Você já ouviu falar em Biomedicina Estética? Confira aqui outras carreiras além dos laboratórios!

    Introdução

    Que o Biomédico dedica toda a sua vida profissional buscando entender cada vez mais sobre as causas de doenças e suas possíveis curas, já é senso comum. Mas você sabia que existem outras carreiras além dos laboratórios de análises e área clínica, como por exemplo da Biomedicina Estética?

    Essa é uma carreira recente de atuação para os formandos de Biomedicina e hoje já existe uma matéria focada nessa área, além de claro, as já famigeradas aulas de fisiologia humana, bioquímica, genética, imunologia, parasitologia, citopatologia e muitas outras matérias (uma mais interessante que a outra) que você vai conhecer!

    Se você pretende ser biomédico (a) e quer descobrir um pouco mais sobre como esse curso pode te oferecer uma imensa e fascinante carreira, é só continuar a leitura desse material que preparamos com muito carinho para você,”bora” lá!

    A Carreira de Biomedicina Estética

    Ao contrário do que se pensa, a Biomedicina Estética é uma carreira que não é reconhecida há tento tempo assim. Não por não ser rentável, mas simplesmente por quê ainda não haviam visto, como poderiam associar seu conhecimento sobre a saúde do corpo com os tratamentos estéticos de beleza. 

    Mas ainda bem que existem ângulos diferentes de visão, e em uma dessas "olhadas" de modo diferente, uma mulher muito corajosa e empenhada, botou a "cara a tapa" para a Sociedade Brasileira de Biomedicina e teve todo o apoio que ela precisava pra tornar essa carreira uma possibilidade. 

    O resumo dessa história você confere aqui embaixo!

    Como tudo começou

    Para contextualizar sobre a profissão, vamos “começar pelo começo”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), quem deu início à aprovação dessa nova modalidade de atuação, foi a Dra. Ana Carolina Puga, que após análises dos dois setores (de estética e de biomedicina), enxergou uma brecha, onde os biomédicos poderiam estar inseridos.

    Essa busca se iniciou em 2006, e então após pesquisas, projetos, palestras e o apoio de muitas pessoas da comunidade acadêmica biomédica, no dia 10 de outubro de 2010, foi aprovada essa nova modalidade de atuação, através de uma apresentação plenária, com todos os membros do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

    Biomedicina Estética, uma carreira com respaldo!

    Para chegar ao ponto em que a carreira de Biomédico Esteta está atualmente, passou muita água debaixo dessa ponte. Já ocorreram casos até onde outras classes médicas entraram contra o conselho de Biomedicina, para serem vetados de aplicar a toxina botulínica, alegando falta de preparo dos profissionais biomédicos e casos errôneos de aplicação.

    Mas isso não passou de pura e mera intriga da oposição, porque no final das contas, os biomédicos venceram essa causa e continuam aplicando o famoso botox na galera que precisa dar um esticadinha!

    Atualmente os Biomédicos Estetas possuem uma associação, a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), e diga-se de passagem, essa é a única classe de biomédicos que possuem um órgão específico para regulamentação. Bacana demais, não é?

    Se você se animou em seguir essa carreira, então você não pode perder o próximo tópico desse material!

    Como posso me tornar um Biomédico Esteta?

    Como já foi falado, hoje a biomedicina estética já faz parte da grade curricular básica do curso, mas para seguir essa carreira e estar dentro da regulamentação necessária, não basta ter concluído o bacharelado.

    De acordo com a resolução CFBM 200/2011, para atuar na profissão é necessário que o bacharelando preencha a alguns requisitos técnicos e tenha experiência nos  procedimentos citados na normativa .

    Essas qualificações podem ser adquiridas por estágios relacionados a área estética que proporcionem contato com a profissão de esteticista, por uma pós-graduação/especialização na área estética, ou mesmo adquirindo uma segunda graduação, no curso de estética e cosmética. Portanto se a sua universidade oferece os dois cursos, aproveite essa oportunidade!

    Você pode ter mais detalhes sobre as especificações necessárias para atuação clicando aqui.

    Que procedimentos o Biomédico Esteta está autorizado a realizar?

    De acordo com a regulamentação da ABBME, atualmente o profissional Biomédico Esteta tem a permissão de realizar os seguintes procedimentos:

    • Avaliação & Acompanhamento;
    • Eletroterapia & Eletroestimulação;
    • Laserterapia;
      • Depilação a Laser;
      • Fototerapia e LED;
      • Lasers Fracionados não-ablativos;
      • Luz Intensa Pulsada;
      • Remoção de Tatuagem e Maquiagem Definitiva;
    • Microagulhamento;
    • Peelings;
      • Químicos;
        • Superficial;
        • Médio;
        • Profundo;
      • Mecânicos;
        • Hidrodermobrasão;
        • Microdermobrasão;
          • Cristal;
          • Diamante;
    • Biotecnologias;
      • Radiofrequência;
      • Ultra-cavitação;
      • Ultra-som dissipado;
      • Ultra-Som focalizado;
      • Endermologia;
      • Criolipólise;
    • Procedimentos Injetáveis, Escarifacantes, Perfurocortantes e Medicamentosos;
      • Carboxiterapia;
      • Intradermoterapia capilar, corporal e facial;
      • Intramuscular capilar, corporal e facial;
      • Preenchimentos injetáveis;
      • Toxina Botulínica;
    • Cosmetologia avançada;

     

    Ah, só para título informativo, além de trabalhar ativamente na área, o Biomédico Esteta pode atuar também como responsável técnico, com pesquisas científicas, na docência e na indústria de equipamentos e cosméticos.

    Que outras carreiras o Biomédico pode seguir?

    Você já viu que ser Biomédico poder ser uma carreira bem diferente do que todo mundo está acostumado a falar, não é mesmo? Então para não ter mais dúvidas sobre isso, vou citar mais algumas das outras áreas em que esses profissionais podem exercer a profissão, então “se liga” aqui embaixo:

    Análises Clínicas

    A carreira que todo mundo conhece, onde você pode realizar exames de Análises Clínicas, assinar laudos, realizar processamento de sangue, sorologias, exames pré-transfusionais e assumir o gerenciamento destas atividades.

    Análises Ambientais

    Aqui, você poderá realizar análises químicas e microbiológicas para o saneamento ambiental.

    Indústrias

    No ramo industrial, você poderá atuar nas indústrias químicas e biológicas com foco na elaboração de soros, vacinas e reagentes.

    Análises Bromatológicas

    Nessa área, você poderá realizar perícias, consultorias, relatórios técnicos e assinar laudos voltados para análise de qualidade e contaminação de alimentos, desde sua produção até o seu armazenamento.

    Biologia Molecular

    Nessa área de atuação, você pode coletar materiais, analisar, interpretar, emitir e assinar laudos e pareceres técnicos.

    Genética

    Já pensou em se tornar um pesquisador ou até mesmo coordenar uma pesquisa na área genética? Aqui você pode! E além disso, poderá também realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), elaborar e firmar laudos, transmiti-los a outros profissionais ou para pacientes.

    Reprodução Humana

    Uma das mais fascinantes áreas de atuação é a de reprodução humana, onde você irá trabalhar com a identificação e classificação oocitária, processamento seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, biópsia embrionária e hatching, além de atuar em embriologia, realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões para, quem sabe, gerar uma nova vidinha pra esse mundão de meu Deus, olha que lindo!

    Ah, não para por aí não! Você pode ter acesso a outras áreas e saber mais sobre elas, clicando aqui!

    Profissão: Biomédico

    Depois de toda essa explicação, acho que já deu pra ter uma palhinha de quanta coisa bacana o estudante que escolhe o campo biomédico para atuar pode realizar, não é?

    Para não restar dúvidas sobre como essa pode ser uma profissão inovadora, que pode contribuir cada vez mais com a saúde, o bem-estar humano e a sua realização pessoal, vou deixar "linkado" bem aqui um outro textinho, explicando um pouco sobre o curso e algumas coisinhas a mais, para dar aquela coceirinha na mão que envia o cadastro de matrícula! rsrs

    Lembrando que, se ficou qualquer dúvida ou se procurou sobre algum assunto no blog e acabou não encontrando, é só deixar o recadinho ali no campo de comentários, somos ‘todo ouvidos’ para ajudar a resolver os seus questionamentos, beleza?

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!