A graduação a distância é uma alternativa cada vez mais forte para quem deseja fazer um curso superior e ter melhores chances no mercado de trabalho. Porém, ainda existe muita falta de informação e também informações incorretas circulando sobre este formato de ensino.

Pensando nisso, nós decidimos preparar esse artigo e tirar suas principais dúvidas sobre a graduação na modalidade EAD. Quer saber mais? Então, boa leitura!

Qualquer graduação pode ser feita a distância?

A modalidade está cada vez mais difundida. É possível encontrar graduações a distância em várias áreas, como Letras, Matemática, Física, Engenharias, Marketing, Administração. Porém, alguns cursos ainda não podem ser feitos neste formato, pois não foram autorizados pelo MEC. Os principais exemplos são Medicina e Direito, pois a prática é essencial para a formação desse profissional.

O mais importante é procurar uma instituição credenciada, e um curso que seja reconhecido pelo MEC. Do contrário, seu diploma não terá nenhuma validade, mesmo que você conclua o curso.

O curso é completamente on-line?

Mesmo na graduação a distância, nem tudo será feito online. O MEC exige, através de uma portaria, que os cursos tenham, no mínimo, 20% de carga horária presencial. Ou seja, em um curso com 3600 horas-aula, pelo menos 720 horas deverão ser compostas de atividades presenciais.

Por esse motivo, o aluno precisa comparecer à sua instituição algumas vezes. Você terá que assistir às aulas específicas (como aulas práticas em laboratórios), fazer as provas e apresentar seu TCC — Trabalho de Conclusão de Curso. O estágio também conta como parte da carga horária presencial.

As datas para comparecimento à universidade geralmente são determinadas no começo de cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico do seu curso. É preciso estar atento, pois a presença nessas atividades será um requisito para sua formatura.

Qual é o perfil de aluno que se adapta melhor a esse formato de ensino?

Para adaptar-se a uma graduação a distância, é preciso ser um aluno focado no aprendizado. Quem só quer o diploma não terá a motivação necessária para levar os estudos adiante, sem um professor do lado todos os dias lhe dando suporte.

Para ter sucesso em uma graduação EAD, você precisa de assiduidade nos estudos, mesmo com a flexibilidade de horários.

Você pode escolher o melhor horário para assistir às aulas, ler e fazer exercícios, de acordo com seu estilo de vida — essa é uma das vantagens da graduação a distância. Por isso, é possível conciliar estudo e trabalho. Mesmo assim, você precisa ter disciplina e estudar todos os dias.

O curso a distância é mais barato?

Sim, além da flexibilidade de horários, essa é uma de suas principais vantagens. Mas, por que será que esse valor mais baixo é possível?

Tome cuidado. O motivo não tem nada a ver com a qualidade do curso. É possível organizar uma graduação a distância tão boa quanto a presencial e, ainda assim, oferecê-la por um preço mais acessível.

O verdadeiro motivo é que, enquanto um curso presencial só pode atender um número baixo de alunos — digamos, 100, 150 ou até duzentos, o curso a distância pode atender muito mais alunos. Afinal, não existe a limitação física da sala de aula. E, com mais alunos pagantes, existe a possibilidade de reduzir o valor das mensalidades de cada um. Ou seja, os dois lados saem ganhando!

Além disso, o aluno que estuda a distância não tem gastos complementares com deslocamento, moradia estudantil e alimentação. Ou seja, no final do mês, sua perspectiva financeira geral será melhor do que um aluno que precisa comparecer às aulas no campus.

O curso a distância é mais fácil?

Neste caso, a resposta é não. A graduação a distância tem, essencialmente, as mesmas disciplinas que a modalidade presencial. O conteúdo dessas matérias e a forma como eles são abordados também são idênticas. E um aluno do curso a distância precisa atender a todos os critérios normais para ser aprovado, como notas e frequência.

A única diferença, portanto, é que aluno e professor não estão no mesmo ambiente. E, embora isso afete a dinâmica de estudos, não tem qualquer impacto sobre a dificuldade.

Existe contato entre aluno e professor?

Embora, como dissemos antes, aluno e professor não estejam no mesmo ambiente, ainda existem formas de contato entre os dois na graduação a distância.

Se a aula é transmitida ao vivo, geralmente existe um chat, para enviar perguntas em tempo real. Depois das aulas, existem fóruns e e-mails. Assim, é possível trocar mensagens com seu professor e com os colegas, de maneira aberta ou privada.

Além dos professores, muitas instituições ainda contam com uma equipe de tutores. Eles não são responsáveis pelas disciplinas, mas estão aptos a responder dúvidas, corrigir exercícios e orientar os estudantes. Desta forma, garantem que todos os alunos sejam atendidos.

No geral, existe bastante suporte. Mesmo assim, a graduação a distância exige que o aluno tenha iniciativa e autonomia. Você precisa assumir a responsabilidade por seus estudos e buscar ajuda, quando precisar.

Como é o diploma da graduação a distância?

O diploma tem o mesmo valor de uma graduação presencial. Ele é aceito para concorrer a vagas de emprego, participar de concursos públicos ou ingressar em programas de pós-graduação.

Além disso, se você está preocupado com o preconceito que algumas empresas podem ter com um profissional que se formou a distância, pode ficar tranquilo. Nenhum campo no diploma determina se o seu curso foi presencial ou não.

Existe colação de grau para os alunos da graduação a distância?

Na verdade, essa é uma decisão que varia conforme a instituição de ensino. Você pode ficar surpreso em saber, por exemplo, que algumas universidades não organizam a cerimônia de colação nem mesmo para os alunos dos cursos presenciais.

Enquanto isso, outras instituições valorizam a colação de grau como um momento especial para os estudantes que concluíram essa jornada. Elas realizam uma cerimônia de entrega do diploma para os alunos da modalidade a distância, com a participação dos professores, escolha de paraninfos e todas as outras características típicas de uma colação de grau.

Agora que você já sabe como funciona uma graduação a distância, o próximo passo é escolher a instituição de ensino certa. Então, aproveite o embalo e confira agora mesmo nosso artigo completo sobre como escolher a universidade certa para prestar vestibular!