A Psicologia pode auxiliar a Gestão de Recursos Humanos?

Introdução

Quando os cursos de gestão de pessoas ainda não existiam, as empresas recorriam à psicologia para o ingresso de novos colaboradores. E mesmo com o surgimento das graduações e especializações em RH, esse aspecto ainda é o que ajuda a reger o departamento em cada uma das suas muitas atribuições.

O trabalho de uma Gestão de Recursos Humanos permite que ele seja um dos setores mais diversificados e versáteis numa empresa. Mas qual é motivo disso? É simples: antes de ser considerado peça-chave nas organizações, o RH sempre foi uma das opções dos psicólogos que não desejavam atuar fora dos consultórios. A chegada dos cursos Gestão de RH trouxe mais qualificação aos profissionais, e mesmo sendo uma graduação específica, ainda há uma forte aplicação dos conceitos de psicologia.

Para ficar mais claro o papel da Psicologia no RH, vamos imaginar um cenário específico: uma corporação pretende investir em seus colaboradores para que o trabalho desenvolvido seja ainda mais produtivo. Para isso oferta cursos de qualificação. A demanda parece simples, contudo, para que a medida seja assertiva, é preciso um estudo sobre o perfil do empregado e qual a melhor opção para ele. Aparece, então, a psicologia, que traça esse perfil e detecta qual a melhor opção.

A relação entre a Psicologia e o RH

É inegável o papel da psicologia no RH. Isso porque uma organização não lida apenas com números, planilhas e leis trabalhistas. Por trás de todas essas demandas existe o trabalho de pessoas que lidam com esses dados, mas que trazem consigo emoções, objetivos, necessidades, frustrações… Uma empresa se ergue por investimento em recursos materiais e humanos. Mesmo existindo muitas diferenças entre eles, para que o caminho seja fluido, há algo em comum na condução de ambos: o cuidado.

O papel desses profissionais é de extrema relevância, pois traz dinamismo, além de estimular a criatividade e o desenvolvimento, tornando a organização um ambiente multiplicador de conhecimento.

Psicologia ou Gestão de RH?

Para lidar com o capital humano dentro de uma empresa, muitas vezes surge a dúvida de qual curso investir. A verdade é que cada curso potencializa determinadas habilidades e competências. No curso de Psicologia, você vai se aprofundar sobre comportamento humano, aprender a analisar suas emoções, ideias e atitudes. Isso vai te dar subsídios para observar e identificar os sentimentos, as atitudes os e mecanismos mentais de uma pessoa na hora de selecionar e recrutar colaboradores para uma empresa, por exemplo.

Já no curso de Gestão de Recursos Humanos você aprenderá tudo sobe Comunicação Empresarial, Administração, Estatística, Planejamento Estratégico, entre outras atividades deste setor. Esses conhecimentos permitem que você possa atuar em diversas áreas de um departamento de Recursos Humanos, auxiliando no planejamento, gerenciando treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores, além de cuidar dos processos burocráticos de uma organização.

O psicólogo e o Gestor de RH se complementam, e quem ganha com isso é a empresa e o funcionário.

A importância da Psicologia organizacional

Até aqui deu para sentir que há diferenças entre Psicologia e RH. Embora sejam áreas distintas na teoria, a prática os associa. Uma das áreas que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo é a psicologia organizacional, que é voltada para o ambiente corporativo. Ela foca nos recursos com o objetivo de alinhar os interesses da empresa e as necessidades de seus colaboradores.

A psicologia organizacional busca alinhar dois pontos essenciais:

• Qualidade de vida
    • Condições de trabalho

Alcançando essa equação, a empresa permite que seus profissionais tenham o máximo de produtividade e desempenho. Isso acontece porque quando o colaborador se sente bem no ambiente de trabalho, sua produção aumenta e a qualidade também.

Quais pontos a psicologia organizacional leva em conta para atingir esse equilíbrio. São questões simples.

• Segurança no ambiente de trabalho;
    • Respeito aos horários estabelecidos;
    • Boa relação entre gestor e equipe;
    • Acolhimento;
    • Respeito mútuo.

Os exemplos acima formam o conjunto de elementos que, juntos, favorecem bem-estar e aumentam a produtividade.

O trabalho do RH e da Psicologia

Até aqui deu para entender quais são as principais diferenças entre o trabalho do Gestor de RH e do Psicólogo. Você pode estar se perguntando: “O trabalho de um profissional substitui o do outro?”. A resposta é não. Embora estejam num mesmo departamento dentro de uma organização, as abordagens se complementam.

São através das entrevistas, testes e dinâmicas que os profissionais de RH conseguem avaliar os candidatos e escolher os que mais se encaixam na descrição da vaga em aberto. São levados em conta não só as questões técnicas, mas também características de personalidade que se encaixem na cultura da empresa. Aparece aí o papel do psicólogo e as diferentes abordagens aprendidas durante a graduação dentro do processo de entrevista e contratação.

Gestão de Recursos Humanos e Psicologia são opções de cursos que o Grupo Unis oferece. Se você se interessou mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre o que é importante avaliar numa faculdade de psicologia, além de dicas para se sair bem numa entrevista de emprego.