5 dicas para lidar com o stress, relaxar e estudar!

    Se para você relaxar e estudar são dois verbos que não podem ser usados ao mesmo tempo, algo precisa ser revisto.

    É certo que o ritmo pode ser intenso, especialmente em épocas de provas e entregas de trabalho, mas o peso da carga não deve ser tanto ao ponto de te desestabilizar.

    O ensino superior é uma preparação para o mercado de trabalho e, como tal, deve ser exigente. 

    Às vezes, momentos estressantes serão inevitáveis. E é neste espaço de aprendizado constante que você pode desenvolver competências para lidar com eles da melhor forma possível. 

    Respirar fundo é um bom começo, mas pode ser preciso muito mais para acalmar a mente.

    Confira as dicas abaixo e veja como é possível manter um estado de relaxamento e seguir com a sua graduação de uma forma mais leve. 

    Invista em um planejamento de estudos

    Não adianta: você pode achar que dá conta de fazer tudo no meio dos seus horários meio tumultuados, mas a verdade é que uma boa dose de organização vai mudar a sua vida para sempre. Isso vale, inclusive para os estudos.

    É normal apontar que um cronograma é fundamental para quem quer passar no vestibular ou ainda está a meio do Ensino Médio, com provas constantes. No entanto, essa boa prática deveria ser mantida na faculdade. 

    A liberdade universitária é muito sedutora, mas pode se transformar em um problema quando não se sabe lidar com ela. 

    É muito comum os estudantes deixarem conteúdos e trabalhos acumulados e só estudarem ou fazerem o que precisa ser feito nos últimos momentos. Isso tudo resulta em uma boa dose de tensão e ainda pode ameaçar as notas. 

    Organize as disciplinas e as suas atividades em cronograma de estudos e tenha um maior controle da sua rotina. Assim, você visualiza o que precisa fazer, o que falta, o que já foi estudado e datas importantes. 

    Essa antecipação contribui para manter a procrastinação afastada e ainda reduz os níveis de ansiedade. 

    Pratique exercícios físicos

    Nunca ouviu falar que cuidar do corpo também é cuidar da mente? É por isso que a prática de exercício físico vai além do manter-se em forma. Na verdade, é menos sobre isso e mais sobre dar oportunidade ao corpo de se reoxigenar e liberar os hormônios do bem estar.

    As atividades físicas promovem uma melhor circulação, mais resistência, ajudam a dormir melhor e a desanuviar a cabeça dos pensamentos negativos.

    É importante que o momento de se exercitar seja prazeroso e não mais uma obrigação chata que você tem que cumprir porque sim. Por isso, escolha uma prática que combine com o seu perfil e que ajude a reduzir o estresse e não a aumentar.  

    Cultive bons relacionamentos

    Não duvide do poder das relações no seu estado de espírito. 

    No ambiente acadêmico, aproveite para ter um bom relacionamento com os professores, mas também com os seus colegas de curso. É sobre networking, mas também sobre sentir pertencimento ao meio que está inserido.

    Relações positivas contribuem para um ambiente de estudo mais leve, onde o aprendizado é facilitado. 

    Já pensou que desagradável tentar aprender onde o clima é de competição sempre ou onde professores e alunos vivem em um embate pouco saudável? É o tipo de ambiente tóxico que deve ser evitado.

    Na vida pessoal, mantenha por perto todos aqueles que te nutrem emocionalmente. Converse, socialize e ria. Essa rede de apoio é uma das coisas que vai sustentar a sua motivação para ter um diploma e ter sucesso na carreira dos seus sonhos.

    Busque equilíbrio emocional

    Talvez essa seja a parte mais difícil, uma vez que o mundo está tão acelerado, há tanta coisa para fazer e é impossível parar. Mas, provavelmente, esse é um dos pontos mais importantes da lista. 

    Cuidar do seu lado emocional é  tomar conta da base, de onde brota a estabilidade para lidar com todos os problemas. 

    Esse cuidado pode assumir formas diversas. Você pode, por exemplo, investir em terapia ou ainda recorrer à meditação. Ou ainda combinar as duas coisas e está tudo certo.

    Felizmente já existe cada vez menos estigma em relação a receber apoio psicológico. 

    As consultas não necessariamente são voltadas apenas para quem está em sofrimento, mas podem servir também como uma importante ferramenta de autoconhecimento. 

    Seja gentil com você mesmo

    E depois de dar o seu melhor, o seu possível naquele momento, reconheça os seus progressos, mesmo que sejam pequenos. 

    Ninguém completa uma estrada da noite para o dia com passadas largas. É preciso tempo e paciência para percorrer o caminho.

    Quando a coisa não correr como você imaginava ou esperava, reconheça e acolha essa falha também. Não existe perfeição. As notas baixas acontecem, os trabalhos deixam a desejar e até aqueles capítulos do TCC podem ter que ser reescritos, mas está tudo bem. 

    Lembra do que foi dito no início do texto? A faculdade é um espaço seguro para errar, melhorar e acertar.

    Vai ser muito mais fácil relaxar se você entender isso e se responsabilizar pelo processo. A invés de “Sou um fracasso”, que tal “Farei melhor na próxima e serei um sucesso”?

    Lidar com o estresse é uma habilidade que se aperfeiçoa ao longo do tempo. Com essas dicas, você saberá por onde começar e terá mais disposição para encarar os próximos períodos. 

    Lembre-se: é impossível ver com clareza em água agitadas. Relaxe e depois retome o caminho!

    Aprenda a lidar com a pressão psicológica!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!