Conheça um pouco mais sobre o Ensino Híbrido

Que a educação passou por diversas transformações nos últimos tempos não é novidade para ninguém! Não é somente a sala de aula física o local onde se concentra o aprender. Hoje existem as mais diversas formas de adquirir conhecimento, seja presencial ou online.

Uma das modalidades mais usuais nestes últimos tempos é o Ensino Híbrido. Mas você sabe o que significa? É o que vamos falar aqui! Esta metodologia de ensino é também conhecida como semipresencial, ou seja, é dividida entre o ensino convencional e as tecnologias digitais, permitindo a reorganização do tempo e do espaço da aula, promovendo maior autonomia e engajamento. Em outras palavras: o Ensino Híbrido combina o uso da tecnologia com as atividades presenciais, permitindo a junção do ensino online com o presencial.

Como surgiu o Ensino Híbrido

Pesquisas apontam que essa metodologia de ensino surgiu por volta do ano 2000. A definição foi proposta pelo Instituto Clayton Christensen, nos Estados Unidos. A ideia é a do uso da tecnologia da cultura escolar, mas sem abandonar a forma convencional de ensinar. Sua primeira aplicabilidade foi no ambiente corporativo, permitindo que os estudos não comprometessem o progresso profissional.

Desde então, essa forma de ensino foi se aperfeiçoando, chegando ao modelo atual e que é amplamente utilizado no ambiente educacional.

O Ensino Híbrido na prática

Esta metodologia de ensino mescla duas formas de ensino: a online, onde o aluno estuda sozinho utilizando a internet, e off-line, quando ele estuda com o professor e com os colegas em grupo, permitindo, assim a interação e o aprendizado coletivo.

O ambiente online permite que o aluno controle seu tempo, o ritmo dos estudos ou o local onde deseja aprender, uma vez que ele possui controle do seu tempo. Ele pode estudar em casa, no laboratório, na biblioteca, por exemplo. E ainda pode pesquisar em livros, em tablets, no seu celular ou computador. O principal, nesta parte do ensino, é que o aluno tenha autonomia e controle sobre seu estudo.

O aprendizado offline é a hora em que o estudante se reúne com a turma para um momento de interação e troca de experiências. Esse momento pode ser em grupo, com a turma toda, com ou sem a presença do professor, e até mesmo em momentos individuais. Aqui um dos maiores ganhos é o fortalecimento e a valorização das relações, além da dinâmica aluno-professor, onde o objetivo principal é a conexão com o objetivo de aprendizagem.

Os modelos de Ensino Híbrido

Existem alguns modelos dentro da medotologia do Ensino Híbrido que podem ser facilmente aplicados. Nós listamos alguns para que você conheça:

- Rotação: Este formato permite que o professor proponha diversas formas de ensino nos mais diversos espaços de ensino-aprendizagem. Isso permite que o aluno tenha outras fontes de conhecimento fora do contexto escolar tradicional.

- Sala de aula invertida: Este modelo inverte a lógica da sala de aula. O aluno aprende os conteúdos em casa, por meio do ensino a distância, e utiliza o espaço da sala de aula para tirar dúvidas, fazer exercícios ou fixar os conteúdos.

- Flex: Aqui os estudantes se alternam entre as modalidades de ensino numa programação fluida, tendo o online como base da aprendizagem.

- A la carte: O aluno pode escolher entre cursos online e offline de acordo com sua conveniência.

O papel do professor

Apesar de ser uma metodologia de ensino inovadora, o Ensino Híbrido não dispensa o papel do professor, que tem função primordial dentro do processo de ensino-aprendizagem. É ele quem vai promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos, para que esses possam trabalhar em grupos e compartilharem seus conhecimentos e vivências.

Com todos esses apontamentos, fica claro o papel do Ensino Híbrido e sua importância como metodologia de ensino. Além de promover a autonomia, o aluno desenvolve um maior engajamento no aprendizado, amplia seu potencial, divide experiências de aprendizagem, além de se aproximar da realidade do mercado.

Gostou desse conteúdo? Então siga nos acompanhando que logo teremos mais materiais bacanas para você. Até lá!