Faculdade de educação física: como saber se é o curso certo?

    Se você é aquela pessoa que se preocupa com a saúde e com a qualidade de vida, gosta de acompanhar as notícias do mundo do esporte, segue à risca a rotina de exercícios e se “preguiça” é uma palavra que não existe no seu vocabulário, educação física pode ser uma boa opção de carreira para você.

    Além de ser uma das profissões mais saudáveis do mercado, ela ainda conta com diferentes possibilidades de atuação e ótimas oportunidades de trabalho para quem não tem medo de fazer esforço e suar a camisa!

    Quer saber mais sobre a faculdade de educação física e descobrir se é o curso certo para você? Então continue lendo o nosso post e fique bem informado sobre essa carreira cheia de dinamismo e energia.

    Qual é o perfil de um educador físico?

    Para se tornar um profissional de sucesso nessa área, não basta ter apenas um bom condicionamento físico e fôlego para encarar as diferentes atividades do dia a dia de trabalho. É preciso ter também algumas habilidades essenciais como:

    • conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do corpo humano e os tipos de atividade ideal para o perfil de cada pessoa;

    • boa comunicação para explicar com tranquilidade e de forma objetiva passos importantes da atividade física como respiração, uso da força e a correta execução dos exercícios;

    • bom relacionamento interpessoal para lidar com pessoas de diferentes idades, gêneros e estilos de vida;

    • responsabilidade e comprometimento para cuidar da saúde e do bem-estar de outras pessoas, respeitando as suas potencialidades e os seus limites;

    • atualização constante para conhecer as melhores tendências e oferecer um bom acompanhamento profissional.

    Quais conhecimentos serão adquiridos na faculdade de educação física?

    Ao contrário do que muita gente pensa, o curso de educação física não é focado apenas em aulas práticas e nas atividades no campo ou em quadra. Ele é composto também de muita teoria e diversas matérias ligadas à área de ciências biológicas e de química como anatomia, fisiologia, nutrição e bioquímica.

    Nas disciplinas mais específicas, você vai adquirir conhecimentos voltados às diferentes modalidades esportivas, técnicas para treinamento desportivo, primeiros socorros e também matérias relacionadas à gestão, estatística e psicologia.

    Se você optar pela habilitação em licenciatura, serão acrescentadas à grade curricular as disciplinas voltadas ao âmbito da pedagogia e da educação, além de um estágio supervisionado obrigatório.

    Independentemente da modalidade escolhida, a duração média do curso é de 4 anos e além do diploma de graduação, para ingressar no mercado de trabalho e exercer a profissão, você precisará ter um registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) no estado onde exercerá a sua atividade.

    Em que áreas esse profissional pode trabalhar?

    O campo de atuação do educador físico é bastante extenso, por isso, você poderá encontrar oportunidades de trabalho em diferentes setores. Confira algumas opções abaixo:

    Condicionamento físico

    Nesse segmento, o profissional da educação física estará habilitado a acompanhar a realização de exercícios físicos individuais como personal trainer, trabalhando em academias e clubes, ou em empresas, onde poderá promover atividades de alongamento e ginásticas laborais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

    Performance esportiva

    O profissional dessa área tem a função de orientar atletas e equipes durante os treinamentos e competições das mais diferentes modalidades esportivas, acompanhando a sua preparação e buscando melhorar o seu desempenho, além de prevenir e tratar possíveis lesões trazidas pela atividade física.

    Turismo e recreação

    O bacharel em Educação Física também poderá trabalhar em hotéis, resorts, spas, navios e clubes, coordenando atividades lúdicas para adultos e crianças, promovendo alongamentos, exercícios leves e orientações para o cuidado com o corpo, ou liderando passeios turísticos e práticas ao ar livre como montanhismo, rafting, exploração de cavernas e caminhadas em trilhas.

    Recuperação de pacientes

    O educador físico poderá, ainda, atuar em conjunto com fisioterapeutas, auxiliando na reabilitação de pacientes que passaram por cirurgias e outros procedimentos médicos, por meio da elaboração de programas de exercícios adequados a cada caso e do acompanhamento da realização dessas atividades.

    Ensino

    Além de trabalhar como professor na educação infantil, no ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, o licenciado em Educação Física poderá dar continuidade à sua formação e investir em cursos de mestrado e doutorado, garantindo a oportunidade de atuar em projetos de pesquisa e dar aulas em instituições de ensino superior.

    Grupos especiais

    O profissional dessa área atuará especificamente na elaboração de atividades para idosos, gestantes, portadores de algum tipo de deficiência ou outras pessoas que necessitam de um acompanhamento especial na realização de exercícios que contribuam com a manutenção da sua saúde e do bem-estar.

    Terceiro setor

    Em fundações, organizações não governamentais (ONGs) e outras instituições voltadas à área social, o educador físico também pode encontrar boas oportunidades de trabalho, podendo gerenciar e desenvolver projetos que ajudem a promover a integração e a inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.

    Por que vale a pena investir na carreira?

    A preocupação da população com a saúde e os cuidados com o corpo, aliada ao reconhecimento da importância do papel da Educação Física no campo da saúde preventiva, tem aumentado a procura por profissionais qualificados, abrindo as portas para um mercado de trabalho bastante promissor para os graduados em Educação Física.

    Nesse contexto, o crescimento das academias e do mercado fitness, o investimento das empresas em programas de qualidade de vida para seus funcionários e o surgimento de oportunidades em clínicas e hospitais, faz com que o setor apresente altos índices de empregabilidade e boas oportunidades em diferentes áreas de atuação.

    E aí, está preparado para ingressar na faculdade de educação física e dar esse importante passo em direção ao seu futuro profissional? A gente sabe que equilibrar a rotina de estudos teóricos e as atividades práticas pode parecer um grande desafio, mas, certamente, os resultados serão muito gratificantes!

    E se você quiser solucionar outras dúvidas sobre essa carreira, conferir informações sobre outros cursos de graduação ou saber mais sobre os benefícios que o Grupo Unis oferece para que você tenha a melhor preparação para o mercado de trabalho, entre em contato conosco!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!