Dieta detox, até que ponto essa prática é benéfica para o organismo?

    Introdução

    Tem coisa mais corriqueira nessa vida do que rodar pela cidade e se deparar com revistas de fofoca ou ​ligadas ao mundo fitness, cheias de manchetes gritando “perca até 4592315kg em uma semana com ​detox”?

    Exageros à parte, muito se ouve falar sobre uma dieta chamada detox. Para uns é maravilhosa, para outros um exagero desnecessário. Mas e você, o que pensa sobre essa dieta? Acabou de entrar na faculdade ou está cogitando a possibilidade de iniciar o curso de nutrição e quer saber mais desse assunto?  Afinal de contas, detox faz bem ou mal pro organismo?

    Para saber as respostas dessas perguntas, basta continuar coladinho com a gente nessa leitura!

    O que é a tal da dieta detox?

    A dieta detox ou dieta de desintoxicação, nada mais é que uma alimentação voltada para literalmente desintoxicar o corpo. Mas como assim? Então, hoje em dia ficamos muito expostos a substâncias químicas o tempo todo.

    Corantes, hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura, carboidratos em excesso e também o uso abusivo de medicamentos faz com que o nosso organismo fique sobrecarregado e acumulando substâncias das quais não precisamos.

    Com a dieta detox, todas essas substâncias que não precisamos vão embora, e o corpo volta a metabolizar a todo vapor. Mas nada que uma alimentação saudável também não resolva. Isso mesmo: comendo direito, o seu próprio organismo elimina essas toxinas sem problema algum!

    Me explica como ela é elaborada?

    Como você viu, essa dieta foi criada para fazer o seu corpo expelir tudo o que é desnecessário para ele. Para isso, a dieta será prescrita com alimentos de verdade, preferencialmente orgânicos, tudo fresquinho.

    Nela sempre haverão frutas, verduras, legumes, carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco).

    Ah, e para suprir os temperos industrializados que nos fazem mal, não é necessário  economizar nas especiarias naturais como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e ervas frescas. Lembrando que a dieta detox possui variações com alimentação sólida ou líquida, beleza?

    Ela normalmente é receitada por períodos curtos, variando de uma semana até a um mês em média, para atingir além do objetivo já citado de limpar seu organismo, melhorar resultados de procedimentos corporais e eliminar líquidos.

    Posso começar a segui-la por conta própria?

    Como todo mundo sabe, nenhuma dieta deve ser feita ou seguida por conta própria. Temos organismos e necessidades diferentes uns dos outros. Por isso, é imprescindível suprir de forma ímpar as carências energéticas de cada pessoa.

    Inclusive, sabe aquela dieta pronta que está na revista, seguida por todas as celebridades e que é sucesso total? Então, quase nunca ela vai ajudar. Por que? Ela foi elaborada sem embasamento no seu corpo e, às vezes, uma vitamina que você deixa de ingerir, acarreta uma série de outros problemas.

    Ou seja, às vezes existem problemas metabólicos que só serão descobertos e resolvidos após uma análise completa, mudança de estilo de vida e de pensamento. Não se trata de comer menos, mas comer direito. Então o conselho é, desista de métodos rápidos, não economize quando o assunto é saúde e corra para um nutricionista!

    Se tratando da dieta detox, o cuidado deve ser redobrado. Ela é ótima quando aplicada com um objetivo traçado, indicada por períodos determinados, mas quando se abusa dela, seu organismo acaba sendo prejudicado.

    Nutricionistas atuantes na região ainda alertam: essa dieta só deve ser indicada caso seja possível o paciente se adequar às necessidades dela. Como exemplos, realizar o preparo correto dos alimentos e ingeri-los nos horários certos.

    Ah, e se você tem interesse em fazer detox, informe o nutricionista e vá ciente de que alguns alimentos serão vetados, como industrializados, gorduras, farinha branca, açúcar, cafeína (cafés, chás mates, energéticos), corantes, bebidas alcoólicas.

    Não será necessário excluir o glúten ou lactose se você não possuir alergia ou intolerância, mas maneirar nos carboidratos sempre ajuda. Então se pretende começar a fazê-la, corra para o seu nutricionista funcional de confiança e questione se realmente é indicada para as suas necessidades e quadro clínico.

    Quero ser nutricionista funcional, quais as dicas?

    Primeiramente, será necessário estudar bastante e passar no vestibular de uma boa instituição que ofereça o curso de Nutrição. Ele é que vai te dar o embasamento necessário para atuar na profissão, então a dica um, podemos contabilizar como: escolher uma boa faculdade.

    A dica dois: se esforçar bastante durante o curso, participar de grupos de estudo, extensões, congressos nacionais e internacionais (se possível). Eventos que te forneçam bastante network e troca de experiências podem te abrir grandes portas!

    Em terceiro lugar no nosso ranking, vamos focar em um bom estágio. Dê preferência a locais que trabalhem com a nutrição funcional e esportiva. O contato com quem já atua nessa especialidade lhe trará experiência e proximidade com clientes, que podem sempre dar aquele feedback do tratamento que tiveram, mostrando erros que você poderá evitar e acertos que deverá seguir.

    Mais a frente, quando terminar a faculdade, o que te dará o título de nutricionista funcional é a especialização na área. Então não tenha medo de pesquisar o melhor lugar para se tornar um profissional bem preparado e focado.

    E para não ter mais dúvidas sobre a sua escolha, trouxemos um material nesse link aqui, que vai te dar um panorama da faculdade de nutrição, oportunidades do mercado e te deixar ainda mais animado para apertar o start dessa etapa da vida!

    Ser nutricionista é bom demais!

    Trabalhar ajudando pessoas a atingir seus objetivos e metas é uma experiência muito gostosa e recompensadora. Acompanhar uma pessoa que tinha dificuldade e saber que por meio de sua ajuda ela conseguiu evoluir e se tornar uma versão melhorada de si mesmo, faz todo o tempo e esforço dedicados ao trabalho valerem completamente a pena.

    Se motive a seguir esse caminho sempre conciente. Ser autônomo depende diretamente de se conseguir a confiança das pessoas, e isso só acontecerá com o tempo, de acordo com a experiência pessoal de cada um.

    Fique ligado sempre no feedback dos pacientes, o boca a boca é um grande aliado, mas os resultados obtidos serão a prova da sua competência! Mas é como aquela conhecida frase diz, tudo o que se faz com amor, dá bons frutos.

    Esperamos que esse material tenha contribuído para alimentar a sua paixão pela nutrição e mostrado uma oportunidade de trabalho super bacana para os que pretendem seguir essa carreira! Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!