Conheça as 9 profissões que estarão em alta nos próximos anos!

    Em um cenário social e econômico marcado por exigências cada vez maiores, o mercado necessita de demandas específicas relativas à formação e à atuação dos profissionais. Se você deseja ser cada vez mais competitivo no mercado de trabalho, precisa estar constantemente atento às profissões que estão em alta.

    O que coloca uma profissão em alta são as exigências do mercado. Por isso, as demandas das empresas são fundamentais para que uma profissão seja ou não requerida e valorizada.

    Assim, é preciso ficar de olho no mercado para escolher a profissão certa e se qualificar constantemente. Para ajudar você, listamos as 9 profissões que estarão em alta nos próximos anos. Não perca tempo e conheça cada uma delas!

    Área de Ciências Humanas e Sociais

    1. Analista de desenvolvimento organizacional

    O que faz? Esse profissional tem a responsabilidade de executar processos de avaliações de desempenho/performance, bem como elaborar trilha de carreira e plano de sucessão. Também cabe a ele o desenvolvimento de estudos relacionados a clima e cultura empresarial e o mapeamento de necessidades corporativas.

    Qual a formação necessária? Graduação em Administração com especializações na área de gestão de pessoas.

    Por que estará em alta? Principalmente por causa do crescimento do número de empresas de pequeno porte no Brasil. Esse tipo de organização precisa ter suas equipes fortalecidas, além de desenvolver projetos que visam a manter seus profissionais motivados na estrutura.

    2. Profissional de trade marketing

    O que faz? Entre suas atribuições estão o estudo do produto nos pontos de vendas, a realização de pesquisas sobre as empresas concorrentes, o posicionamento da marca e de mercado bem como a criação de interface para distribuidores e vendedor final. Esse profissional elabora estratégias de execução.

    Qual a formação necessária? Publicidade e Propaganda, Marketing ou Jornalismo. Pós-graduações na área de administração são bem-vindas.

    Por que estará em alta? As estratégias de trade marketing são ferramentas que auxiliam o aumento das vendas. Tanto em períodos de crise como em momentos de estabilidade do mercado, a elevação das vendas e a consolidação da marca do produto são ações que promovem a sustentabilidade da empresa.

    3. Analista Educacional

    O que faz? Atual no ambiente educacional, esse profissional oferece suporte aos diferentes tipos de atividades desenvolvidas no segmento acadêmico. Pode atuar na supervisão, orientação e avaliação do processo de ensino-aprendizagem em instituições de ensino, na criação e implementação de políticas educacionais nos órgãos reguladores, na elaboração e editoração de material didático etc.

    Qual a formação necessária? Graduação em Pedagogia. Profissionais com licenciatura em outras áreas do conhecimento podem se especializar em educação para atuar na profissão.

    Por que estará em alta? O crescimento do número de instituições educacionais dos mais variados níveis de ensino, tanto públicas quanto privadas, tem demandado profissionais capazes de atuar diante das diferentes necessidades institucionais. Sendo esse um profissional com atuação ampla, costuma ser muito exigido no mercado atual.

    Área de Ciências Exatas e de Negócios

    4. Gerente de vendas

    O que faz? É responsável por gerenciar as estratégias de vendas e avaliar as melhores práticas mercadológicas voltadas ao cumprimento de metas e desenvolvimento de novos negócios. Participa do planejamento da empresa e acompanha o desempenho da equipe de vendas com o objetivo de aumentar o faturamento.

    Qual a formação necessária? Graduação em Administração, Ciências Contábeis ou Engenharia.

    Por que estará em alta? Inserida em um mercado cada vez mais desafiador e competitivo, a empresa precisa encontrar meios de garantir a continuidade e o aumento da lucratividade dos seus negócios. Isso é feito no setor de vendas da empresa com a liderança do seu gerente.

    5. Especialista de Planejamento Financeiro

    O que faz? Realiza análises de viabilidade financeira de projetos, assim como elabora e analisa relatórios gerenciais com vistas a acompanhar as atividades financeiras dos diversos setores de uma empresa. Também contribui para a elaboração de orçamentos e análise da relação entre custos reais e previstos.

    Qual a formação necessária? Graduação em Ciências Contábeis, Administração ou Engenharia de Produção.

    Por que estará em alta? Em tempos de crise, o planejamento financeiro que já era fundamental se torna uma questão de sobrevivência. Portanto, é necessário que as empresas contem com profissionais capazes de possibilitar uma visão financeira das áreas envolvidas nos negócios.

    6. Especialista em supply chain

    O que faz? Trabalha para garantir que o processo de logística seja completamente integrado entre as partes que estão envolvidas. As suas atribuições englobam atividades relativas às áreas de compras, cadeia logística e o planejamento de produção assim como de demanda.

    Qual a formação necessária? Graduação em Administração, Logística ou Engenharia.

    Por que estará em alta? O principal objetivo de uma empresa é o aumento do seu lucro. O especialista em supply chain reúne características diretamente relacionadas a tal finalidade, já que contribui para a redução de custos e para melhora do atendimento aos clientes.

    Área de Ciências Biológicas

    7. Gerente de Educação Continuada — serviços clínicos

    O que faz? Sua função é desenvolver e gerir a implantação do plano de educação clínica e continuada em instituições hospitalares e laboratórios, assim como acompanhar sua execução. Geralmente, esse profissional tem como foco o desenvolvimento de universidade corporativa.

    Qual a formação necessária? Graduação em Enfermagem ou em áreas correlata no setor de saúde. Especializações no campo da gestão podem ser bastante úteis.

    Em virtude do crescente processo de desenvolvimento e de profissionalização do mercado clínico no Brasil. Nesse cenário, as empresas estão em busca de padronização e qualidade em sua organização e também no atendimento prestado aos seus clientes.

    8. Gerente de Acesso — indústria farmacêutica

    O que faz? As funções comumente desempenhadas englobam conhecimentos das áreas de comércio e produtos aplicadas à indústria farmacêutica. É o profissional com a responsabilidade de criar estratégias de inserção e estabilização da empresa em diferentes tipos de mercado, mediando o contato junto a entidades regulatórias de saúde e vigilância sanitária.

    Qual a formação necessária? Graduação na área da saúde, em geral, Farmácia ou Biomedicina. São recomendáveis especializações na área de negócios.

    Por que estará em alta? Com o continuado desenvolvimento científico e tecnológico, a indústria farmacêutica ganha cada vez mais espaço no mercado e exige profissionais capacitados. Uma das qualificações mais procuradas mescla competências relativas a negócios com conhecimentos na área da saúde.

    9. Biomédico

    O que faz? É o profissional responsável por pesquisar os microrganismos que causam doenças, assim como medicamentos e vacinas com o intuito de prevenir enfermidades e epidemias. Atua ainda na investigação de meios de tratamento, realiza exames e interpreta dados de análises clínicas.

    Qual a formação necessária? Graduação em Biomedicina.

    Por que estará em alta? Os biomédicos atuam em variados setores do mercado, tais como na área médica, indústrias farmacêutica e alimentícia e também na perícia criminal, por isso têm sempre grandes chances de alocação. Com o crescimento do segmento biomédico no Brasil, há muita demanda desses profissionais.

    Já sabe das profissões em alta? E, então, descobriu quais as profissões estarão em alta nos próximos anos! Agora saiba quais as competências mais valorizadas no mercado de trabalho!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!