Preparação para o vestibular: 8 dicas essenciais!

    Não há dúvidas de que o ensino superior é crucial para quem quer construir uma carreira de sucesso. Se você já chegou a essa conclusão e já escolheu uma profissão para seguir, falta ainda um passo muito importante na sua caminhada: a preparação para o vestibular.

    Um ano de estudo para a prova pode parecer bastante tempo, mas não se deixe enganar! Se não houver um bom planejamento desde o início, quando você menos esperar, o dia vai chegar e você não terá dado conta de todo o conteúdo.

    No post de hoje, trouxemos algumas dicas de planejamento em médio e curto prazo, além de técnicas que vão deixar essa jornada mais produtiva e aumentar ainda mais as suas chances de aprovação. Confira!

    1. Planeje o ano

    Esse passo é primordial para a aprovação em qualquer processo seletivo! Procure na internet o conteúdo da prova e faça uma planilha — pode ser no Google Sheets mesmo. Nela você vai separar pelos meses os conteúdos que você vai estudar, de forma a cobrir todo o programa ao longo do ano.

    Leve em consideração os assuntos que mais caem nas provas, esses devem ser priorizados.

    Também devem ser priorizadas as disciplinas que vão conceder mais pontos para você de acordo com o curso, caso o processo seletivo em questão faça essa distinção.

    Não concentre as disciplinas! É importante que você estude um pouco de cada matéria todo mês para não correr o risco de esquecer o que já estudou.

    2. Planeje as semanas

    Agora é a hora de planejar o seu estudo mais de perto. No início de cada mês, você deverá dividir o conteúdo entre as semanas e aproveitar para checar se já possui material que cubra cada um dos assuntos.

    Para auxiliar o planejamento, você pode utilizar o Google Calendar. Crie um calendário para cada matéria — de preferência em cores diferentes, para que fique fácil de visualizar — e distribua sessões de estudo específicas para cada um dos temas da semana.

    Esse planejamento deve ser realista. Se você não tem o hábito de estudar mais do que três horas por dia, então não adianta começar planejando quarenta horas de estudo por semana. Comece devagar para se acostumar com essa nova atividade no seu dia a dia e vá incrementando as horas ao longo dos meses.

    Um planejamento que tem os pés no chão também deve levar em conta as suas outras obrigações, como trabalho, por exemplo, e conciliá-las com o estudo.

    3. Avalie o seu progresso

    A principal vantagem do planejamento é ter um parâmetro com o qual comparar o seu desempenho. Ao fim de cada semana e cada mês, você deve fazer um balanço entre o quanto você esperava estudar e o quanto você estudou.

    A partir dessa avaliação constante, será possível replanejar a planilha e o calendário, bem como repensar sua dinâmica de estudo.

    4. Descubra quais são suas maiores distrações

    Chegou a hora de avaliar o desempenho da semana e você viu que “poxa, não consegui estudar tudo”. Ou pior, “não consegui estudar quase nada!”.

    Nesses momentos, você precisa descobrir o que está atrapalhando a sua preparação para o vestibular. Para tanto, você deixará uma folha de papel separada ao seu lado. Toda vez que se pegar fazendo qualquer outra coisa durante a sua sessão de estudo que não seja estudar, anote a distração no papel.

    Ao fim de uma semana haverá uma lista completa dos inimigos da sua aprovação e você deverá capturá-los vivos ou mortos!

    O seu ambiente de estudos deve ser imune a eles. Arranque a bateria do seu celular, esconda seu videogame na geladeira, faça o que for necessário para tirá-los do seu alcance.

    No caso de inimigos virtuais, pode ser mais difícil, afinal nem sempre dá para abrir mão do computador durante o estudo. Nesses casos você pode usar plugins que bloqueiam páginas da internet, como o StayFocusd, para Google Chrome.

    5. Experimente a técnica pomodoro

    Focar não é fácil para todo mundo. Permitir que sua mente mergulhe completamente em uma tarefa é uma capacidade que você vai adquirindo aos poucos. A técnica pomodoro pode ajudá-lo nisso!

    Seu funcionamento é bastante simples. São apenas quatro passos:

    • decida um período de tempo durante o qual você pretende permanecer concentrado. O pomodoro tradicional é de 25 minutos;

    • mantenha-se concentrado na tarefa pelo tempo determinado.

    • quando o tempo acabar, levante, beba uma água, confira sua rede social rapidinho (no máximo 5 minutos!) e volte a se concentrar na tarefa por mais um pomodoro;

    • ao chegar a quatro pomodoros você poderá descansar um pouco mais (no máximo meia hora). Se a meta do dia não tiver sido atingida ainda, comece de novo do primeiro passo.

    Você pode usar o timer do celular para auxiliar na contagem do tempo, ou o aplicativo Forest, que serve exatamente para isso. A cada pomodoro completo, o aplicativo presenteia você com uma árvore. Ao fim de um dia de dedicação aos estudos você provavelmente terá uma linda floresta.

    6. Faça “estudaços” com os seus amigos

    Quem disse que amigos não combinam com preparação para o vestibular? A melhor forma de se motivar para uma tarefa é estar na companhia de pessoas que compartilham das suas metas. Além do estímulo, o "estudaço" também pode ser uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e trocar dicas de materiais de estudo.

    Outra boa maneira de criar um apoio mútuo no seu círculo de amigos e torná-lo mais lúdico é utilizando o Habitica. O site permite que você tenha um avatar e receba recompensas virtuais ao completar as suas metas de estudo.

    Se você formar um clã com os seus amigos, cada meta de estudo que alguém do seu grupo deixar de cumprir se converterá em punição para todos os integrantes. Dessa forma, vocês terão um motivo para cobrar uns aos outros.

    7. Simule o dia da prova

    Tão importante quando saber a matéria é conhecer é a prova. Portanto, leia com atenção o edital do seu vestibular para saber como ele funciona. Feito isso, procure na internet as provas dos anos anteriores. A cada mês você deve resolver uma delas para monitorar o seu progresso.

    Contudo, você não vai resolvê-las de qualquer jeito. Você deverá simular as condições do dia da prova: o silêncio, a concentração, o tempo etc. Simule também o preenchimento do gabarito!

    Se o seu vestibular for feito em mais de um dia, reserve quantos dias forem necessários para a simulação ser fiel. A redação deve entrar nessa simulação também, é fundamental que você desenvolva a capacidade de escrever textos adequados sem tomar muito tempo da prova.

    8. Não permita que a preparação para o vestibular esmague você!

    Pelas dicas que trouxemos você já deve ter percebido que esse será um ano de trabalho duro. Por isso mesmo, aconselhamos você a se manter atento à sua saúde. Afinal, não é porque esse será um ano árduo que precisa também ser doloroso.

    Não são raros relatos de pessoas que estudaram por quantidades absurdas de horas todos os dias e que deixaram de sair de casa o ano inteiro para se concentrar apenas no vestibular. Largaram os amigos, as atividades físicas, os hobbies, enfim: se isolaram do mundo.

    Ainda que estejamos acostumados com depoimentos assim, tal rotina pode ser um tiro no pé. Estudar tanto e sem descanso pode se tornar uma fonte de ansiedade! É provável que, por causa disso, você acabe rendendo muito pouco apesar de investir muito tempo.

    O ideal é que você não abra mão da sua vida por causa do vestibular, e que mantenha algumas válvulas de escape para liberar o estresse. Tente manter na sua rotina, algum esporte ou exercício físico e também atividades culturais.

    Ainda assim, é provável que você desanime no meio do caminho. Nesses casos, lembre-se: a motivação para cumprir uma determinada obrigação deve se apoiar nos motivos que nos levaram a ela. Quando se sentir sem rumo, tente lembrar por que você tomou a decisão de prestar vestibular e o que acredita que vai ganhar com todo esse esforço.

    Não tenha medo de dar uma pausa aqui e acolá para colocar as ideias no lugar! Se você seguir nossas dicas, vai ter tempo para estudar sem abrir mão da sua paz e da sua saúde.

    Gostou das dicas? Acha que seus amigos também podem tirar proveito delas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudá-los a terem um melhor desempenho também!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!