetivo, muitas indústrias contratam nutricionistas para aconselhamento técnico.

Profissional de Nutrição

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Nutricionistas, o CFN, o profissional de nutrição é formado, em sua maioria, por mulheres, com um total de 94,1%. 72% estão formadas há cinco anos ou mais e 73,2% possuem pós-graduação. 62,5% estudaram em faculdade de nutrição privada e 80, 9% têm entre 25 e 44 anos.

As áreas de atuação com maior número de profissionais é em Alimentação Coletiva e Nutrição Clínica. Nutrição Esportiva e Marketing, em expansão, ainda têm pouca representatividade de profissionais em trabalho. 88,8% trabalham por 3 anos ou mais no mesmo local.

A área de Saúde Coletiva também vem se expandindo cada vez mais. Setores públicos, por exemplo, realizam, a cada ano, concursos para profissionais de Nutrição. Ao todo, são 145. 819 nutricionistas em todo o país.

Se você gostou da área, mas não sabe onde tem curso de Nutrição, saiba que para fazer essa graduação no Sul de Minas, a melhor escolha é o Grupo Unis. Referência em ensino superior na região, conta com laboratórios próprios, a melhor infraestrutura e custo-benefício para o aluno.

Seus laboratórios de Microbiologia Geral e de Alimentos, Anatomia, Fisiologia e Bromatologia dos Alimentos, Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos, Avaliação Nutricional e Educação Nutricional são um grande diferencial para a formação do profissional de nutrição.

Além disso, o Grupo Unis também oferece uma Clínica Escola de Nutrição. Nelas, os alunos aprendem na prática, atendendo a toda a comunidade da região, como vai ser o mercado de trabalho. Assim, eles conhecem a nutrição clínica sem precisar sair da faculdade, fazendo estágio na própria instituição de ensino.

Agora que você sabe tudo sobre o curso de Nutrição, está esperando o quê? Faça agora mesmo a sua inscrição!

Quero me inscrever em Nutrição!