A polêmica da vacinação: por que você deve manter as vacinas em dia

    Introdução

    Você com certeza já ouviu falar alguma coisa sobre a polêmica da vacinação, em que estão surgindo alguns grupos  resistentes à aplicação de vacinas contra doenças até então já controladas, não é mesmo?

    Mas e você estudante, sabia que este assunto faz parte do universo dos graduados em Biomedicina? Sabe por que é tão importante seguir rigorosamente o calendário de vacinação da OMS - Organização Mundial da Saúde?

    Se você pretende seguir a carreira de biomédico e focar na área de imunologia, esse é um assunto bastante pertinente. E para você entender melhor, continue essa leitura informativa e super importante!

    Qual a importância de manter as vacinas em dia?

    “Vacinar ou não vacinar, eis a questão”. O ato de vacinar não deveria ter se tornado uma escolha pessoal. Sabe por que? Porque ela não influencia somente na saúde de quem opta por não se imunizar.

    A prova disso são as epidemias de doenças já controladas em países da Europa e América. Infecções que pareciam perdidas no tempo voltaram a nos assombrar. Doenças como o sarampo atingiram 42 países europeus.

    De janeiro de 2016 a outubro de 2017, foram registrados 19 mil casos e 35 mortes. Na Disney em Orlando, também aconteceu um surto da mesma doença em 2016, que atingiu mais 100 pessoas em diversos estados americanos.

    A causa disso, de acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia - SBIm, é a falta de vacinação infantil, sequela da onda “antivacinista” atuante nesses locais. Denominada como anti-vaxx, esses grupos acusam os órgãos mundiais de introduzir no corpo toxinas capazes de provocar doenças autoimunes e danos cerebrais.

    Porém, o Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI afirma que essas informações não se baseiam em estudos bem conduzidos, o que resulta em uma resistência pautada na falta de fundamentação científica.

    Mesmo sendo obrigatória pelo estatuto da criança e do adolescente desde os anos 70, aqui no Brasil, alguns pais ainda resistem em vacinar seus filhos. Mesmo sabendo que ao descumprir tal lei correm riscos de serem presos ou perderem a guarda.

    Com essa onda se alastrando pela internet e chegando ao Brasil, o Ministério da Saúde trouxe dados preocupantes no último ano. No segundo semestre de 2017 a taxa de imunização foi a pior dos últimos 12 anos: 84%, frente a meta de 95% (recomendada pela OMS).

    Outro dado curioso é que geralmente quem tem adotado essa linha antivacinação pertence a classes mais altas, que aderem à causa por questões religiosas, de modismo ou naturalismo. Há também os que seguem a linha antroposófica, e acredite que adoecer é melhor do que se proteger pela vacina.

    Enfim, mesmo que existam opiniões contra esse ato, a indicação médica é sempre manter a carteira de vacinação em dia. Não somente para se proteger, mas para evitar que outras pessoas sejam infectadas pela falta de cuidado.

    Ah e se tiver dúvidas sobre as vacinas, ou mesmo se quiser entender para que cada uma delas servem, forma de aplicação e benefícios isolados, o próprio Ministério da Saúde fornece uma cartilha informativa que você pode ter acesso aqui.

    Por que eu posso confiar nas vacinas?

    Vacinação nos dias de hoje é um assunto delicado. E com o acesso irrestrito à internet, vem também as vantagens e as desvantagens. Claro que com ela temos mais contato com informações, mas a probabilidade de encontrar dados sem embasamento e até falsos é bem grande.

    Frente a isso, sempre que tiver qualquer dúvida, é imprescindível que procure um médico clínico ou pediatra e peça orientação. Mas pode ficar tranquilo(a) quanto a se vacinar.

    Por que? Os biomédicos imunologistas estudam “fulltime” sobre todo tipo de doença, e só liberam o soro da vacinação após uma quantidade enorme de testes.

    Dica: se você pretende trabalhar procurando a cura de doenças e está em dúvida sobre Biomedicina ou Farmácia, a diferença é a seguinte: em biomedicina o profissional é preparado para a parte médica. Ele estuda como o microrganismo X reage dentro de um hospedeiro com pesquisas em modelos de cultura de células, modelos animais e testes pré-clínicos. Dessa forma ele consegue entender como diagnosticar a doença em laboratório. Depois disso, realiza pesquisas para entender o que pode ser usado para a prevenção ou eliminação do contágio delas. Já a Farmácia é uma carreira que está mais próxima do campo da química. Foca seus estudos no desenvolvimento de fórmulas. Ou seja, utiliza dos descobrimentos dos bioquímicos para desenvolver os remédios que serão comercializados para a cura das doenças. Eles podem trabalhar juntos, suas funções quase chegam a se cruzar, mas cada um foca em uma coisa.

    Antes de explicarmos como a vacina age no corpo, é importante que você saiba como é feito o soro da vacinação. Existem duas formas: as produzidas com antígenos vivos atenuados e com antígenos já mortos.

    As que são feitas com antígenos mortos normalmente tem duração menor e exigem mais de uma dose para serem realmente efetivas na prevenção de doenças. Neste caso se enquadram vacinas como a de Hepatite A, Influenza e Poliomielite.

    Os soros produzidos com antígenos vivos em forma atenuada são as que tem duração maior. Algumas vezes também pedem complemento em mais de uma dose, mas a frequência de aplicação é bem menor, podendo marcar a memória imunológica para o resto da vida, como é o caso das vacinas para Catapora, Rubéola, Caxumba e Varíola.

    Para fazer uma vacina e liberá-la para o mercado, é necessário passar por alguns passos:

    1. Produz-se o antígeno da doença, seja em um vírus ou uma bactéria;
    2. Vírus são cultivados em células primárias, como ovos de galinha, bactérias em biorreator;
    3. Após ser gerado o antígeno, ele é isolado;
    4. Após ser isolado, o vírus pode ser inativado ou não;
    5. Em seguida é adicionado adjuvante, que ajuda na resposta imunológica, estabilizantes, que aumentam a validade do soro, e conservantes que permitem o uso de frascos para várias doses;
    6. Iniciam-se os testes em animais;
    7. Assim que a resposta imunológica em animais é observada, começam os testes em humanos saudáveis;
    8. O último teste é feito em pessoas contaminadas;
    9. Após todo esse processo e testes, a vacina é liberada para a população.

    Para que você fique mais tranquilo, vamos explicar como funciona o conceito de memória imunológica tão falada pelos biomédicos. Ela explica como a vacinação age no organismo e porque ela nos protege, confira aqui embaixo:

    • Após tomar a vacina, o corpo entra em contato com o antígeno morto ou vivo em forma atenuada;
    • Em seguida, o nosso sistema imunológico entra em ação para nos defender daquele corpo estranho. Os responsáveis por iniciar esse combate são os plasmócitos;
    • Esse processo acontece em 3 fases: equilíbrio, processamento e eliminação:
      • Equilíbrio: quando o antígeno é inserido no organismo
      • Processamento: ocorre o decaimento metabólico do antígeno por meio de células hospedeiras e enzimas que o metabolizam. A duração desta fase depende diretamente do tipo de antígeno inserido e da resposta do organismo da pessoa.
      • Eliminação: os anticorpos sintetizados se combinam com o antígeno, criando o complexo antígeno/anticorpo, que em seguida são fagocitados e degradados.
    • Ao combatê-la, criamos a memória imunológica para aquela doença. Assim, sempre que entrarmos em contato com ela, o organismo age de forma tão rápida e assertiva que não nos adoecemos com ela.

    Então você está dizendo que a vacina é 100% sem falhas? Não. Infelizmente falhas e efeitos colaterais podem acontecer, mas não “por culpa” da vacina, mas sim porque o organismo da pessoa não reagiu de forma eficiente, como nos casos de diabéticos e portadores de HIV.

    Com exceção dos casos de pessoas com problemas de saúde que envolvam a parte imunológica, as vacinas são super confiáveis e responsáveis por nos livrar de doenças que há pouco tempo matavam, provocavam deficiências e efeitos irreversíveis em números alarmantes.

    Acredite nos profissionais da biomedicina!

    O trabalho dos profissionais de biomedicina é muito sério. Por trás de toda descoberta de tratamento para doenças existem biomédicos dedicados e inúmeras pesquisas comprobatórias para que todo tratamento aconteça de forma segura.

    E se você adora a área de estudos de microbiologia, sonha em ajudar as pessoas a se livrarem de sintoma e doenças até então sem esperança de cura, não deixe de fazer a sua inscrição para o vestibular de biomedicina.

    Essa é uma profissão linda e que te abrirá muitas portas não só no campo de análises clínicas, mas também de pesquisa. Aqui vou deixar um material super bacana que fala mais sobre o curso e a carreira pra te deixar ainda mais ansioso pela faculdade!

    Esperamos que esse material tenha te ajudado a se apaixonar ainda mais por essa profissão. Se tiver alguma dúvida ou quiser nos perguntar sobre algum assunto que ainda não tratamos aqui no blog, é só chamar no campo de comentários, ok? Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!