Faculdade de comunicação: como escolher entre publicidade e jornalismo?

    Toda pessoa considera a própria personalidade e os objetivos de longo prazo na hora de escolher um curso superior. Apesar de ser um gesto movido pela curiosidade, levantar esses fatores é o ponto de partida para a análise de diferentes áreas do conhecimento.

    Entre as opções disponíveis para quem quer se profissionalizar, a faculdade de Comunicação Social é uma das que mais geram dúvidas nos estudantes. Ela engloba uma lista ampla de habilitações que são essenciais na nossa sociedade, como é o caso da Publicidade e do Jornalismo.

    Mas, e aí? Você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre esses dois cursos? Acompanhe o nosso post para descobrir e fazer a escolha certa!

    Entenda a área de Comunicação Social

    Área comum dos cursos de Jornalismo e Publicidade, a Comunicação Social se dedica ao estudo das relações entre a sociedade e os seus meios de comunicação. Além das habilitações citadas, ela pode compreender os cursos de bacharelado em Cinema e Audiovisual, Produção Editorial, Direção Teatral, Relações Públicas, entre outros.

    Os aprendizados obtidos na faculdade de Comunicação Social variam conforme a ênfase do curso. Como o próprio nome da profissão sugere, o estudante que seguir a área deve ter excelente capacidade de se comunicar e, também, se expressar com clareza para garantir que as informações transmitidas sejam relevantes ao público receptor.

    Grade geral dos cursos

    A grade geral de muitas faculdades de Comunicação — e, portanto, dos cursos de Publicidade e Jornalismo — é voltada ao estudo dos meios de comunicação de massa. Ela também prioriza conteúdos de diversas áreas fundamentais no trabalho dos comunicadores, como a antropologia e a sociologia. Outras disciplinas incluem:

    • Comunicação e Expressão;

    • Comunicação Global, Regional e Local;

    • Economia e Comunicação;

    • Fundamentos das Mídias;

    • Métodos e Técnicas de Pesquisa;

    • Teoria das Ciências Humanas;

    • Teoria da Comunicação;

    • Teoria Política.

    Apesar de existir uma grade de base, muitas instituições oferecem disciplinas específicas de cada curso desde o primeiro ano letivo. Portanto, tanto quem pretende estudar Publicidade quanto quem deseja se formar em Jornalismo precisa avaliar as matérias das faculdades selecionadas antes de tomar uma decisão.

    Cabe destacar que as aulas iniciais na área de comunicação são focadas em aspectos mais teóricos. Aos poucos, os estudantes passam a ter contato com atividades práticas ou experimentais, que podem ser realizadas em estúdios, laboratórios ou programas de estágio. Os detalhes da rotina de cada curso você verá nos próximos tópicos.

    Saiba mais sobre o curso de publicidade

    O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos. Com foco em todas as etapas de comunicação e promoção de novos itens para o mercado, ele prepara os alunos para que saibam definir públicos, criar campanhas e utilizar os melhores canais e ferramentas de divulgação.

    Na faculdade, a criação publicitária costuma ser feita em grupos e, portanto, exige que os estudantes tenham capacidade de trabalhar com diferentes pessoas. Além de estimular a participação de todos, essa característica contribui para a criação de um ambiente descontraído, criativo e animado dentro da sala de aula.

    Principais disciplinas

    Nos semestres da faculdade de Publicidade e Propaganda, o estudante vai encontrar matérias voltadas ao ensino de técnicas de criação. Entram nessa lista os estudos de fotografia, redação publicitária e computação gráfica, bem como os treinamentos nas diversas linguagens da propaganda.

    A finalização da graduação se dá com a realização do estágio e entrega do trabalho de conclusão de curso. Em conjunto com a grade básica da Comunicação Social, são abordadas disciplinas específicas, como:

    • Criação Publicitária;

    • Comunicação Institucional;

    • Comunicação Política;

    • Comportamento do Consumidor;

    • Direção de Arte;

    • Estatística Aplicada;

    • Fotografia Publicitária;

    • Gestão Estratégica e Marketing;

    • Legislação e Ética Publicitária;

    • Língua Portuguesa;

    • Marketing de Relacionamento;

    • Psicologia da Comunicação;

    • Pesquisa de Mercado;

    • Semiótica.

    A lista de disciplinas varia de uma faculdade para outra, mas boa parte dos cursos enfatizam conteúdos de propaganda, criação, moda, comunicação, varejo, cultura, planejamento e ambiente promocional. Além do bacharelado, o aluno pode encontrar opções de formação em tecnólogo, com duração total de dois anos.

    Muitas pessoas ainda confundem as áreas de marketing e publicidade justamente por possuírem pontos em comum e estarem relacionadas. Se você tem interesse por algum desses cursos, precisa ter em mente que a publicidade é considerada uma importante ferramenta dentro do marketing.

    Funções do profissional

    A Publicidade e Propaganda é, hoje, a principal área envolvida na construção da imagem de uma empresa ou pessoa frente a determinado público. Ela o faz utilizando criatividade e diferentes técnicas de comunicação na hora de divulgar produtos, marcas ou serviços.

    O profissional da área fica encarregado de criar, avaliar, coordenar e divulgar peças publicitárias nas principais mídias, como rádio, revista, jornal impresso, televisão e internet. Para isso, deve realizar pesquisas de mercado e coletar dados que ajudem a desenvolver campanhas focadas em diferentes públicos.

    Para estimular as vendas, o publicitário deve sempre buscar a melhor forma de apresentar ideias e tendências. O seu trabalho é atestar a qualidade de determinado produto ou serviço e convencer o consumidor final com bons motivos.

    Perfil do estudante

    Curiosidade, criatividade e flexibilidade estão entre as características mais valorizadas em um publicitário. Portanto, quem deseja cursar faculdade de comunicação focada nessa habilitação deve ser ousado, ter capacidade de atuar em conjunto com diferentes grupos e, ainda, gostar de trabalhar com softwares de criação e edição.

    Apesar dessa orientação, todo estudante deve pesquisar dicas e ouvir depoimentos de quem já se formou ou de quem ainda está cursando Publicidade e Propaganda. As conversas com graduandos e profissionais atuantes é valiosa porque fornece informações e cuidados que preparam para a vida acadêmica.

    Custos da faculdade

    As faculdades privadas são ótimas opções para quem quer escolher a região onde vai morar e estudar, afinal, existem em maior quantidade no Brasil. Nesse caso, a mensalidade é um fator de peso para a escolha final do estudante e, portanto, deve ser conferida em diferentes instituições.

    Atualmente, o custo de uma faculdade de comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda gira em torno de R$ 300,00 e R$ 3.000,00 mensais. Portanto, o valor médio das mensalidades é de R$ 500,00 a R$ 1.000,00.

    Áreas de atuação

    A Publicidade e Propaganda é uma carreira abrangente que permite aos profissionais atuarem em áreas que vão além das empresas privadas e agências. Veja só:

    • setor público: atuar em campanhas educativas ou promocionais de prefeituras, governos e estados;

    • empresas prestadoras de serviços: estúdios de fotografia ou produtoras de áudio, vídeo e internet;

    • Organizações Não Governamentais: desenvolver campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantar fundos;

    • consultoria: orientar pessoas ou empresas que desejam definir a estratégia de uma marca.

    Nas organizações em geral, o trabalho costuma ser realizado no setor financeiro, de marketing ou vendas. Nas agências, a atividade depende do produto desenvolvido, que geralmente é um conteúdo para a internet, uma produtora ou um filme para a televisão.

    Outras possibilidades de atuação para o publicitário estão listadas abaixo:

    • criação: produzir campanhas publicitárias por meio da coleta e análise de dados. As pesquisas devem ser focadas no produto e mercado consumidor;

    • produção: produzir jingles, comerciais e anúncios em jornais, revistas, rádios, televisão, sites e outdoors;

    • atendimento: fazer a ligação entre agência e cliente, a fim de levantar dados que possam orientar a campanha de divulgação de determinado produto ou empresa;

    • mídia: escolher os veículos de comunicação adequados para difundir cada campanha. Além disso, negociar a compra de espaços para anúncios em outdoors, na TV, em revistas ou na internet;

    • pesquisa: coletar dados do perfil, necessidades e hábitos dos consumidores, bem como avaliar o impacto das campanhas sobre o público-alvo;

    • marketing: planejar e desenvolver produtos e serviços por meio de estratégias de preço, distribuição e venda. O trabalho é feito desde o início da campanha até a aproximação com os consumidores;

    • gerência de produto: conduzir ações de publicidade e promoção de vendas de determinado produto ou serviço;

    • promoção de vendas: elaborar estratégias de vendas com campanhas de produtos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

    Mercado de trabalho

    Com grande variedade de áreas de atuação, o mercado de trabalho para os formados em Publicidade se mostra bastante promissor. A maioria das oportunidades ainda se encontra dentro de empresas que desenvolvem produtos e serviços.

    Cabe destacar que, com o aumento do uso da internet, comércios e pequenas agências vêm apostando em ações de publicidade na web. Nessa situação, o número de profissionais trabalhando com marketing de conteúdo e comércio eletrônico só aumenta.

    Além de seguir o caminho da publicidade digital, o publicitário também pode ampliar os seus conhecimentos em uma área específica da graduação. Para isso, basta procurar opções de pós-graduação que possam incrementar o currículo e garantir a realização profissional. Confira alguns dos cursos disponíveis:

    • Direção de Arte ou Criação Publicitária: ideal para publicitários que querem se envolver em atividades de Criação. Tem foco na utilização de ferramentas gráficas;

    • Fotografia Publicitária: perfeita para os profissionais que gostam de trabalhos audiovisuais;

    • Marketing: curso voltado para quem quer se envolver com um campo mais mercadológico, como o Marketing Esportivo;

    • Redação Publicitária: indicada para quem precisa se aprofundar na escrita ou aprender mais sobre o uso da linguagem na profissão;

    • Roteiro e Direção de Filmes: para publicitários que pretendem produzir e filmar.

    Saiba mais sobre o curso de jornalismo

    O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também tem duração média de 4 anos, e tem como objetivo preparar estudantes para trabalhar em diferentes veículos de comunicação, como rádio, revistas, televisão e internet. As aulas ensinam como investigar, apurar e contextualizar informações relevantes para o público.

    A faculdade exige trabalho de conclusão de curso, que pode ser apresentado na forma de um projeto prático — elaboração de um programa de TV ou de um jornal impresso —, mais a entrega de um relatório ou monografia. O aluno também deve fazer estágio no último ano letivo para finalizar a graduação com sucesso.

    Principais disciplinas

    A faculdade de Jornalismo prevê aulas práticas de jornalismo impresso e online, fotojornalismo, telejornalismo e radiojornalismo desde o início da graduação. Além da grade básica da Comunicação Social, os estudantes do curso também devem cumprir as disciplinas específicas, que incluem:

    • Administração em Comunicação e Serviços;

    • Assessoria de Imprensa;

    • Fundamentos do Jornalismo;

    • Gestão Empreendedora;

    • História do Jornalismo;

    • Jornalismo Especializado;

    • Jornalismo Esportivo;

    • Jornalismo Interpretativo e Informativo;

    • Legislação em Jornalismo;

    • Técnicas de Redação e Edição de Texto;

    • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística;

    • Novas Tecnologias de Comunicação;

    • Teoria de Opinião Pública;

    • Webjornalismo.

    Existe uma polêmica em torno do diploma de graduação em Jornalismo, afinal, ele não é obrigatório para exercer a profissão no Brasil. O Supremo Tribunal Federal derrubou essa exigência em 2009; porém, em 2012, o assunto voltou à tona.

    Atualmente, a proposta que sugere a obrigatoriedade do diploma ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados. Para os estudantes que têm dúvidas, a orientação continua sendo buscar uma boa instituição para a formação que, em meio a um mercado variado e competitivo, se torna um diferencial.

    Funções do profissional

    O profissional formado em Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo atua na procura e divulgação de informações nos principais meios de comunicação. Também chamado de comunicador da notícia, tem a função de investigar e transmitir fatos de interesse público, utilizando para isso uma linguagem adequada e compreensível.

    O seu dia a dia é composto de atividades de redação e edição de reportagens, realização de entrevistas e elaboração de artigos. Como qualquer pessoa que ingressa na carreira de Comunicação, o jornalista deve apresentar boa escrita, domínio do português e capacidade de se relacionar com diferentes públicos.

    Perfil do estudante

    Quem pretende estudar jornalismo deve saber se expressar, ter senso crítico e habilidade em trabalhar com softwares específicos para a edição de textos e de imagens. Assim como acontece na faculdade de publicidade, os trabalhos no jornalismo nunca são individuais. Isso exige paciência para lidar com os colegas e para ouvir diferentes opiniões.

    Outra característica desejável no estudante de jornalismo é a predisposição para ler muito e acompanhar as notícias mais recentes. O hábito garante uma visão do todo e análises mais realistas do assunto estudado. Sempre que possível, deve se preocupar em saber o que acontece no mundo, e não apenas no seu entorno imediato.

    Apesar da necessidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas, o futuro jornalista também precisa desenvolver capacidade de liderança. Isso significa mostrar a sua posição na sociedade, por meio de um olhar crítico que permita levar ao público as opiniões e informações que mais aguardam.

    Custos da faculdade

    Como se não bastasse a dedicação exigida nas provas e trabalhos, o estudante que chega à faculdade também precisa se planejar para arcar com custos de moradia, alimentação e mensalidade do curso.

    É, a vida de universitário não é fácil, mas pode ser melhor encarada se você procurar se informar sobre alguns benefícios. Eles podem aparecer na forma de descontos por pagamentos em dia, bolsa ou ingresso por meio de programas, como o ProUni ou FIES.

    Para ter uma ideia, um curso privado de Jornalismo no Brasil pode ter mensalidades de R$ 300,00 até R$ 3.200,00. A média mensal fica entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00.

    Áreas de atuação

    O estudante sai da faculdade de comunicação apto para trabalhar em uma área ampla e dinâmica. Esse profissional nunca deixa de ser jornalista porque não pode simplesmente ignorar fatos ou, ainda, fingir que não viu determinado acontecimento. Confira abaixo algumas das áreas de atuação:

    • edição: definir o tamanho e enfoque de uma reportagem, bem como redigir o seu texto final. No rádio e TV, combinar imagens e sons para dar forma a documentários e notícias. Em veículos impressos, selecionar as fotos e ilustrações a serem usadas;

    • fotojornalismo: fotografar cenas, acontecimentos e pessoas para utilizar em reportagens de jornais, revistas e internet;

    • comunicação empresarial: fazer o contato entre organizações e a imprensa ou público-alvo — que pode compreender clientes, fornecedores, governo, funcionários e entidades — para divulgar o nome da empresa;

    • comunicação digital multimídia: criação e manutenção de websites, intranets e extranets. Também deve redigir e editar boletins e revistas eletrônicas;

    • reportagem: coletar informações e criar textos para divulgar em rádio, TV, jornal, revista e na internet.

    Além de seguir carreira de editor, pauteiro, chefe de reportagem ou repórter, o jornalista ainda pode se especializar em atividades diferenciadas, como:

    • assessoria de imprensa de grandes personalidades, artistas, políticos, jogadores de futebol, entre outros;

    • acompanhamento de acontecimentos ocorridos na economia, política ou administração pública;

    • divulgação de novidades no campo da ciência, saúde, esportes e cultura;

    • foco em segmentos específicos, como moda, turismo ou gastronomia.

    Mercado de trabalho

    Até pouco tempo atrás, a maioria dos jornalistas atuava na imprensa por meio de televisão, rádio, jornal e revistas. Esse tipo de trabalho envolve a realização de entrevistas, pesquisas e elaboração de artigos para leitura.

    Atualmente, as vagas para cargos convencionais diminuem quase no mesmo ritmo em que crescem as oportunidades de trabalho no meio digital. Com a internet, os jornalistas podem usar os seus conhecimentos na criação de conteúdo para web e no desenvolvimento de estratégias para a atração de clientes.

    Os cargos de maior destaque estão na área de comunicação digital multimídia e comunicação empresarial. Na primeira, o profissional costuma atuar como administrador responsável por criar, montar e manter websites. Na segunda área, é encarregado de promover o contato da imprensa com empresas e outros públicos.

    O jornalista que pretende migrar para o meio digital precisa ter domínio de ferramentas específicas. Um bom exemplo é o web analytics, que permite analisar dados qualitativos e quantitativos de um site para aumentar a sua audiência.

    Nesse formato de jornalismo, saber o número de cliques feitos em uma página, o tempo gasto na leitura ou as palavras-chave mais buscadas por internautas é fundamental na definição de ações eficientes. É possível, por exemplo, descobrir qual o melhor horário para divulgar um conteúdo e os temas com maior relevância no momento.

    Agora que você já conhece as diferenças, saiba como escolher entre eles

    Deu para perceber que, mesmo pertencendo a uma mesma área, o Jornalismo e a Publicidade são profissões bem diferentes, certo? Ainda assim, é possível que você tenha dificuldades para escolher entre as duas carreiras. Foi pensando nisso que resolvemos resumir algumas características de cada curso neste tópico.

    Acompanhe para orientar sua escolha e tirar possíveis dúvidas:

    Foco

    O Jornalismo tem o seu foco na produção, análise e divulgação de informações em TV, rádio, internet, jornal e revista. Já a Publicidade é a área que utiliza os conhecimentos da Comunicação para divulgar uma ideia ou promover produtos e serviços.

    Objetivo

    O profissional do Jornalismo se concentra em contar fatos, investigar acontecimentos e publicar notícias dentro de um padrão. Nesse trabalho, o seu objetivo deve ser informar e levar dados relevantes a determinados públicos.

    O profissional da Publicidade e Propaganda trabalha com persuasão, pois precisa convencer o público de que o produto ou serviço que está vendendo é de qualidade e vale o investimento. Se objetivo, portanto, é vender uma ideia ou solução.

    Cabe destacar que o Jornalismo também tem o poder de persuadir por meio de opiniões e posicionamentos apresentados durante a divulgação de notícias. Ou seja, com exceção do jornalismo alternativo, é uma área que exige que o profissional se adapte aos padrões da empresa envolvida na produção e divulgação de informações.

    Habilidades desejadas

    Jornalismo é uma profissão muito dinâmica e, portanto, exige pessoas curiosas e com energia para buscar, apurar e divulgar informações sobre o que ocorre no Brasil e no mundo, a qualquer momento. Se você gosta de ficar por dentro dos principais acontecimentos e novidades, pode se encontrar nessa carreira.

    A Publicidade domina a arte da promoção e está em todo lugar. Para funcionar nos mais diversos canais de comunicação, ela precisa ser desenvolvida por pessoas criativas e com talento de sobra. Portanto, se você é daquelas pessoas que tem uma inspiração para tudo, a carreira em publicidade talvez seja a mais indicada.

    Com algumas diferenças e semelhanças, tanto o Jornalismo quanto a Publicidade são mercados amplos e recheados de oportunidades, especialmente para os profissionais que dominam a internet e a linguagem dos novos formatos de comunicação.

    Portanto, independentemente da escolha, não deixe de investir em uma boa faculdade de comunicação para ter acesso a conhecimentos e experiências de qualidade. Esse cuidado, com certeza, fará a diferença no seu futuro.

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