Introdução

Ser comunicador não é das carreiras mais fáceis. Esse mercado está em constante mudança, e estar por dentro de todas as novidades é sempre importante para se manter atualizado e levar a empresa ou agência para o topo.

Junto com as novas tecnologias e novidades, vêm também as novas profissões, e entre elas, o profissional de Social Media está ganhando espaço e mostrando o quanto ele pode fazer a diferença nas estratégias online.

E se você pretende se formar em Publicidade e Propaganda ou Marketing e está de olho nessa carreira, bora descobrir um pouco mais sobre a profissão perfeita para quem quer ser fera na web? Então vem com a gente!

Por que o social media é tão importante em estratégias online?

Quando falamos sobre gerenciamento de redes sociais parece ser uma coisa simples. Afinal de contas, todos os dias acessamos algumas delas e em grande parte das vezes não temos dificuldades em postar, compartilhar e receber algum engajamento.

Mas o trabalho de quem é responsável pelas mídias sociais não se resume a isso. Um bom profissional vai além de publicar, compartilhar e responder inbox ou comentários.

Para ter bons resultados é preciso entender um pouco de tudo:

  1. Métricas;
  2. Engajamento;
  3. Linguagem do público;
  4. Criação de conteúdos interessantes para o target;
  5. Criação de arte;
  6. Trabalho em equipe para manter as estratégias online e offline alinhadas em todos os momentos das campanhas;
  7. Pensamento rápido, lógico e globalizado para ser ágil no gatilho e prezar pela reputação online da empresa em todos os locais possíveis da web.

Além de tudo isso, saber como criar e gerenciar corretamente um perfil profissional também é algo fundamental.

Existem detalhes nas mídias sociais que somente com estudo e prática é que se consegue dominar. E sem saber o que está fazendo naquela plataforma, com tentativas sem embasamento, grande parte das vezes o resultado dará em cliente ou patrão jogando dinheiro ao vento.

Claro que para quem está começando vai ser um pouco difícil ter todas as habilidades necessárias, mas com o tempo e com as experiências cotidianas do ramo, o publicitário vai pegando o jeito.

Uma dica é criar contas teste. Assim você treina e começa a aprender a função de cada coisa. Tutoriais online e cursos rápidos também são uma boa pedida.

Dentre as qualidades e qualificações mais importantes para esse profissional, além das citadas acima, podemos falar também em:

  1. Estudo e aprendizagem sobre o posicionamento de mercado;
  2. Estudos de casos para tirar a parte boa e ruim de cada teste;
  3. Noções de planejamento estratégico;
  4. Postura profissional;
  5. Criatividade para buscar e/ou desenvolver conteúdos.

Em cada mídia, em cada processo, existem etapas e preocupações específicas. Superficialmente, você até pode ler e falar “ah, mas isso é tranquilo de fazer”, só que óh, vai por mim, quando você abre a portinha da mídia social, existe um buracão infinito de coisas.

Sem alguém preparado tomando conta da estratégia e/ou do time, pode ser que de início até apareça um resultado ou outro, mas na hora que a corda apertar, a loucura vai ser total e os investimentos têm grandes chances de serem perdidos.

E é nessa hora que você entra, mostrando para os contratantes como vale a pena investir direitinho, em alguém que “manja das manjarias” e tem as melhores saídas para as diversas situações do cotidiano online.

Bom, depois de tudo isso, acho que ficou bem claro para entender a importância de se especializar e focar esforços para oferecer o melhor trabalho sempre, né não?

O que mais esse profissional faz?

Além de mandar ver nas estratégias na web e nos processos envolvidos, para tudo correr como o planejado, é importante ter noções ou, de preferência, domínio sobre algumas tarefas:

  • Planejamento

Antes de sair por aí metralhando trabalho, a primeira coisa é um bom planejamento. É aqui que o Social Media irá elencar datas comemorativas, temas e assuntos relevantes com segmento da empresa para serem desenvolvidos ao longo de um período X.

Esse calendário editorial pode ser feito mensalmente, trimestralmente, por semprestre… tudo vai depender da demanda e da quantidade de mão de obra disponível.

O conselho é fazer por partes para não acumular job de uma vez e ficar desesperado com uma lista de tarefas que poderiam ser realizadas dali 1 mês ainda, ou mesmo acabar perdendo tendências, memes ou um marketing de oportunidade que aparecer!

  • Produção de conteúdo

Conteúdo rico e pertinente fará parte do trabalho desse profissional. Se, no caso, ele não for o produtor do material, na certa também precisará entender do assunto para não trocar gato por lebre. Então ter noções das estratégias usadas nesse segmento serão de suma importância.

Ah, lembrando que isso inclui ter um editorial de conteúdo, persona traçada, realizar estudo de público e descobrir o tom da linguagem que deverá ser utilizada.

  • Gestão

É importante saber gerir as redes sociais, o tempo e até uma equipe se for necessário. No final das contas não é só mandar job e postar. É preciso otimizar a página e analisar com frequência os resultados. Não só para ver se funcionou, mas para entender o seu público!

A gestão também inclui a parte de interação, como resposta de mensagens e comentários de usuários.

Saber como se portar e agir nas infinitas situações que podem acontecer nessas áreas separam os bons profissionais dos amadores. Uma palavrinha muda todo um significado de conversa e uma visão de empresa, que demorou anos para ser construída e pode ser quebrada com segundos e um print.

  • Noções de análise de resultados

Todo mundo quer investir mas quer ver o retorno que está tendo. Para isso é preciso saber como comandar as coisas, pra lá no final ter como mostrar “oh só, investimos X e o retorno até o momento foi de 50x”. Imagina só a cara do cliente ganhando 50x mais do que investiu! Só sucesso!

Nesta etapa, todas as ações serão analisadas e, a partir disso também serão propostas as melhorias, caso necessário.

Em grande parte das vezes, os probleminhas de interação encontrados podem facilmente ser resolvidos mudando uma imagem ou uma chamadinha.

Caso a estratégia tenha dado errado, é nessa hora também que precisaremos ter em mãos o plano de ação para virar essa mesa e começar a dar os resultados esperados. Então esteja preparado para bem ou mal.

Amei conhecer a profissão e me inspirei em seguir a carreira, qual o próximo passo?

Bom, antes de qualquer coisa, foco no vest  e se inscreva o quanto antes para o curso de Publicidade e Propaganda ou Marketing. Esses bacharelados abordam matérias de marketing digital e social media, que serão conteúdos fundamentais para que você se forme tendo algum embasamento e experiência teórica no assunto.

Claro que alguns cursos extras focados 100% nisso sempre são bem-vindos, mas se não for possível, só com as matérias oferecidas na faculdade você já consegue dar um start!  Se não souber ainda qual dos dois escolher, vamos deixar aqui um material bem bacana pra te ajudar, beleza?

Depois disso, seja um aluno interessado. Busque as novidades, questione, leve assuntos para aula, busque cursos extras e nunca deixe de pedir ajuda aos professores, eles saberão te direcionar.

Nessa etapa, escolher uma faculdade que ofereça uma boa nota no ENADE e benefícios como congressos nacionais e internacionais, avaliações multidisciplinares e bons laboratórios de informática e audiovisual já ajudam e muito!

Do meio do curso em diante, corra atrás de um estágio que te ajude a compreender a profissão e te permita vivenciar essas tarefas. Comece por baixo e vá nivelando seu conhecimento, assumindo responsabilidades aos poucos para não pirar e aprender de verdade.

Daí por diante meu amigo(a), seus sobrenomes serão: proximidade, satisfação, vendas e fidelização.

Um futuro de sucesso te espera, e só depende de você, dando o seu máximo, todo dia um pouco, para chegar lá, olhar para trás e agradecer por cada dia e cada aprendizado!

Espero que esse texto tenha te ajudado a finalmente decidir a carreira que você quer seguir! Até a próxima!