Como saber avaliar a qualidade da faculdade? Confira agora!

Investigar a qualidade da faculdade é fundamental para garantir que a formação recebida é a melhor possível.

Educação superior é um investimento que abre portas, portanto é preciso se certificar que a instituição de ensino oferece um serviço que permita o seu completo crescimento pessoal e profissional.

Os profissionais qualificados que estão no mercado hoje obtiveram formações acadêmicas que lhes permitiram ter uma base sólida. A faculdade ajudou-os a dar os primeiros passos rumo a uma carreira de realizações .

O melhor de tudo é que existem critérios que podem facilmente ajudar a definir a qualidade de uma instituição. Quer saber quais? Confira abaixo e constate se fez uma boa escolha para cursar o seu ensino superior.

formação para o mercado de trabalho

Verifique se a instituição tem reconhecimento do MEC e qual a sua nota

O Ministério da Educação é o órgão responsável por reconhecer e avaliar os cursos e instituições de ensino superior. Através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é feito um rigoroso acompanhamento de faculdades particulares e universidade públicas em todo o país.

O primeiro passo é descobrir se a faculdade tem a autorização do Ministério para funcionar. Só esse reconhecimento garante que o curso frequentado e o diploma são válidos.

Depois, vale confirmar se a estrutura física da instituição, os recursos pedagógicos e o corpo docente, por exemplo, cumprem requisitos de excelência. O MEC “mede” isso através do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), a informação está disponível online.

Dá para investigar também como os estudantes da faculdade se saíram no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A prova é feita assim que os alunos entram nos cursos de graduação e também quando saem, dando uma ideia do impacto da formação recebida.

Consulte a formação e currículo dos professores

Uma boa faculdade deve, necessariamente, contar com bons professores. Esse não é um fator negociável porque eles mantêm um contato direto com os estudantes, e são um elo fundamental no processo de aprendizagem.

Portanto, de uma forma geral, verifique se os docentes da instituição têm uma formação atualizada, incluindo mestrado e doutorado. Veja se têm ligações com a área da pesquisa ou qual a experiência no mercado de trabalho.

Dê especial atenção ao currículo dos professores que ministram aulas no seu curso. Ter contato com bons mestres é uma oportunidade de aprender muito, mas também de construir uma poderosa rede de contatos.

Valorize uma boa infraestrutura

Outro ponto importante a se ter em conta na avaliação da faculdade é a sua infraestrutura. É fundamental ter bons professores, mas também estudar em um local que reúna as condições adequadas e favoreça o aprendizado.

Manual do Aluno Unis_Nesse ponto, não estamos falando apenas de cadeiras confortáveis e salas bem iluminadas e arejadas, mas também de bibliotecas atualizadas e laboratórios que permitam a realização de práticas.

Ter esse tipo de estrutura à disposição é ter também a possibilidade de aprofundar tudo o que foi abordado em sala de aula. Os exercícios e atividades que vão além da teoria comprovadamente auxiliam e aceleram a assimilação dos conteúdos.

Além disso, você saberá que tem um local onde encontrará um acervo de livros que responderá exatamente as questões que você precisa.

A oferta pode ir ainda além. No Unis, por exemplo, existem estruturas especiais para abrigar a empresa júnior e uma incubadora de projetos, com salas e espaços para reuniões que permitam o nascimento de novos negócios.

Descubra qual a reputação da faculdade no mercado de trabalho

Não é segredo para ninguém que os recrutadores analisam com mais atenção algumas informações do currículo do que outras. Uma delas é a instituição de ensino superior que o candidato frequentou. Dependendo de qual foi, ele pode ter mais ou menos chances de conseguir a vaga.

A importância da formação para o mercado de trabalho é clara e isso acontece porque a reputação das faculdades e dos seus egressos rapidamente passa a circular no mercado.

Os recrutadores sabem a nota que o estabelecimento recebeu do MEC, a forma como prepara os seus alunos e, consequentemente, como eles podem se encaixar na empresa e trabalhar em equipe.

Profissionais do futuroConverse com egressos da sua faculdade para saber como foi a entrada no mercado e se houve alguma resistência da empresa relacionada à instituição de origem. Esse será um bom começo para medir o prestígio (ou desprestígio) que a mesma tem no setor profissional.

Compare todas as opções de formação oferecidas

Um bom indicativo sobre a qualidade da faculdade é quando ela tenta renovar-se e oferecer propostas de formação que abranjam cada vez mais estudantes. Esse lado mostra que é flexível e está atenta às demandas, principalmente se trabalha nessa expansão com qualidade.

Uma instituição que oferece, além do ensino presencial, o ensino EaD, por exemplo, reconhece que essa é a opção de cada vez mais estudantes e, assim, busca chegar até eles.

O mesmo acontece com aquelas que diversificam os cursos e investem em especializações e pós-graduações (Stricto sensu e Lato sensu). Funciona como uma espécie de projeto de continuidade que dá ao aluno a possibilidade de continuar os seus estudos na mesma instituição e continuar a crescer.

Um dos muitos diferenciais do Unis é acreditar e investir nesta educação contínua. Acima de tudo, valorizamos o crescimento de cada um dos nossos estudantes e acreditamos que ele começa na sala de aula, seja ela online ou offline.

No fim, uma boa faculdade é fácil de reconhecer: ela faz você se sentir valorizado e apoiado em cada passo com a certeza de que é possível chegar exatamente aonde deseja.

Conheça 7 dicas de como escolher uma faculdade particular