Saiba como a faculdade pode melhorar a sua perspectiva financeira

    Muitos têm defendido a importância do empreendedorismo e das experiências para o sucesso na carreira e para a melhoria da perspectiva financeira, mas é fato que o mercado continua exigindo diplomas de nível superior para grande parte dos cargos.

    A qualificação profissional oferece possibilidades de ascensão para boa parte da população brasileira. Um bom motivo para acreditar nisso, são os dados divulgados pelo IBGE em 2016, que mostram que, na média, o salário de um trabalhador com curso superior é 200% maior do que a remuneração dos que não têm graduação.

    Para que você compreenda como um curso superior pode atender às suas expectativas, abordamos aqui as possibilidades que a graduação oferece para aquele que busca progredir na carreira e se profissionalizar. Confira!

    O mercado fala por si

    A graduação em um curso de nível superior é uma exigência atual do mercado de trabalho para quem deseja se destacar. As empresas e, de modo geral, todo o ambiente corporativo, buscam manter o padrão dos profissionais cada vez mais elevado, levando em conta as competências individuais e os conhecimentos técnicos.

    Apesar disso, a busca constante pela qualificação técnica não significa que o conhecimento prático está fora de questão: de nada valerá o seu curso superior se não conseguir conciliar a teoria com a prática.

    Quanto aos custos da faculdade, não se preocupe: além das possibilidades de financiamento e conquista de bolsas de estudo, um curso superior realizado de forma responsável gera um bom profissional e, na maioria das vezes, pagará a si mesmo. Encare a sua formação acadêmica como um investimento.

    A independência que você sempre quis

    A faculdade é um período em que você adquire habilidades e responsabilidades fundamentais para lidar com os próprios problemas, o próprio dinheiro e as próprias contas. Esse é um processo gradual, que só chegará ao fim no momento em que você adquirir a sua autonomia.

    independência gerada pela graduação não se resume ao aspecto econômico. A liberdade, dos seus pais ou de um emprego que não lhe proporciona a vida financeira que você quer, te dará a autoestima e segurança necessárias para a construção de um perfil profissional adequado.

    Dependendo do seu esforço e dedicação, é possível estudar e conciliar isso com uma atividade remunerada, seja em um emprego formal ou algo ligado ao ambiente universitário, dando os primeiros passos para conquistar sua independência.

    A faculdade — e tudo que ela pode oferecer

    Quando pensamos em cursar uma graduação, temos em mente somente as vantagens imediatas fornecidas pela instituição de ensino. Entretanto, um bom curso de nível superior oferece muito mais do que conhecimento teórico ao estudante.

    Buscar as atividades extracurriculares é requisito para que o aluno usufrua o máximo de seu curso superior. Estágios, monitorias e atividades de extensão são só algumas das possibilidades que estão à disposição daquele que quer garantir um bom lugar no mercado de trabalho.

    Por isso, é importante que você busque uma boa instituição de ensino, que ofereça todos os recursos e possibilidades necessários para satisfazer os seus anseios.

    A importância dos relacionamentos interpessoais

    Onde mais seria possível construir laços pessoais e profissionais que lhe proporcionariam riqueza de conhecimento, possibilidade de parcerias futuras e de novas oportunidades? Dentre as mais variadas vantagens que a graduação em um curso de nível superior podem oferecer, destaca-se conhecer pessoas que, como você, buscam a educação como forma de ascensão no mercado de trabalho.

    O estímulo à criatividade, a busca pela evolução e a criação de um networking fortalecido são os pontos positivos de estar cercado por indivíduos com os mesmos objetivos que você. Se você já é um estudante de destaque, a relação com os seus colegas já será suficiente para consolidar a sua reputação.

    Além disso, cercar-se por pessoas qualificadas, em um ambiente levemente afetado pela competitividade, garantirá que você sempre busque o aperfeiçoamento. A competição saudável proporcionará benefícios para o seu círculo de amizades e ajudará na construção de um perfil profissional.

    A graduação não é tudo

    Aptidão para a carreira escolhida, esforço e dedicação são essenciais para que, somados ao conhecimento técnico e prático obtido no curso de graduação, você possa garantir o seu espaço no mercado de trabalho.

    Fazer o básico — o tradicional “feijão com arroz” — não irá lhe diferenciar dos seus futuros concorrentes. Mergulhar de cabeça nesse novo ciclo é fundamental para o almejado sucesso profissional e, claro, para o aumento e a melhoria de sua perspectiva financeira.

    Além disso, é preciso sempre levar em conta as suas qualidades e defeitos individuais. Conhecer a si mesmo e saber das suas limitações e aptidões será essencial para que você possa planejar adequadamente a sua carreira.

    Estabilidade ≠ Comodidade

    A faculdade e o consequente sucesso profissional podem lhe dar a estabilidade financeira e a tranquilidade que você sempre quis, mas não é por isso que você vai deixar de lado a busca pelo aperfeiçoamento técnico e mergulhar totalmente na rotina de trabalho.

    A busca constante pela capacitação é indispensável para a construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. Estabilidade não significa comodidade. Na medida em que você cresce em sua profissão, novas exigências e necessidades surgirão. Nunca esqueça a importância da educação continuada.

    Saiba aproveitar esse momento e conquistar a sua independência com responsabilidade. Mesmo em atividades que não exigem especialização, estar preparado, através de um bom curso superior, é fundamental para conquistar espaço e abrir portas.

    A faculdade pode aumentar sua perspectiva financeira e te tornar o profissional que você sempre quis ser, lapidando as habilidades que você possui e conferindo-lhe atributos que você nunca sonhou em adquirir. Nos momentos de desemprego e pouco espaço no mercado de trabalho, estar qualificado é o que vai colocar você dentro do jogo e perto das grandes oportunidades.

    Um diploma, mais do que um comprovante de sua capacidade, mostra que você está empenhado em construir uma trajetória bem-sucedida. Mas lembre-se: manter-se atualizado, mesmo após essa conquista, é a sua tarefa como eterno estudante.

    E então, leitor? Gostou do conteúdo ou ainda tem dúvidas de como a faculdade pode ajudar em seu crescimento profissional? Nos deixe um comentário logo abaixo!

     

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!