Tecnólogo, licenciatura e bacharelado: saiba como são diferentes na prática

    Muitos jovens sonham em fazer uma graduação para alcançarem a independência financeira e qualidade de vida. Contudo, na hora de escolher o curso surge a dúvida: qual a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

    Todos eles são considerados cursos de graduação e permitem, depois, a realização de uma pós-graduação. Então, qual a diferença? Continue a leitura do post para compreender as particularidades de cada modelo. Isso vai ajudá-lo a entender sobre qual faculdade escolher diante dos seus objetivos profissionais. Vamos lá?

    Qual a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

    É fácil se confundir entre esses três modelos de graduação. Por isso, explicaremos detalhadamente cada um deles:

    Foco do curso

    Os modelos de graduação oferecem diferentes visões para o estudante. Por isso, é preciso entender qual é a sua necessidade antes de escolher uma faculdade. Veja:

    Tecnólogo

    O curso tecnólogo foca na prática do estudante. Ele é direcionado para os jovens que procuram uma formação técnica para ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

    Sendo assim, ele não direciona para o estudo de teorias, filosofia e sociologia, mas da atividade prática de uma profissão. O curso é direcionado para as necessidades atuais do mercado, por isso, costuma focar em uma área específica.

    A grande vantagem é que esse modelo evita que o aluno desperdice seu tempo com matérias que não tem interesse ou que não são específicas para a área que pretende atuar.

    As disciplinas são compactas e ressaltam os conteúdos estritamente necessários para a atuação no mercado de trabalho. A formação ainda possibilita a continuação dos estudos por meio de pós-graduação. Outra vantagem é que diante da necessidade de mão de obra qualificada, a graduação tecnológica teve um alto crescimento no país nos últimos anos.

    As áreas de estudo são organizadas em 13 eixos tecnológicos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC — Ministério da Educação. São eles:

    • Ambiente e Saúde;

    • Apoio Escolar;

    • Controle e Processos Industriais;

    • Gestão e Negócios;

    • Hospitalidade e Lazer;

    • Informação e Comunicação;

    • Infraestrutura;

    • Militar;

    • Produção Alimentícia;

    • Produção Cultural e Design;

    • Produção Industrial;

    • Recursos Naturais;

    • Segurança.

    Veja alguns exemplos de cursos:

    Um curso tecnólogo de logística proporciona o aprendizado de disciplinas que orientam o estudante sobre os diferentes tipos de negócio. Ao final do curso, ele poderá exercer atividades técnicas e administrativas referentes aos meios de transporte, gestão de materiais, produção e planejamento.

    Todavia, dificilmente o profissional poderá administrar uma empresa como um todo, pois ele não estudou todas as disciplinas para essa função. 

    Ao fazer um curso de Gestão Comercial, o aluno aprenderá as diversas formas de intervenção nas transações. Ele saberá atuar no relacionamento com clientes, criar estratégias de vendas e fazer a gestão de custos e preço final. É uma graduação com foco no mercado de trabalho. Todavia, o aluno ficará restrito à atuação nessa área.

    Desse modo, o tecnólogo é uma modalidade indicada para quem já atua em determinada área, mas quer se aperfeiçoar. Ele também pode ser o primeiro passo para quem busca uma graduação, porém, precisa entrar rápido no mercado de trabalho. Ou para quem pretende manter o foco em uma área específica, sem precisar buscar uma graduação longa e mais generalizada.

    Bacharelado

    Muito mais abrangente que o tecnólogo, o bacharelado é uma formação superior que estuda uma gama de disciplinas dentro da área escolhida. Sendo assim, o estudante aprende desde conteúdos teóricos até os práticos.

    Geralmente, a grade curricular compreende disciplinas teóricas no período inicial do curso e atividades práticas do meio para o final da graduação. Elas podem envolver aulas em laboratórios, estágios obrigatórios, entre outras opções.

    No curso de Jornalismo, por exemplo, o aluno vai se deparar com o aprendizado de disciplinas como: Teoria da Comunicação, Fundamentos do Jornalismo e Comunicação e Expressão. Ao avançar no curso o jovem tem contato com matérias como Fotojornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Isso dará ao estudante uma bagagem técnica para atuar em diferentes meios de comunicação depois de formado e em empresas de grande porte.

    Ou seja, enquanto no tecnólogo o estudante tem uma formação bem específica, no bacharelado ela é mais ampla. Isso dá mais possibilidades de atuação quando o jovem ingressar no mercado de trabalho, independentemente da graduação escolhida.

    Veja os exemplos:

    Na graduação de Engenharia Mecânica o jovem aprende disciplinas como matemática, geometria analítica, estatística, mecânica, termodinâmica, robótica e automação, entre outras.

    Esse conhecimento amplo permite que, depois de formado, ele possa atuar em diferentes áreas e empresas. Entre elas estão: estudo de viabilidade técnico-econômica, fiscalização de obra e serviço técnico, desenho técnico, coordenação e orientação técnica, entre outras.

    No curso de Administração e Comércio Exterior são abordadas disciplinas como: microeconomia, sistemática de importação e exportação, legislação trabalhista, logística internacional, entre outras.

    Essa graduação também oferece inúmeras possibilidades ao estudante que, ao contrário do tecnólogo, não precisará atuar só na área de logística. O profissional pode ser um administrador de pequenas ou grandes corporações, fazer pesquisa de oportunidades de importação ou exportação de produtos, assessorar negociações, entre outras atividades. Essa é, inclusive, umas das profissões em alta para os próximos anos!

    Sendo assim, o bacharelado é indicado para quem não pretende ficar limitado a uma função ou quer seguir a carreira de autônomo. Ele é um curso mais demorado que o tecnólogo, mas também permite obter salários maiores depois da formação acadêmica.

    Licenciatura

    Essa é uma graduação específica para quem pretende virar professor do 6º ao 9º ano ou do Ensino Médio.

    Nesse caso, deve-se escolher uma área específica de atuação, já pensando na disciplina em que ministrará em sala de aula. Entre as áreas estão: Matemática, Geografia, História, Letras, Química e Física. Já quem pretende atuar com a educação infantil deve buscar a formação em Pedagogia.

    Se depois da graduação o profissional decidir mudar de área, ele pode buscar uma especialização. Outra opção é se dedicar ao setor de pesquisa.

    Tipo de diploma

    Os cursos de tecnólogo, licenciatura e bacharelado fornecem diploma de nível superior. O mesmo procedimento acontece para a graduação a distância, desde que ela seja reconhecida pelo MEC. Diante disso, acompanhe a titulação que aparece no diploma:

    Tecnólogo

    O diploma confere grau de tecnólogo. O documento poderá ser exigido pela empresa quando o candidato procurar uma vaga de trabalho, ou em concursos públicos que exijam essa titulação. Ele também deverá ser apresentado caso o estudante deseje realizar uma pós-graduação.

    Bacharelado

    O diploma atesta a titulação obtida como grau de bacharel. Caso o jovem faça uma faculdade de Direito ou Odontologia, por exemplo, poderá expô-lo em seu escritório ou clínica.

    A apresentação do documento é exigida pelos conselhos da profissão ou, no caso do Direito, pela Ordem dos Advogados do Brasil. E os concursos públicos também demandam a apresentação do diploma.

    Licenciatura

    O grau de licenciado é concedido para quem se forma nesse modelo de graduação. O diploma é exigido para que o profissional possa dar aulas, bem como ao assumir algum cargo público na área.

    Duração

    O tempo médio para concluir cada modelo de graduação pode variar um pouco de acordo com o curso e a instituição de ensino.

    Contudo, geralmente, o tecnológico tem duração média de um ano e meio a 2. O de licenciatura pode ser concluído entre 3 e 4 anos, na maioria das universidades. O bacharelado, por sua vez, leva entre 4 e 6 anos para conferir um título ao aluno.

    Objetivo do estudante

    Ao escolher um modelo de graduação, é fundamental considerar as suas necessidades atuais e no futuro.

    Por exemplo: o tecnólogo forma o aluno mais rapidamente, que pode trabalhar na área após 2 anos de curso. Já o bacharelado demanda mais tempo de estudo, no entanto, disponibiliza muito mais possibilidades.

    Nesse caso, deve-se considerar se você vai querer atuar em uma mesma área para o resto da vida, se essa é a melhor opção no momento e se trará benefícios em curto e médio prazo.

    O bacharelado pode ser indicado para quem ainda não tem certeza da área em que pretende atuar. Ele também é uma ótima opção quando o jovem não conhece a realidade do mercado de trabalho ou as funções que vai exercer depois de formado.

    Isso porque a graduação, por si só, já disponibiliza uma maior contato com outras áreas do conhecimento, permite o treino de diferentes atividades e mostra vários nichos de atuação.

    Muitas vezes, um jovem que pretendia atuar no setor logístico descobre que gosta muito mais da área de gerenciamento de despesas e administração geral de uma empresa.

    Nessa situação, o bacharelado dá mais tempo para o jovem testar diferentes áreas, se conhecer melhor e ter uma formação mais generalista. Ao final do curso, ele poderá se direcionar para um setor específico por meio da especialização.

    E a licenciatura, por ser restritiva, é recomendada para quem tem certeza que pretende virar professor. Caso contrário, é melhor investir em uma das outras modalidades de ensino e depois fazer uma pós-graduação stricto sensu.

    Como é o mercado para cada modelo de graduação?

    Os cursos tecnólogos são cada vez mais bem aceitos pelo mercado de trabalho. Afinal, os graduados possuem habilidades específicas em determinada área do conhecimento. Isso pode contribuir para a realização de determinadas atividades dentro da empresa, deixando os processos mais dinâmicos.

    Por exemplo: para trabalhar com Marketing não é preciso realizar a graduação em Publicidade e Propaganda. Pode-se cursar um tecnólogo e, em dois anos, ter um conhecimento detalhado nesse segmento. A vantagem é que o mercado está sempre em busca de profissionais nessa área.

    O tecnólogo é o tipo de curso que pode inserir o jovem rapidamente em uma profissão. Para tanto, é importante ficar atento às tendências do país e da localidade em que o estudante mora, para saber alinhar o estudo com uma área com demanda no mercado.

    O bacharelado é o modelo mais comum de graduação. Geralmente, quando alguém comenta que vai fazer uma faculdade essa é a primeira ideia que surge na cabeça das pessoas. Isso porque ele é um curso amplo e muito procurado por quem pretende seguir carreiras tradicionais como direito, administração, medicina e engenharia.

    Ele também é um modelo bem aceito no mercado. Em geral, os profissionais bacharéis desenvolvem maior capacidade analítica e crítica durante os anos de estudo, o que contribui para que eles possam fazer avaliações sobre os processos da empresa e propor melhorias. Essas são características exigidas em muitas empresas nacionais e multinacionais, pois elas precisam de profissionais proativos e inovadores.

    Todavia, quando o profissional se forma e sai em busca de emprego, muitas vezes, ele será questionado sobre a sua experiência e conhecimento específico em determinada área. Por isso, é muito valioso aproveitar os anos de graduação para realizar estágios e desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

    O Brasil tem carência de professores para a Educação Básica. Por esse motivo, o mercado de trabalho para graduados em licenciatura está em expansão. Tanto que, frequentemente, há concursos públicos para aberturas de vagas em Prefeituras e Estados ao redor do país. Em agosto de 2017, por exemplo, Santa Catarina abriu um edital com 1.000 vagas para professores efetivos.

    Contudo, o maior problema enfrentado nesse modelo de graduação é a remuneração. Enquanto um contador pode receber um salário que varia entre R$ 2.500 (para os menos experientes) e R$ 10.000 (para cargos estratégicos), um professor tem um piso salarial de R$ 2.298,00 para 40 horas semanais.

    Diante desses valores, o que costuma motivar os professores a continuarem nessa área não é o salário, mas a chance de preparar os alunos para a vida, melhorar o nível educacional no país e receber o reconhecimento dos jovens. Por isso, é muito importante saber se você está realmente disposto a enfrentar as dificuldades da profissão.

    Como sempre há exceção à regra, em alguns cursos de licenciatura há mais áreas para o graduado atuar. Quem se forma em História, por exemplo, pode trabalhar como pesquisador, consultor em cinema ou TV, óperas, teatro e em escolas de samba. O trabalho também é muito requisitado por museus e bibliotecas, visto que os historiadores têm vasto conhecimento dos acontecimentos importantes no país e no mundo.

    Sendo assim, o historiador encontra um vasto campo de atuação. Vários órgãos fazem concurso para pesquisador como: Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, arquivos estaduais e bibliotecas municipais.

    Já quem se forma em Letras, por exemplo, pode atuar como professor de Português no ensino fundamental II e médio, em escolas de idiomas, trabalhar na revisão de textos e fazer traduções para empresas. Sendo assim, essa também é uma área da licenciatura que possibilita mais opções para o graduado.

    Como você viu, há vagas de emprego para quem faz tecnólogo, licenciatura e bacharelado. O resultado vai depender muito das escolhas pessoais e profissionais de cada um, como o curso escolhido, dedicação e vontade de se aperfeiçoar cada vez mais.

    Como escolher a graduação certa?

    Antes de optar por um modelo de graduação, seja de tecnólogo, licenciatura ou bacharelado, é preciso compreender em qual área você pretende trabalhar depois de formado. Para fazer a escolha certa, confira algumas dicas:

    Avalie suas áreas de interesse

    Qual a disciplina que você mais gosta no colégio? Quais os temas que mais lhe interessam? Você prefere Português ou Matemática?

    Identifique as suas preferências e suas habilidades já existentes. Por exemplo: se você gosta de ler, escrever e se comunicar, provavelmente tem mais habilidade em linguística.

    Já se você domina Física e Matemática, sabe repassar seus conhecimentos para outros alunos e fazer perguntas aprofundadas sobre esses temas, você tem tendência para a área de exatas.

    Outras pessoas têm competências em demais áreas como: a prática de esportes, aprender idiomas diferentes, lidar com os sentimentos das pessoas etc.

    Ao compreender o que lhe dá prazer, você começa a direcionar a sua escolha para determinadas áreas. É importante se lembrar de que é muito mais saudável e interessante escolher uma profissão que você goste e tenha prazer em levantar todos os dias da cama para trabalhar, do que pensar apenas em dinheiro ou reconhecimento.

    Faça um teste para identificar a sua vocação

    Um teste vocacional é um modelo muito utilizado para identificar características da personalidade e fazer um relacionamento delas com as profissões existentes.

    Geralmente, essa avaliação é feita por um psicólogo especializado. Durante o processo, ele realizará atividades práticas, questionários e testes para conhecer mais a fundo o aluno. Depois, ele faz uma análise dos resultados e apresenta algumas opções para você.

    Outra possibilidade é a consulta a um coaching focado em carreiras. Ele desenvolve práticas que ajudam o aluno a identificar sua personalidade, conhecer suas aptidões, pontos fortes e fracos.

    O coaching vai guiá-lo para o planejamento da profissão, orientando sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas para alcançar o principal objetivo. Ele desenvolve o indivíduo como um todo, favorecendo para o autoconhecimento e a utilização de seus pontos fortes para melhorar a sociedade.

    Entenda mais sobre as profissões

    Depois de conhecer as áreas que combinam com o seu perfil, é hora de investigar mais sobre as profissões indicadas para você.

    Para isso, procure informações na internet, converse com profissionais da área e, se possível, acompanhe um pouco as atividades desempenhadas por eles. Assim, você terá uma visão mais próxima sobre a realidade daquela profissão.

    Conheça a remuneração média da área

    É claro que você não vai escolher uma graduação apenas pelo salário que receberá. É primordial gostar do que se faz para ser bem-sucedido em qualquer profissão.

    Contudo, também é importante ter uma visão realista sobre as possibilidades de crescimento na carreira e a remuneração média aplicada no país, para que você não fique frustrado depois que se formar.

    Pesquise sobre os cursos

    Esse é o momento de pesquisar a grade curricular dos cursos que você está considerando estudar. Em alguns casos, por exemplo, são oferecidos modelos de licenciatura e bacharelado.

    É o que ocorre na área de Educação Física. O curso superior de licenciatura ensina sobre didática, estruturação de planos de aula, metodologia de ensino e outras situações que envolvem o ato de ensinar. Para isso, é importante gostar de trabalhar com jovens e crianças, ter paciência para explicar mais de uma vez a atividade e gostar de esportes. Com essa formação, o profissional atuará como professor.

    No bacharelado, por sua vez, o aluno aprende sobre condicionamento físico, corpo humano e como elaborar programas de atividade física. Nesse caso, o graduado poderá atuar em academias, hotéis, spas ou como personal trainer.

    Em outras carreiras a escolha é mais restritiva. A área de Marketing, por exemplo, é direcionada para a formação tecnóloga. Para receber um conhecimento mais abrangente o aluno precisaria optar pelo bacharelado em Publicidade e Propaganda ou Administração.

    Outras carreiras, como Biomedicina e Direito, não possuem opções semelhantes para licenciatura ou tecnólogo. Elas só existem na modalidade de bacharelado, pois demandam de um conhecimento mais amplo para que o profissional possa estar apto para atuar no mercado.

    Portanto, é fundamental analisar a grade curricular dos cursos, verificar os recursos disponíveis e o modelo de formação que será oferecida.

    Visite uma instituição de ensino

    Para esclarecer suas últimas dúvidas sobre o modelo de graduação, faça uma visita a uma instituição de ensino conceituada. No local, você poderá avaliar de perto a infraestrutura oferecida, ter um contato com estudantes daquele curso, conhecer as etapas de aprendizado e, possivelmente, esclarecer alguma dúvida com o coordenador de curso.

    Analise todas as opções e faça a escolha certa

    O próximo passo é fazer uma comparação entre as profissões que mais chamam a sua atenção. Liste os pontos positivos e negativos que você observou para cada uma delas. Depois, avalie as habilidades que você já possui e que podem ser importantes para determinada área. Ao final, verifique qual atividade você acha que será mais feliz realizando diariamente.

    Com todas essas informações em mãos, você terá a resposta sobre qual modelo de graduação é mais indicado para você. Aposte na ideia que faz seu coração vibrar e siga em direção dos seus sonhos!

    Pronto! Agora você já conhece as diferenças entre os cursos de tecnólogo, licenciatura e bacharelado. Depois de ler essas informações, só falta compreender melhor outro assunto importante: o financiamento estudantil! Boa leitura!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!