Qual faculdade escolher? 6 fatores que você precisa analisar

     

    Ao fim do Ensino Médio, todo jovem passa por uma grande ansiedade e pressão familiar, principalmente quando o assunto é a sua vida profissional. Nesta fase, duas questões rondam na cabeça dos alunos: a primeira é “qual curso escolher” e a segunda, “qual faculdade escolher” para frequentar o desejado curso.

    Sabendo o quão sonhado é estar dentro de uma faculdade conceituada, com educação qualificada e que se destaque no âmbito educacional, vamos auxiliar você a escolher o melhor local para realizar o seu sonho com êxito e qualidade de vida!

    Abaixo, selecionamos tópicos fundamentais para levar em conta na hora de escolher a sua faculdade. Tenha certeza que eles deixarão você mais perto do curso e da instituição perfeita para o seu perfil:

    1. Faça um planejamento e saiba quanto poderá investir em sua graduação

    Uma das primeiras coisas que você deve fazer, antes mesmo de escolher o curso ideal, é realizar um planejamento para longo prazo. Nesse momento da vida, é importante realizar um planejamento sobre o seu orçamento mensal: quanto ganha e quanto poderá investir em sua carreira.

    Essa informação é importante porque, a partir dela, você poderá elencar opções de faculdades e cursos. Lembre-se que cursar uma graduação é um investimento a longo prazo.

    A faculdade traz gastos, seja com transporte, alimentação, às vezes moradia, cópia de textos, compra de livros, cursos que deverão ser realizados durante toda etapa, dentre outros. Todos esses elementos devem ser pensados, e um planejamento orçamentário poderá ajudá-lo.

    2. Selecione os cursos que deseja e as Faculdades em que eles são ofertados

    Fazer uma busca dos cursos que mais deseja e que possui afinidade é um item importante. Eleja três a quatro cursos dentre as opções que possui. A partir da eleição, verifique em quais faculdades os cursos são ofertados!

    Calcule o que você gastaria para a manutenção da Faculdade como um todo, por exemplo, com condução, alimentação, livros, cópias, dentre outros. A depender do seu orçamento, você poderá optar em realizar o curso fora de sua cidade ou fora do estado, como também poderá optar em realizar o mais próximo de sua residência — todas essas decisões devem levar em conta o seu orçamento mensal.

    3. Pesquise sobre o curso e a Faculdade que elegeu

    Conhecer o curso que elegeu para sua carreira profissional é importante, por isso, pesquise sobre ele! Saiba, a princípio, quais oportunidades de carreira ele pode lhe proporcionar no futuro e qual o valor do salário para cada carreira no mercado de trabalho, assim como a necessidade atual na área de atuação.

    Essas informações são importantes, pois a depender das respostas encontradas, você pode ter a oportunidade de optar por outro curso conforme suas possibilidades.

    Após fazer a pesquisa, verifique em quais faculdades o curso escolhido é oferecido! Nesse momento, é preciso optar por um local em que suas condições pessoais e financeiras possam lhe auxiliar. Após elencar as faculdades que ofertam o curso, é bom pesquisar sobre o conceito desse curso nessas instituições. O MEC disponibiliza esses conceitos à comunidade em seu portal.

    Tais conceitos são importantes, pois levam em consideração fatores que de alguma forma auxiliam o aluno no âmbito profissional, como a carreira docente, as pesquisas realizadas por professores e alunos, os cursos de extensão ofertados pela instituição. Assim como a nota do ENADE (Exame Nacional de desempenho de Estudantes), que avalia o rendimento da aprendizagem dos alunos no início e no fim de sua graduação.

    Existem, também, diversas parcerias entre faculdades brasileiras e estrangeiras que possibilitam a ida do aluno para um país estrangeiro. Há, ainda, faculdades brasileiras (e estrangeiras) que oferecem local para hospedagem, além de uma bolsa-auxílio para que o aluno visitante fique um tempo estudando com uma estrutura boa ao seu dispor no próprio local onde a Universidade está inserida. Estas são oportunidades de experiências únicas e que também vão acrescentar ao seu currículo um diferencial na sua contratação. Por isso, é interessante pesquisar faculdades com esse diferencial!

    4. Faça uma visita à faculdade escolhida

    Após a sua avaliação e escolha do curso e faculdade, não há nada melhor do que sentir-se já familiarizado com o ambiente em que passará uma grande parte de sua vida, por isso, é importante conhecer a faculdade como um todo!

    Agende uma visita e conheça o local, familiarize-se com ele! Verifique se consegue sentir-se bem no ambiente, se as salas de aula possuem a estrutura adequada, se há laboratórios para determinados cursos, ambientes de estudo, se a biblioteca é equipada com livros atuais e revistas científicas e se há salas de informática onde possa acessar à internet e fazer, então, pesquisas.

    É importante, também, verificar se a faculdade oferece cursos de extensão e palestra aos alunos, dupla titulação em determinados cursos, mobilidade estudantil, seguro desemprego para estudantes, parcerias nacionais e internacionais para estágio, centro de línguas (caso necessite aprender novas línguas), assim como estágio dentro da própria instituição, caso o aluno precise estudar e trabalhar, financiamentos e parcerias de auxílio ao estudante.

    Outro quesito importante é saber se o local desejado incentiva professores e alunos em pesquisas, o que permite um diferencial em sua carreira! É importante estar atento a estes detalhes, que farão a diferença no momento de sua formação.

    5. Converse com o coordenador do curso da Instituição escolhida

    Agende uma visita com o coordenador do curso escolhido, fale sobre suas convicções e expectativas. Leve anotado as dúvidas que mais possui sobre o curso e tente conversar com ele sobre isso. Tenho certeza que todas as suas dúvidas serão sanadas e cada vez mais terá a certeza do seu curso e do local escolhido.

    Converse com ele sobre o curso como um todo, saiba como a grade curricular é formada ao longo dos anos, como são realizadas as avaliações etc.

    Estar por dentro de tudo o que envolve a sua carreira profissional é a melhor escolha!

    6. Prepare-se para iniciar a sua carreira profissional

    Começar uma nova fase faz parte da vida de qualquer pessoa. Fases são importantes porque dão ânimo, criam expectativas e envolvem sonhos e esperança de uma vida melhor e de sucesso! Por isso, preparar-se é fundamental!

    Organize seu tempo dedicado aos estudos. E para realizar as atividades da graduação, procure estudar uma nova língua estrangeira (de preferência a que é mais usada em sua área), e se for possível, tente realizar um estágio na área escolhida. Nada melhor que dedicar-se e envolver-se por completo em sua graduação para ser um profissional qualificado e de sucesso!

    Quer saber mais? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book — financiamento estudantil privado, compensa ou não?. E não deixe de ler para ficar por dentro de todas as dicas financeiras sobre essa fase incrível e importante de sua vida!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!