Redação do ENEM: 9 passos para alcançar a nota 1000

    Para garantir uma vaga em uma universidade reconhecida, é imprescindível tirar uma boa nota na redação do ENEM. Para tanto, o estudante deve praticar bastante e aprender com os próprios erros.

    Além disso, é importante investir no estudo de conhecimentos gerais e temas que estão em discussão na sociedade para sair do ambiente comum e conseguir se aprofundar mais nos textos. Quer aprender como garantir a nota 1000 na redação do ENEM? É só ficar ligado nas nossas dicas!

    Saiba por que é importante garantir a nota máxima na redação do ENEM

    Conquistar a nota máxima na produção textual da prova é de extrema importância para o estudante, principalmente se ele almeja uma vaga em um curso disputado na universidade.

    Para alcançar a nota mil na redação do ENEM, o candidato precisa cumprir todos os requisitos da avaliação, que incluem:

    • domínio da língua portuguesa;

    • cumprimento da proposta da redação;

    • construção da argumentação;

    • proposta de intervenção;

    • seleção das informações.

    Para tanto, o aluno deve ter conhecimento sobre os principais fatos que acontecem no mundo, precisa saber organizar suas ideias e apresentá-las com clareza ao leitor.

    É importante saber que o candidato que tira um zero na produção textual não consegue participar do Sisu, do Prouni ou do FIES.

    Já quem obtém a nota máxima no texto do ENEM mostra que possui um diferencial competitivo em relação aos demais candidatos. Ela é, inclusive, um critério de desempate para quem busca uma bolsa de estudos na faculdade.

    Por isso, é fundamental se dedicar bastante para aperfeiçoar as técnicas de redação a fim de desenvolver o tema com tranquilidade.

    Vale lembrar que saber escrever bem não é importante apenas para o ingresso na universidade, mas durante toda a vida acadêmica e profissional.

    Durante a graduação, os professores poderão repassar trabalhos que envolvem a produção textual, e cobrarão a correta utilização da Língua Portuguesa.

    Ademais, muitos concursos públicos e testes de seleção para vagas de emprego demandam que o candidato saiba expressar bem suas ideias e construir argumentos para defender um ponto de vista.

    Diante disso, o que acha de conferir as dicas para caprichar na redação do ENEM?

    Conheça 9 passos para se sair bem na produção textual

    Para garantir a nota mil na redação do ENEM é preciso organizar a rotina de estudos, ler bastante e praticar a escrita. Confira as dicas:

    1. Fique por dentro das atualidades

    Conheça tudo o que acontece no mundo. Procure ler jornais, acompanhar o noticiário na televisão e buscar informações atualizadas na internet.

    É importante saber desde as mudanças na cotação do dólar até a descoberta de novos tratamentos para a cura de doenças. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será construir a argumentação do texto no dia da prova.

    2. Inclua a redação do ENEM no seu plano de estudos

    Reserve um momento dos seus estudos para praticar a construção textual. Aproveite as aulas para esclarecer dúvidas com os professores e preste atenção nas correções feitas por eles. Essas dicas serão fundamentais para você se sair bem na redação do ENEM.

    3. Leia conteúdos variados

    O estudante também deve ter o hábito da leitura de diferentes assuntos e materiais. Ao ler livros, mesmo que de ficção, o estudante aperfeiçoa a escrita, amplia o vocabulário e entende como construir uma história que tenha um sentido lógico do começo ao fim.

    Já ao estudar teorias novas e disciplinas como filosofia, história e sociologia, ganha-se poder de argumentação e contextualização. Isso permite fazer conexões entre o passado e o presente e relacionar conteúdos atuais a pensamentos de filósofos.

    4. Conheça os tipos de redação

    Procure entender as variadas formas de redação que podem ser cobradas no vestibular. Mas saiba que no ENEM sempre é cobrado o gênero dissertativo-argumentativo!

    Dissertação

    Ela exige a apresentação de uma ideia inicial (introdução), o ponto de vista do escritor com a argumentação dos fatos (desenvolvimento) e a finalização (conclusão). Essa última é um resumo do que foi abordado ao longo do texto e um breve fechamento da ideia.

    Narração

    Uma narração conta uma história para o leitor, que pode ser fictícia ou verídica. A estruturação do texto baseia-se na criação de personagens e de uma problemática. Os acontecimentos devem ser relatados com base na apresentação dos fatos, situando-os de acordo com o tempo e o espaço.

    O texto também possui introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, possibilita que o estudante use a imaginação e seu lado poético para construir a história.

    Descrição

    Esse modelo deve descrever uma pessoa ou objeto detalhadamente. Para tanto, pode-se utilizar os 5 sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição). Os adjetivos são muitos utilizados na construção desse tipo de texto, assim como os verbos ser e estar.

    Carta

    Ela deve remeter a um texto mais pessoal. Para isso, deve haver uma estruturação indicando o local e a data, uma saudação, a mensagem do texto (reivindicação, fato que ocorreu) e assinatura.

    A carta deve apresentar uma coerência do início ao fim. Geralmente, utiliza-se linguagem em primeira pessoa e verbos no imperativo.

    5. Utilize sites e aplicativos para estudar

    O aplicativo Redação Nota 1000 reúne corretores capacitados e com experiência em exames para avaliar o texto do aluno e dar um retorno sobre seus pontos fortes e fracos.

    Ele disponibiliza temas reais cobrados pelo ENEM, para permitir que o estudante treine a escrita com base em um modelo mais próximo do aplicado na prova. Ele está disponível para Android e iOS.

    Já o aplicativo Leitor Rápido disponibiliza exercícios para aumentar a velocidade da leitura, sem prejudicar a compreensão do texto. Ele está disponível para Android.

    6. Leia o texto de apoio da prova

    Na pressa, muitos alunos se esquecem de fazer o básico: ler o texto de apoio da redação. Com isso, perdem detalhes importantes sobre o que é solicitado.

    Lembre-se: os materiais como tirinhas, gráficos e textos estão ali para passar uma informação que será útil na hora de fazer a redação. Portanto, leia-os atentamente antes de rascunhar suas primeiras palavras.

    7. Conheça os possíveis temas da prova

    O teste costuma avaliar as condições do aluno de se expressar de forma crítica, mas sem preconceito. Veja os assuntos abordados em outros anos:

    • Violência contra a mulher;

    • Lei Seca;

    • Viver em rede no Século XXI.

    Por isso, você deve estar preparado para falar sobre alguns temas polêmicos que podem ser abordados na redação do ENEM como: bullying, redes sociais, meio ambiente, campanhas de vacinação, SUS, preconceito racial e mobilidade urbana.

    8. Evite erros que zeram o texto

    Alguns erros graves podem zerar a redação do ENEM. Por isso, conheça-os para que você não corra o risco de cometê-los. São eles:

    • fuga total ao tema;

    • estruturação inadequada do texto;

    • redação inferior a 7 linhas;

    • utilização de desenhos;

    • desrespeito aos Direitos Humanos;

    • entregar a redação em branco;

    • cópia do texto de apoio.

    9. Revise seu texto

    Mesmo que você já tenha bastante prática na produção textual, é imprescindível fazer uma ou duas revisões na redação antes de entregá-la. Muitas vezes, o aluno troca palavras ao escrever com pressa e comete erros de concordância.

    Por isso, o mais indicado é fazer um rascunho da redação no início da prova, continuar com as outras disciplinas e depois voltar ao texto para fazer uma revisão antes de escrever a versão final do conteúdo.

    Quer se preparar de verdade para o Enem através de uma plataforma aberta e gratuita? Acesse o Passaporte Enem! Com ele você tem conteúdos de apoio, simulados quinzenais, dicas, diagnósticos e testes comportamentais, além de concorrer a descontos em cursos de graduação.

    Pronto! Agora é só praticar bastante e aprender com os seus erros para tirar a nota máxima na redação do ENEM! Aproveite para aprender como montar um plano de estudos campeão e garantir a sua vaga na universidade!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!