Aprenda a fixar o conteúdo para uma prova de vestibular excepcional

    O vestibular traz consigo não apenas a responsabilidade de ter que escolher um curso para dar o pontapé inicial em sua carreira, mas também o peso do preparo adequado para essa tão temida prova. O detalhe é que, no dia a dia, costuma sobrar cada vez menos tempo para os estudos. E então, o que fazer? Pois se essa é uma preocupação para você, definitivamente chegou ao post certo! Confira agora mesmo os próximos tópicos para aprender de uma vez por todas a fixar o conteúdo para garantir bons resultados! Vamos lá?

    A importância da revisão

    É fato é que nossa memória não consegue absorver 100% do que aprendemos de maneira instantânea. Aliás, muito pelo contrário! Boa parte é esquecida apenas momentos depois. Aí é que surge a revisão, desempenhando papel importantíssimo na fixação de qualquer que seja o conteúdo.

    Essa estratégia se baseia no fato de que as informações que recebemos ficam armazenadas na chamada memória de curta duração. Assim, passado algum tempo, acaba expirando, fazendo com que nos esqueçamos. O ato de revisar os conteúdos de tempos em tempos ajusta esse quadro, fazendo a transferência da memória de curta para a de longa duração. Assim é possível resgatar determinado conteúdo mesmo tempos depois.

    Mas atenção: nada de entender por revisão aquele estudo exaustivo do conteúdo uma semana antes da prova, viu? O segredo aqui está em criar uma rotina, reservando momentos frequentemente para revisitar todo o aprendizado. Continue acompanhando nosso post para entender melhor esse processo!

    O caminho para o sucesso

    Agora vamos entender direitinho o funcionamento dessa estratégia. Aprenda a planejar e executar sua revisão!

    Conteúdo

    Monte um plano com todos os conteúdos que precisam ser revisados, separando um tempo maior tanto para aqueles que despertam em você uma maior dificuldade, bem como para os que terão maior peso na prova.

    Fluxo

    Chegou a hora de criar um fluxo de revisões. Você pode, por exemplo:

    • Ao término de cada aula, resumir as definições aprendidas;

    • Ao fim da semana, revisar os conteúdos ministrados;

    • Mensalmente, revisar o conteúdo das últimas semanas e criar estruturas de fácil assimilação — como mapas e tópicos;

    • A cada 2 meses, revisar as estruturas criadas de todos os conteúdos já vistos para diagnosticar se pontos importantes foram esquecidos e repassar aquele conteúdo.

    Quando são muitos os conteúdos a serem estudados ou se a data da prova ainda está distante, esse fluxo de revisões fará com que você cheque se os tópicos já estudados permanecem na memória.

    Outra dica é determinar quais serão os momentos dessas revisões. Meia hora após o término das aulas? Ou que tal, nas segundas-feiras, revisar o conteúdo da semana anterior? O primeiro final de semana do mês pode ficar para a revisão mensal, por exemplo. Assim você reserva tais datas, evitando agendar compromissos por cima e acabar deixando a revisão para depois.

    Fixação

    É claro que pessoas diferentes assimilam o conteúdo de formas também distintas, seja ouvindo uma outra pessoa explicar ou por meio da leitura e da escrita, por exemplo. O ideal é identificar logo sua preferência para escolher o método de estudo que proporcionará aproveitamento máximo. Mas pode acontecer de, ao usar um mesmo método de estudo por vários dias, a tarefa se tornar cansativa demais. O que acha, então, de alternar a estratégia? Faça resumos e simulados em uma semana, mapas mentais na próxima e assim por diante. Nada de monotonia!

    Reserve os últimos momentos de cada revisão para refletir sobre o que acabou de aprender. Se achar interessante, inicie a próxima rodada de revisão também pensando sobre o que foi aprendido anteriormente. E pode acreditar: essas estratégias certamente o ajudarão a fixar ainda mais o conteúdo.

    Para transportar um conhecimento da memória de curta duração para a de longa duração com mais facilidade, procure associar o novo conteúdo a algo que já persiste em sua memória, criando um link. Para gravar o oposto das palavras bem e bom, por exemplo, sabendo na ponta da língua se é mal ou mau, lembre-se da expressão bem legal e associe o bem com o L do legal. Simples assim! Criando relações com o que já sabe fica muito mais fácil fixar.

    Rotina

    Estabeleça horários para fazer suas revisões. Ao acordar e antes de dormir são boas opções, em função do comportamento cerebral nesses momentos do dia. Além do mais, manter sempre os mesmos horários fará com que seu cérebro fique condicionado, sabendo que precisará se concentrar naqueles momentos.

    Comece revendo conteúdos mais recentes e de fácil assimilação para ativar a concentração, passando depois para aqueles que exigirão mais de sua memória. Vale informar sua família e até aquelas pessoas mais próximas a respeito dos horários em que você estará ocupado, pedindo que, durante esses momentos de foco total nos estudos, só o interrompam se o assunto for realmente urgente.

    Preparação

    É normal demorar alguns minutinhos até conseguir se manter focado e concentrado no que está fazendo. E é geralmente nesse intervalo que você se lembra que deve dar um recado para alguém, que precisa arrumar o quarto e assim por diante. Se você não bloquear essas distrações, é bem possível que todo o momento reservado para a revisão seja consumido.

    Para não cair nessa armadilha, procure se lembrar do que você precisa fazer naquele dia antes de começar cada revisão. Fazer uma lista simples pode ajudar. Se há algo que realmente precisa ser feito na hora, faça. Isso impedirá que você interrompa a revisão no meio para executar a tarefa. Estando tudo pronto, você não só pode, como deve começar.

    Ao escolher o lugar para a revisão, leve em consideração os seguintes fatores:

    • Barulhos podem tirar sua concentração. Então procure lugares calmos e arejados. Se ainda houver barulho, cheque a possibilidade de usar fones de ouvido ou protetores auriculares.

    • Busque um espaço com pouca circulação de pessoas, evitando assim distrações.

    • Escolha preferencialmente uma mesa ou bancada para estudar. Se seu corpo puder relaxar demais (em um sofá ou na cama, por exemplo), será mais difícil manter o foco.

    • Deixe na mesa apenas os materiais necessários, uma vez que o acúmulo de objetos também pode tirar sua concentração.

    • Tome cuidado redobrado com o celular. Nesse caso, desligá-lo é o ideal. Mas se você está esperando alguma ligação importante (e importante aqui significa importante mesmo), deixe-o mais distante para não escutar aquelas notificações de mensagens e e-mails recebidos, fazendo-o checar a tela constantemente.

    • Faça pequenos intervalos para tomar água, comer alguma coisa e dar uma esticada nas pernas. Não se esqueça que o cérebro costuma travar após longos momentos de estudo. Chegando nesse estágio, nada é aproveitado. Revise durante 40 ou 50 minutos e pare por outros 10 ou 15. Nessas pausas, só evite dar início a atividades que possam fazer com que você perca o horário de retorno.

    Durante todo esse processo, lembre-se de que qualidade vale mais que quantidade. Assim, quando a revisão é feita adequadamente, além de fixar o conteúdo, você se sentirá mais confiante e terá aquela impagável sensação de dever cumprido, sem peso na consciência nos momentos em que não estiver revisando.

    A ajuda do relaxamento

    Tudo bem que, quando a data da prova se aproxima, é normal querermos intensificar a rotina de revisões e estudos. Mas lembre-se de que reservar momentos para relaxar é extremamente importante não somente para você, mas para o devido funcionamento do seu cérebro também!

    Momentos de descontração e relaxamento diminuem a nada benéfica ansiedade, que poderá atrapalhar (bastante) seu desempenho na hora da prova. É hora de focar? É sim. Mas também é preciso sair com os amigos, assistir a um filme e jogar conversa fora, além de cuidar das suas noites de sono — afinal, enquanto estamos dormindo é que ocorre a conversão da memória curta para a de longa duração.

    Pronto para fazer suas revisões regularmente e receber, depois da prova, a recompensa por todo o trabalho realizado? Gostou das nossas dicas para fixar o conteúdo? Então aproveite para conferir também como organizar melhor os estudos para não perder os finais de semana!

     
     
    cta-ebook-financiamento

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!