A tecnologia e a internet revolucionaram todas as áreas de trabalho. Entretanto, sem dúvidas, uma das que mais se modificou foi a publicidade — e não apenas graças à tecnologia, mas também às mudanças nas exigências e objetivos do público.
Sendo assim, para quem tem interesse em seguir carreira na área, torna-se fundamental entender como trabalhar com publicidade digital, a maior força do segmento em seu contexto atual.
Pensando nisso, preparamos este post para guiar você por essa jornada, ajudando na sua preparação para uma possível carreira dentro da publicidade digital. Portanto, continue a leitura e conheça nossas dicas para o sucesso! Vamos lá?
A publicidade tradicional teve décadas para se estabelecer até chegar ao que, hoje, se tornou a publicidade digital — que, por sua vez, é um conceito recente e ainda em formação.
Por isso, e também por ser uma área que abraça a evolução e o aproveitamento das possibilidades oferecidas pela tecnologia e pela internet, a publicidade digital passa por transformações constantes.
Então, nossa primeira dica para você, que está pensando em seguir carreira nessa área, é entender essas particularidades. Quem trabalha com publicidade digital deve também abraçar a inovação, a modernidade e a revolução, não podendo ficar parado enquanto novas ferramentas e tendências aparecem.
A partir dessa motivação, você será capaz de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo atualmente na publicidade digital e de aplicar isso em seu trabalho e, antes disso, em sua educação.
Você não precisa esperar o início das aulas formais para começar a mergulhar no mundo da publicidade digital! Como a área faz uso extensivo de ferramentas tecnológicas e digitais, muitas delas estão disponíveis para todos, podendo ser utilizadas por você como forma de antecipar seus estudos e, assim, preparar-se ainda mais para seu futuro.
Fique de olho em alguns assuntos que você pode começar a investigar desde já:
Sabe aqueles quadradinhos que aparecem antes dos resultados propriamente ditos quando você faz uma pesquisa no Google? Tratam-se de anúncios — os Google Ads — comprados pelas empresas para que aquele conteúdo apareça sempre que o usuário procurar por determinadas palavras-chave no buscador online.
Os Google Ads são um exemplo de mídia paga, ou seja, que depende da aquisição por parte da empresa para chegar ao público-alvo. Esse tipo de publicidade é muito importante na vertente digital do setor, portanto, estude-a!
Como usuário da internet, fique de olho no que aparece para você ao fazer buscas no Google. Para se aprofundar, pesquise as estratégias de divulgação das marcas que mais lhe chamarem a atenção devido a seu uso dos Google Ads.
Sim, o Google é um dos pilares da publicidade digital! Outro serviço dessa empresa gigante é o Google Analytics, um sistema gratuito de monitoramento para blogs, sites e lojas virtuais.
Com eles, as empresas e profissionais que dependem da internet para trabalhar (blogueiros, jornalistas, vendedores autônomos etc.) podem acompanhar o crescimento de seu site, os índices de acesso e os resultados proporcionados por suas estratégias.
Então, mais uma vez, vale a pena ler sobre como os sites que você mais gosta de acessar integram o Google Analytics em seu planejamento. E se você tem um blog ou site sobre qualquer assunto, melhor ainda! Independentemente de seu alcance, comece agora mesmo a usar o Google Analytics e aventure-se pelas métricas disponibilizadas.
Para ser um profissional bem-sucedido de publicidade digital, é imprescindível que você consiga pensar fora da caixinha para apresentar soluções criativas e inovadoras. Afinal, a inovação faz parte do DNA da publicidade digital!
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, ninguém precisa nascer um gênio da criatividade para conseguir pensar de maneira diferenciada. Existem inúmeras maneiras de desenvolver a criatividade e, além disso, isso também será muito trabalhado quando você se inserir no mercado de trabalho e estiver envolvido diariamente com a inovação.
Enquanto isso, exercite sua criatividade e a capacidade de pensar fora da caixinha em todos os campos da sua vida! Procure formas diferentes de encarar velhos problemas, pense em estratégias para divulgar seu site ou blog e, ao longo dos seus estudos de publicidade digital, tente já começar a criar conteúdos sobre o assunto.
O especialista em marketing digital pode atuar em diversas áreas. Tais quais:
marketing de conteúdo: responsável pela criação e compartilhamento de conteúdo de relevância e qualidade;
growth hacking: responsável pela produção de conteúdo e de mecanismos para atrair tráfego, viralizar temas e garantir conversão em vendas;
otimização de sites (SEO): responsável pela indexação das principais palavras-chave do site para que sejam as mais trazidas pelos buscadores;
mídias sociais: responsável pela produção de conteúdo, monitoramento, análise de público, elaboração de estratégia;
links patrocinados: responsável pela forma de publicidade por meio de resultados de uma busca.
Um dos motivos pelos quais a publicidade foi forçada a evoluir é a mudança no perfil do cliente. Hoje, as mídias tradicionais já não colam tão bem quando o assunto é divulgação, pois o público espera algo mais do que simplesmente ouvir de um ator contratado que o produto X da empresa Y é o melhor de sua categoria.
Sendo assim, a publicidade digital entende que é necessário oferecer experiências ao consumidor e, mais do que forçar algo, orientá-lo rumo a melhor decisão para ele.
É por isso que conteúdos digitais e engajamento nas redes sociais são tão importantes, pois criam uma identificação e um relacionamento próximo com o público-alvo. Mais do que vender um produto, a publicidade digital estabelece a empresa como um nome de confiança, sempre capaz de atender seus clientes e de oferecer o melhor para eles.
Por enquanto, é hora de repensar suas exigências, objetivos e desejos enquanto consumidor. O que você procura na publicidade? Como você interage com suas marcas preferidas nas redes sociais? O que espera do conteúdo que eles produzem como forma de divulgação?
Ao responder essas perguntas de maneira crítica e pensando tanto no lado do cliente quanto do empresário, você entenderá melhor como os dois lados se conectam e se relacionam um com o outro. A partir disso, a publicidade digital fará mais sentido para você, pois as estratégias que as marcas usam para atrair o público ficarão mais claras.
Gostou de conhecer nossas dicas sobre como trabalhar com publicidade digital? Se você aplicá-las em sua rotina, terá tudo para construir uma carreira de sucesso dentro dessa área! Para mais posts como esse, assine nossa newsletter, receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail e continue expandindo sua mente!