A reta final do ensino médio é um momento que traz angústia para muitos jovens que precisam escolher uma profissão. Todavia, é também a época ideal para traçar um plano de carreira eficiente, que vai ajudá-lo a alcançar a colocação no mercado que tanto almeja.

Por meio dele, o estudante conhecerá todos os passos necessários para alcançar a sua meta. Assim, não contará com a sorte, mas com a determinação e foco necessários para trabalhar todos os pontos essenciais para a vida. E aí, quer saber como alcançar o sucesso profissional? Acompanhe!

Entenda por que criar um plano de carreira

Um planejamento de carreira funciona como um mapa em que você coloca o destino final e conhece todo o trajeto para chegar lá, incluindo estradas, tempo de viagem e dificuldades ao longo do trecho.

Sendo assim, ao fazer um plano de carreira o estudante determina qual é seu objetivo final em sua profissão. Ele define aonde quer chegar, como um cargo específico ou valor de remuneração, e lista as etapas necessárias para alcançar a sua meta.

Com isso, ele saberá em quais disciplinas focar, quais atividades extracurriculares deverá fazer ao longo da faculdade e, também, conhecerá os cargos iniciais necessários para chegar ao objetivo final.

Saiba aonde você quer chegar

Para que o plano de carreira seja eficiente, é fundamental estabelecer um objetivo principal para a vida profissional. Nesse sentido, é necessário saber aonde você quer estar daqui 10, 20 ou 30 anos.

Por exemplo: um jovem quer ser um CEO de uma empresa multinacional, com um salário de R$ 60 mil quando tiver 45 anos. Para isso, ele saberá que precisará fazer uma graduação em Administração, Ciências Contábeis ou curso afim.

Ele também saberá que deve continuar investindo em especializações e línguas estrangeiras ao longo da vida. Ao traçar o plano de carreira, esse estudante conseguirá compreender que ele tem um longo caminho a percorrer para alcançar o seu objetivo, pois, muitas vezes, iniciará na vida profissional como estagiário ou assistente contábil.

O plano de carreira é um projeto em longo prazo que define exatamente aonde o jovem pretende chegar. Ele foca nas competências que o estudante já tem e nas que ele pode desenvolver com o passar dos anos para que ele consiga construir estratégias específicas.

Trace os caminhos fundamentais para alcançar o seu objetivo

Depois de determinar o auge da carreira profissional, é necessário criar metas em curto e médio prazo para ajudá-lo a manter o foco e a disciplina.

No início, esse plano de ação pode parecer muito distante da realidade, mas ele é essencial para garantir que o estudante não desista em meio às dificuldades do caminho. O que acha de conhecer algumas etapas necessárias para chegar ao cargo de CEO? Confira:

  • cursar faculdade de Administração ou Ciências Contábeis;

  • fazer estágios;

  • cursar línguas estrangeiras como inglês, espanhol e francês;

  • fazer um intercâmbio para aperfeiçoamento profissional;

  • obter um emprego de assistente contábil ou administrativo no primeiro ano após a graduação;

  • fazer uma especialização;

  • conseguir uma vaga de analista contábil ou administrativo;

  • cursar um mestrado;

  • fazer networking;

  • desenvolver a liderança;

  • evoluir na carreira profissional com o passar dos anos, obtendo cargos de coordenação e gerência.

Entendeu como funciona? Ao estabelecer pequenos passos ao longo da carreira profissional fica mais fácil visualizar o caminho a ser percorrido e manter a disciplina e o foco nos estudos.

Conheça as possibilidades do mercado de trabalho

Para estabelecer as metas para a vida profissional também é fundamental conhecer o mercado de trabalho. Afinal, quanto mais disputada uma área, mais difícil será para conseguir o emprego.

Portanto, é preciso ser realista e conhecer as regiões que demandam de profissionais em determinada área. Imagina se você descobre que na sua cidade estão precisando de contadores especializados? Esse pode ser um incentivo a mais para você escolher a profissão.

Escolha um curso de acordo com seu perfil

Antes de escolher uma profissão, é importante conhecer quais são suas qualidades e defeitos. Para isso, pode-se procurar ajuda com um psicólogo ou coaching.

Ele fará testes e análises de perfil para ajudá-lo a compreender quais carreiras combinam com o aluno. Também serão considerados fatores que costumam interessar a pessoa como: o estudante é melhor com números ou palavras? Gosta de fazer atividades ao ar livre ou se imagina trabalhando em um escritório, na frente do computador?

De acordo com o interesse e o perfil do estudante, algumas profissões são mais indicadas do que outras. Por exemplo, quem não gosta de escrever dificilmente se dará bem com carreiras como Jornalismo ou Direito. Já quem aprecia os números pode optar por engenharia, arquitetura ou contabilidade, por exemplo.

Além do perfil do estudante, é necessário reunir informações sobre a graduação que pretende cursar. Conhecer as disciplinas abordadas ao longo da faculdade também ajudará o jovem a ter uma orientação mais adequada para sua carreira.

Opte por uma faculdade reconhecida

Depois de conhecer o perfil, escolher uma área para se aperfeiçoar e criar metas a curto, médio e longo prazo, é hora de escolher uma faculdade.

Nesse momento, deve-se considerar as melhores opções do mercado para a carreira que pretende atuar. Afinal, você investirá entre 4 e 5 anos da sua vida nesse ambiente e os professores do curso serão peças-chave para a sua vida profissional.

Lembre-se: a chance de sucesso inicia já na graduação. Portanto, faculdades que possuem uma boa infraestrutura, professores qualificados e oportunidades de estágio e crescimento profissional costumam oferecer melhores oportunidades para o aluno alcançar o objetivo do seu plano de carreira.

Foque nas vantagens do planejamento profissional

Durante a carreira, o profissional precisa manter o foco em seu objetivo e nas suas vantagens. Caso contrário, qualquer “pedra no caminho” poderá desmotivá-lo, fazendo-o desistir da sua meta.

Por isso, é fundamental realizar cursos de especialização, manter contato com outros profissionais e desenvolver as habilidades pessoais necessárias para alcançar o objetivo.

É importante lembrar que o mercado de trabalho também se beneficia dos profissionais qualificados. Sendo assim, quanto mais capacitado você estiver, maiores as chances de obter um cargo maior quando a oportunidade aparecer.

Muitas corporações, inclusive, valorizam o profissional que possui um plano de carreira. Isso ocorre porque elas entendem que ele possui ambição, objetivos, foco em resultados e organização para alcançá-los. Dessa maneira, ele também utilizará dessas características para desenvolver suas atividades e obter sucesso para a empresa.

Tenha alternativas para sua vida profissional

Mesmo que seu objetivo principal seja obter um cargo de CEO em uma empresa multinacional, é preciso criar alternativas para a sua vida profissional caso essa oportunidade nunca apareça.

Sendo assim, o planejamento não deve ser tão rígido ao ponto de não deixá-lo seguir por um caminho um pouco diferente. Os desvios de rota são comuns para muitas pessoas. Muitas vezes, eles acontecem por mudanças na vida pessoal, oportunidades que aparecem ou necessidades que surgem no percurso.

Por exemplo: o cargo de CEO exige muita dedicação, tempo e estudo. Muitas vezes, ao formar uma família, os profissionais mudam um pouco o foco, preferindo áreas que não exigem viagens ou horas extras de trabalho. Por isso, o plano de carreira deve ser um pouco flexível, pois com o passar dos anos o objetivo profissional poderá mudar.

Portanto, é fundamental traçar um plano de carreira e monitorá-lo. Caso perceba que a atuação em determinada área está mudando e que o mercado exige novas habilidades, procure desenvolvê-las o quanto antes. Assim, você consegue se adaptar e estabelecer novas metas, caso sejam necessárias.

Lembre-se: o plano de carreira é um guia para ajudá-lo a alcançar o sucesso profissional, pois contribui para que você esteja melhor preparado para as oportunidades. Aproveite para saber como montar um currículo de sucesso e esteja à frente de outros jovens!