Como escolher um curso superior com base na minha personalidade?

    Escolher em qual curso ingressar na faculdade pode ser um processo estressante, isso porque você precisa olhar não apenas para o futuro para enxergar-se na profissão, mas também olhar para dentro de si mesmo, descobrir quem você é e examinar se a sua escolha está de acordo com a sua personalidade. Por isso que saber como escolher um curso superior é tão importante.

    Alinhar a personalidade e o curso é um dos fatores-chave para alcançar satisfação e sucesso na sua futura carreira. Pensando nisso, mostraremos no post como escolher um curso superior de acordo com suas preferências e estilo. Acompanhe!

    Descubra qual o seu tipo de personalidade

    Você até pode ter certo conhecimento sobre suas paixões e habilidades, mas você sabe qual o seu tipo de personalidade? Existem quatro tipos mais comuns:

    • condutor;
    • analítico;
    • expressivo;
    • amável.

    Dê uma olhada na descrição de cada tipo e considere algumas carreiras correlatas a cada um. Depois é só procurar a instituição de ensino e se matricular!

    Condutor

    Enquadra-se nessa categoria aquele que tem como uma das principais características a ousadia. Você faz exigências e espera que os outros as atendam; gosta de ter as coisas feitas e, às vezes, não importa a que custo; sabe controlar as emoções facilmente, e as pessoas ao redor têm dificuldade em saber o que você está sentindo em determinado momento.

    As carreiras que envolvem gestão são as que mais se adaptam a esse perfil. O condutor se encaixa muito bem em um ambiente de gestão corporativa e administrativa, assim, há inúmeros cursos que podem ser escolhidos, como por exemplo: Administração e Logística.

    Analítico

    Você gosta de seguir planos, criar lista de tarefas e fazer tudo passo a passo? Então, você provavelmente possui uma personalidade mais analítica. Como uma pessoa analítica, as carreiras que se encaixam no seu tipo de personalidade incluem pesquisa e desenvolvimento, edições e funções que exigem foco.

    Devido a essa personalidade meticulosa, velocidade não é o seu forte. Portanto, evite os cursos e profissões que exigem quantidade sobre a qualidade, considere cursos como: Direito, Processos Gerenciais e similares.

    Expressivo

    Se você é aquele que é a alma da festa, você se enquadra aqui. Você fica animado diante de novas ideias e adora compartilhá-las com seus amigos e familiares, colocando-as em prática por meio da comunicação e da cultura.

    Indivíduos expressivos fazem um excelente trabalho em cursos e carreiras que envolvem manifestações por meio da arte, independentemente qual seja, como teatro, música e desenho. Tente cursos como: Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo e Jornalismo.

    Amável

    Se você é uma pessoa tranquila e que simplesmente gosta de viver em paz, você é do tipo de personalidade amável. Você quer fazer o bem e busca sempre o bom tratamento do próximo. É provavelmente bastante emocional e, muitas vezes, gosta de seguir as coisas de maneira intuitiva.

    Assim, escolher cursos de caráter mais altruísta e que levem em conta o bem-estar dos seres ao redor é a melhor solução. Tenha em mente cursos como: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, entre outros.

    Saber qual é o seu tipo de personalidade pode ser algo difícil, mas não se preocupe, esses quatro tipos mais comuns não são um fator limitante, mas sim um auxílio para o autoconhecimento. Você pode enquadrar-se em mais de um tipo, ou até mesmo não se enquadrar em nenhum desses. A ideia é tentar achar um perfil com o qual você se identifique mais e explorar quais cursos superiores seriam boas opções.

    Identifique sua área de interesse

    Qual matéria você mais gostava no ensino médio? Se tinha mais afinidade com Biologia, os cursos da área de ciências biológicas podem ser sua escolha; se Matemática era a sua disciplina favorita, opte por cursos da área de exatas; se ficava vidrado nas aulas de história, explore os de humanas; já se a disciplina de artes era a sua queridinha, foque nas áreas artísticas, ou outras que também demandem criatividade.

    Faça testes vocacionais e converse com um profissional

    Uma boa dica é fazer testes vocacionais, eles fornecem um bom direcionamento sobre quais cursos mais combinam com você e suas aptidões. Existem diversos testes na internet que cumprem bem o papel, mas para um melhor resultado, converse com alguém especializado.
    Alguns profissionais como psicólogos oferecem esse tipo de serviço e são capacitados para orientar e fazer com você enxergue qual o melhor a caminho a ser seguido. Lembre-se apenas de ser sincero em todas as respostas!

    Converse com profissionais da área

    Escolher um curso superior, muitas vezes, significa escolher também uma profissão. Portanto, tente levar em conta quais são as tarefas executadas pelo profissional daquele ramo, quais são as obrigações, e como é o dia a dia do trabalho. Isso dá uma visão de como as coisas funcionam na prática.

    Conversar com os profissionais que já atuam na área a fim de saber como é o cotidiano do cargo, como se lançar no mercado e quais são as funções de cada posição é uma boa maneira de acabar com as dúvidas. Talvez descubra que aquela rotina de trabalho da profissão que você almejava não é a que você deseja ter para a sua vida.

    Algumas instituições como o Grupo Unis oferecem como suporte a possibilidade de conversar com o coordenador do curso, se for do seu interesse, deixe seus dados  e opção de curso que entraremos em contato!

    Analise as grades curriculares

    Analisar as grades curriculares dos cursos que lhe interessam é também de grande ajuda para saber como escolher um curso superior. Nos sites das instituições, você tem acesso a essas informações e pode visualizar quais matérias têm mais a ver com você. Você obtém uma noção do que é mais importante em cada curso e tem, assim, ótimos guias.

    Priorize seus desejos e vontades

    Muitas vezes, familiares e pessoas próximas costumam opinar sobre qual curso você deve escolher. Claro que essas opiniões e conselhos são muito bem-vindos, mas não deixe que eles sejam mais fortes que os seus desejos e vontades. Qualquer que seja sua escolha, quem estiver realmente do seu lado apoiará você e respeitará suas decisões.

    Seja paciente

    Engana-se quem pensa que escolher um curso superior é rápido e simples. Nesse momento, você deve ser paciente e não decidir nada de maneira apressada. Pondere e analise os prós e contras, e tente chegar a uma conclusão – até porque essa escolha pode definir o seu futuro profissional e pessoal.

    Você mais do que ninguém sabe que escolher um curso superior não é tarefa fácil, mas acreditamos que com essas dicas, você conseguirá chegar a uma decisão com mais certeza e segurança. Não tenha medo de buscar aquilo que faz você feliz e tenha muita calma. Esperamos que você alcance seus objetivos e seja muito bem-sucedido.

    Se gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais artigos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!

     

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!