Curso de Gastronomia, qual a importância no mercado de trabalho?

Muitas pessoas cozinham por hobby, por gostar de transformar alimentos crus em algo palatável. Reunir os amigos em casa, fazer lanches e até mesmo refeições completas é algo visto como diversão. Aliás, várias pessoas ingressam na área de Gastronomia a partir desse prazer.

Com a crescente popularização de programas de culinária, diversas oportunidades no mercado se abriram para o curso de Gastronomia. O que era antes só visto como lazer, começou a ser encarado como profissão.

Se você acha que os profissionais de Gastronomia somente trabalham em restaurantes e lanchonetes, engano seu! Confira agora no texto a seguir as mais diversas possibilidades e oportunidades do mercado de trabalho em Gastronomia.

Mercado de Trabalho em Gastronomia

Restaurantes, lanchonetes e bufês ainda são os locais que mais absorvem os profissionais de Gastronomia formados. No entanto, a indústria alimentícia, por exemplo, costuma contratar gastrônomos para elaboração e testes de receitas que serão comercializadas em novos produtos.

Hotéis também contratam muitos profissionais de Gastronomia para atender às necessidades do restaurante do hotel. Hospitais e companhias aéreas são outras opções para se trabalhar após a conclusão da graduação em Gastronomia.

No entanto, a grande maioria começa a trabalhar como autônomo. Vemos em redes sociais, como Facebook e Instagram, cada vez mais confeiteiros e outros tipos de profissionais da Gastronomia oferecendo seus serviços com entrega em casa, muitas vezes sem cobrar o frete.

Em épocas sazonais, como Páscoa e Natal, o faturamento dessas pessoas cresce bastante. Os que estão começando costumam trabalhar sozinhos, mas, com o passar do tempo, vão se profissionalizando cada vez mais, contratando funcionários e investindo em pontos de venda.

CTA_UNIS_Gastronomia EaD_1

Curso de Gastronomia Online

Por falta de tempo, a maioria dos interessados em cursos de Gastronomia investe em cursos online. Por um valor atrativo, muitas pessoas estudam sobre culinária sem sair de casa e cozinham para a família, com uma produção menor e clientela fiel.

No entanto, ao invés de fazer cursos livres e poucos expressivos, por que não investir em um curso de Gastronomia EaD? A graduação a distância, além de proporcionar uma qualificação mais objetiva para o aluno, ainda agrega conceitos básicos e avançados em um mesmo curso.

O Curso de Gastronomia apresenta um valor justo, com um ótimo custo-benefício. Afinal, os materiais do curso não são baratos. Já pensou na quantidade de utensílios e eletrodomésticos que você irá adquirir? Mais um motivo para investir em bolsas e parcelamentos de matrícula.

Graduação a distância

Para o mercado de trabalho em Gastronomia é fundamental o curso superior. Mesmo que você trabalhe como autônomo, um diploma faz muita diferença para o seu público, pois mostra que você é um profissional qualificado e capacitado.

No Curso de Gastronomia EaD, além de aprender com professores competentes e experientes na área, você tem a vantagem da flexibilidade de horários. Com ela, você pode ter um emprego ou estágio remunerado durante os estudos, o que pode ajudar a pagar a graduação a distância.

O diploma do curso EaD tem o mesmo valor que o presencial. A importância da gastronomia é reconhecida pelo mercado de trabalho em qualquer modalidade. Por isso, mais do que se preocupar com a modalidade, tenha em mente a escolha certa da sua faculdade.

Cursos online são mais versáteis. No entanto, você terá, no curso EaD de Gastronomia, aulas práticas, além de trabalhos e provas finais que são feitos presencialmente. Assim, procure a graduação a distância, mas com algum polo próximo a você.

Dessa forma, a importância da Gastronomia para o mercado é bastante grande. Além das possibilidades de carreira em gastronomia já citadas aqui, existem também oportunidades de emprego no setor público, em escolas e prefeituras. Afinal, eventos e recepções devem contar com um bom profissional de gastronomia.

Eles também atuam prestando consultorias a empresas e restaurantes. No entanto, para exercer essa função, o profissional em Gastronomia deve ter ampla experiência no mercado. Especializações na área e cursos de pós-graduação também são ferramentas importantes para se destacar na área.

Agora que você conhece a importância da gastronomia, vamos ler sobre o curso? Saiba tudo sobre essa graduação agora mesmo!

Saiba como é o curso de Gastronomia!