Como organizar os estudos sem abrir mão dos fins de semana

    Os estudantes que desejam passar no vestibular e ingressar na faculdade dos seus sonhos sabem de uma informação bem importante: é preciso organizar os estudos para aprender ou rever o conteúdo que possivelmente será cobrado na prova. Em teoria, isso pode parecer algo muito fácil de ser seguido; porém, na prática, é um pouco complicado.

    Os jovens vivem constantemente rodeados de diversas atividades, como videogames, redes socais, filmes e séries online — e agora, mais recentemente, o famoso jogo Pokémon Go. Realmente, vencer tudo isso e dedicar-se ao estudo não é tarefa das mais fáceis. Então, a solução é abandonar todo tipo de lazer, inclusive a diversão de final de semana, e dedicar aos exercícios, livros e cadernos?

    A resposta é: não! Com um pouco de dedicação e organização é possível, sim, conciliar o lazer e os estudos e garantir sua vaga na faculdade. A seguir, apresentamos as informações que você precisa saber para organizar os estudos. Confira!

    Descanse a mente para conseguir bons resultados

    De fato, é importante que os estudantes saibam que, para passar no vestibular, serão necessárias muitas horas de dedicação aos estudos. Contudo, deixar de lado os momentos de lazer e descontração não ajuda em nada — pelo contrário, pode até mesmo atrapalhar.

    Para que a mente possa assimilar com qualidade todo o conteúdo aprendido, é preciso momentos de descanso e relaxamento. A partir de duas horas seguidas de estudo, o nível de concentração já começa a cair, por isso são tão importantes os intervalos curtos entre um estudo e outro.

    E além dessas pausas curtas ao longo do dia, determinar momentos de lazer e descanso pode ajudar as ideias a fluírem melhor e a carga de tensão a diminuir. Com isso, ao se sentar para estudar novamente haverá mais disposição, e a concentração estará mais elevada.

    Justamente pelo período pré-vestibular ser muito tenso e estressante, amenizar esses sentimentos pode ser fundamental para atingir o resultado esperado. Portanto, não se culpe ao dedicar alguns finais de semana somente ao lazer e diversão; eles também fazem parte da trajetória para chegar ao sucesso.

    Organize os seus estudos 

    O edital das provas do vestibular abrange um conteúdo bastante extenso. Por isso, fazer um bom planejando é fundamental para otimizar o tempo, estudar todas as matérias e não comprometer os fins de semana. E para conseguir organizar os estudos, a dica é fazer uma programação semanal com as matérias que precisa aprender.

    Faça uma planilha, um painel, ou escreva em um quadro o roteiro que deverá ser seguido. Distribua o conteúdo pela quantidade de horas que tem disponível diariamente e, à medida que cumprir as tarefas, faça uma marcação para indicar o que já foi concluído. Ao visualizar dessa forma as informações, será mais fácil compreender em que você precisa se dedicar, e também conferir como está a sua evolução.

    Fazendo essa distribuição ordenada do plano de estudos, você perceberá que tudo fluirá melhor, pois, ao se sentar para estudar, já haverá um roteiro a ser seguido e você não perderá tempo para entender onde parou. Mas, é claro: é preciso dedicação e comprometimento para cumprir o que foi estipulado, caso contrário, haverá muitos atrasos, e o estudante poderá se complicar para dar conta de tudo depois.

    Equilibre o tempo entre o lazer e o estudo

    Como já comentamos, é importante manter horas de lazer mesmo nessa fase intensa que é a preparação para o vestibular. Por isso, para conseguir o equilíbrio, mantenha um calendário com os dias estipulados para os estudos e os dias de lazer.

    Essa divisão do tempo dependerá da disponibilidade de cada um. Quem dispõe de mais horas durante a semana poderá sempre deixar os fins de semana livres; no entanto, para quem já tem uma rotina um pouco mais corrida, o mais indicado é dosar melhor o tempo, reservando dois fins de semana por mês para o descanso.

    De toda forma, o fundamental nessa divisão é que o estudante consiga ter qualidade em ambos os momentos. As horas dedicadas aos livros e cadernos devem servir realmente para seguir o roteiro de conteúdo já proposto; já quando estiver no lazer, é fundamental evitar a culpa por estar se divertindo e não estudando. A regra de ouro é a qualidade do tempo e a consciência de que tanto o lazer quanto o aprendizado são importantes.

    Evite as distrações durante as horas de estudo

    No início desse texto, já comentamos como os jovens estão rodeados de atividades que, se mal administradas, podem ocupar muitas horas do seu dia. Evitar essas distrações é fundamental para que, quando o fim de semana chegar, você possa usufrua as esperadas horas de descanso com a consciência do dever cumprido.

    Por mais difícil que isso seja, saiba que é absolutamente possível evitar as distrações. Basta escolha um local silencioso e calmo, desligar a TV e deixar o telefone no silencioso. E para evitar interrupções, avise a família e os amigos de que você estará estudando. Assim, você perceberá que conseguirá cumprir sua rotina de estudos de forma completa e, com isso, garantirá mais horas livres para aproveitar depois com atividades que julgar mais prazerosas.

    Saiba recompensar-se ao conseguir atingir as metas propostas

    Para conseguir bons resultados, é preciso se manter motivado ao longo dos meses de preparação para o vestibular. Durante o percurso será comum sentir-se desanimado, cansado, e ter medo — mas a dedicação tem que ser mantida.

    Uma forma de manter o ânimo lá em cima é oferecer pequenas recompensas por cada fase alcançada. Ao conseguir passar a semana estudando certinho e seguindo o roteiro proposto, por exemplo, além de ter um fim de semana de lazer, se ofereça um pequeno presente, algo que lhe deixe feliz e o mantenha motivado.

    Outra dica é fazer um acordo com um amigo ou parente: ao atingir um determinado objetivo, vocês podem sair para comer um lanche, ir ao shopping comprar uma roupa ou sapato novo, ou mesmo passar um dia jogando videogame ou assistindo filmes e séries. O importante é saber que, ao se dedicar com afinco, conseguirá ter momentos agradáveis e prazerosos.

    Diante de tudo isso, o vestibulando precisa encontrar equilíbrio, pois, depois que passarem as provas, a vida acadêmica exigirá uma nova postura e muitos compromissos. Portanto, desde a fase da preparação é importante já saber organizar a sua vida entre as obrigações e as atividades que te trazem prazer.

    E então, gostou das nossas dicas para organizar os estudos? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar muito mais dicas sobre educação!

     

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!