Em momentos de crise e instabilidade econômica, como é o caso do período pelo qual passa o Brasil, surgem soluções diversas que visam superar as dificuldades presentes.
Dentro desse cenário, podemos identificar nas diversas áreas do conhecimento, ideias, projetos e planejamentos que buscam driblar a crise, e permitir que se promova o crescimento através de atitudes empreendedoras.
No campo da administração, as lojas virtuais, através do e-commerce, se apresentam como um caminho próspero para os empreendedores, já que precisam de um investimento bem mais baixo do que as lojas de rua.
No artigo de hoje falaremos sobre os desafios e as possibilidades oferecidas pelo cenário do comércio virtual, além de dicas de como gerenciar o seu e-commerce.
Grande parte das pessoas que querem começar a empreender em lojas virtuais, acreditam que faturar é o único objetivo das vendas online. Por mais importante que seja manter a saúde financeira do seu e-commerce, com balanços positivos, existem processos e elementos tão importantes quanto, para manter a sua empresa funcionando.
O baixo conhecimento teórico e prático dos novos empreendedores é a principal causa do fracasso de lojas virtuais, por isso, a administração tem um papel fundamental no sucesso do seu negócio.
Vale ressaltar que mesmo que o cenário digital seja positivo se comparado às vendas tradicionais, ainda assim a vida de um vendedor virtual não é simples.
Público variado
O público de uma loja virtual pode ser mais amplo do que o público de uma loja convencional de rua. Isso se deve ao fato de que o e-commerce abrange uma área geográfica muito maior, em muitos casos sem limites de alcance. Por alcançar mais pessoas, e em busca de se tornar reconhecido em localidades diversas, o comércio virtual exige um investimento diferenciado e inteligente em divulgação, para garantir a presença e a força da marca.
Concorrência ampla
Não é só o público de um e-commerce que se torna mais amplo. A concorrência segue o mesmo comportamento, uma vez que a facilidade da abertura e de acesso a um comércio virtual, tornam o seu negócio mais comum frente aos olhos do consumidor, dessa forma é importante investir em elementos que tragam diferenciais ao seu e-commerce, uma vez que o seu negócio não estará disputando apenas a atenção de consumidores locais, mas de uma área geográfica consideravelmente maior.
Clientes exigentes
E a presença de uma ampla concorrência, faz com que a exigência dos clientes aumente também, devido ao universo de possibilidades que os consumidores têm em mãos. Sendo assim, o cliente exige um padrão de qualidade individual e assertivo, com marcas que realmente oferecem aquilo que ele procura.
Administrar um e-commerce pode ser tão desafiador e complexo quanto administrar uma loja física. O ambiente virtual é igualmente competitivo, e o consumidor cada vez mais exigente. Conquistar o cliente e manter a gestão organizada dos processos internos do seu comércio virtual são alguns dos desafios diários do administrador. Por isso é importante tomar certos cuidados.
Gerenciamento de estoques
O gerenciamento de estoques deve ser feito com muita atenção pelo administrador do e-commerce. Mesmo com um estoque grande, é importante verificar com frequência a disponibilidade dos produtos, buscando evitar o risco de anunciar produtos indisponíveis no seu estoque.
Uma boa estratégia é categorizar os produtos, definindo um método de organização que facilite a marcação das retiradas de produtos, e permita que as futuras compras tenham seu espaço localizado e garantido.
Outra boa estratégia no gerenciamento de estoques é a prática da verticalização, onde toda a ordem dos produtos é orientada acompanhando o sentido ocidental da leitura, ou seja, tudo o que está estocado deve ser organizado da esquerda para a direita. Assim, o administrador pode optar por organizar os produtos por qualidades individuais como tipo, tamanho, cor, etc.
Organização de processos
A forma como o seu e-commerce será administrado será crucial para o funcionamento saudável do negócio. Ser capaz de receber muitos pedidos e entregá-los no prazo é um caminho para fidelizar os clientes e garantir o retorno deles ao seu e-commerce.
O gerenciamento do comércio virtual merece atenção especial do administrador, porque atinge diretamente o cliente. Para garantir a entrega do produto no prazo e em boas condições, é ideal que a loja desenvolva parcerias com serviços de transporte eficientes, ou opte por trabalhar com frota própria, lembrando que nesse caso o investimento será mais alto.
Operar com agilidade também é uma medida importante na busca por cumprir os prazos. Isso significa que o administrador deve estar atento às vendas, para encaminhá-las o quanto antes for possível para o setor de entregas, faturando e confirmando os pedidos realizados de forma mais rápida e eficiente.
Controle de finanças
Administrar uma loja online sem estar de olho nas finanças é algo impossível de ser feito. A gestão das finanças, quando bem feita, é capaz de livrar o seu e-commerce das dívidas e permitir o pagamento de todas as contas.
Se o administrador não tem intimidade com a matemática, vale a pena contratar um contador para ajudar com os cálculos na tentativa de evitar o acúmulo de dívidas. O profissional de contabilidade saberá identificar as particularidades do negócio e administrar os balanços.
Por mais dificuldades matemáticas que o administrador tenha, é importante que ele próprio tenha um sistema de controle, que facilite as suas atividades diárias, encontrando na tecnologia uma ferramenta capaz de reduzir erros de fator humano, e manter a segurança das finanças.
Outra boa dica para facilitar a gestão das finanças é manter uma boa relação com os fornecedores, diminuindo os riscos de falta de produtos ou de prazos de entrega serem descumpridos.
Monitoramento de números
Estudar os números é importante para saber como o está o desempenho do seu e-commerce no mercado digital. Uma plataforma que permite uma avaliação assertiva dos resultados alcançados pela sua loja virtual é o Google Analytics.
A análise dos índices de sucesso do e-commerce, assim como a tomada de decisões necessárias para solucionar os problemas encontrados, deve ser ocupação do administrador. É importante que ele verifique informações como: número de visitas à sua loja, tempo de navegação, páginas mais acessadas, e outras características dos consumidores virtuais.
Com esses dados em mãos, o administrador tem o que é necessário para atacar as fragilidades do seu e-commerce, conhecendo o perfil do seu público e oferecendo a experiência ideal que os clientes esperam.
Além dos itens acima, vamos apresentar mais algumas dicas práticas para que você saiba o que deve fazer para crescer na internet e fortalecer o seu e-commerce.
Administrador multitarefas
Para administrar uma loja virtual é necessário atuar em diferentes campos como: busca pelo cliente, pesquisa de preços e logística de entregas. Também é necessário estar atento aos detalhes de estoque, pagamentos, análises de visitas e conversão do site.
Administrador organizado
Os e-commerce geralmente centralizam suas atividades em plataformas virtuais: estoque, vendas, entregas, pedidos. É importante que o administrador esteja sempre atento e organizado, pois um pequeno descuido pode ser muito negativo para a loja. Tenha sempre um backup para não perder nenhum dado.
Administrador atento
O administrador não pode ficar atento apenas ao número final de vendas do seu e-commerce. Acompanhar o número de visitas na loja, o tempo médio de navegação, as páginas mais vistas e os termos procurados são de suma importância para mapear e minimizar falhas da loja virtual. Isso ajudará a melhorar a administração da loja e poderá ser revertido em lucro.
Fornecedores confiáveis
A falha por parte do fornecedor pode trazer problemas diretos para o seu e-commerce, que em uma entrega errada, ou indisponibilidade de produto, receberá por parte do cliente, toda a culpa pelos erros. Para evitar situações como essa, é importante ter fornecedores confiáveis e que trabalhem com qualidade.
Cliente presente
Pergunte sempre a opinião do cliente. Não existe avaliação mais real e assertiva de como seu negócio está se desempenhando do que através da avaliação do cliente. Para administrar uma loja virtual, você precisa pensar em todas as partes do processo, desde a compra do produto até o atendimento pós-venda.
Lembre-se que para gerenciar uma loja é importante sempre estar atento ao mercado, ao atendimento e aos preços de concorrência. Por mais duro que você trabalhe, sempre haverá um ponto a ser melhorado ou desenvolvido.
Para garantir que o seu empreendimento não fracasse logo no começo, por falta de conhecimentos de gestão e administração, é importante passar pelos processos de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, através de graduações e especializações na área da Administração, buscando uma instituição que traga os diferenciais necessários para que o seu e-commerce não sofra os males dos principiantes.
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido relevante para você que se interessa em administrar uma loja virtual.
Até a próxima!