Arquitetura e urbanismo: conheça a profissão e o mercado

    A arquitetura e urbanismo tem como finalidade a projeção e edificação de ambientes, como, por exemplo, prédios residenciais, edificações e casas. É uma área bastante ampla e tem sido uma das preferidas entre os candidatos a vagas na universidade. Existem diversos ramos de atuação e a faixa salarial não deixa a desejar, um atrativo a mais para quem deseja ingressar no curso!

    A profissão de arquiteto é regulamentada e para exercê-la é necessário graduar-se em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Neste artigo descreveremos a profissão do arquiteto e urbanista, como funciona o mercado para o profissional da área e apontar alguns dos setores mais promissores para os recém-formados.

    Áreas de atuação do profissional em arquitetura e urbanismo

    Um arquiteto pode optar entre uma lista de opções no que diz respeito às formas de atuação no mercado de trabalho. Apesar de ainda ser muito confundida com a construção civil, a arquitetura consiste em uma área própria. Pensando nisso, listamos 5 possibilidades de atuação para um profissional da área. Confira!

    1. Arquitetura de interiores

    A arquitetura de interiores não deve ser confundida com o curso de Design de Interiores, pois o primeiro consiste em uma disciplina, enquanto o outro em uma graduação a parte. A formação em arquitetura e urbanismo habilita o profissional a trabalhar na arquitetura de espaços internos, além de outras áreas como urbanismo, paisagismo e design de produtos.

    2. Comunicação visual

    A área de comunicação visual dentro da arquitetura e urbanismo está em crescimento e consiste em uma das especialidades mais visadas do momento. Este abrangente ramo da arquitetura está aliado aos princípios do marketing e atividades como a programação visual de edifícios.

    Geralmente, os contratantes de profissionais especializados em comunicação visual são grandes companhias, preocupadas com a imagem que esta passará mediante seu projeto arquitetônico.

    3. Paisagismo e ambiente

    Esse ramo da arquitetura forma os profissionais aptos a trabalharem com a arquitetura de ambientes externos. Entre os atributos da função estão:

    • trabalhar no processo de gestão e planejamento da paisagem urbana;
    • atuar em projetos de paisagismo usando como base do seu trabalho metodologias, estratégias e ferramentas do projeto;
    • planejar e estruturar planos de projetos de arquitetura urbana como praças e parques.

    Um arquiteto paisagista pode trabalhar em diversos ambientes, desde um pequeno jardim até o projeto de um grande parque a céu aberto. Esse é um dos ramos mais populares da arquitetura no que diz respeito ao número de clientes.

    4. Restauração de edifícios

    Trabalhar com a restauração e conservação de edifícios antigos é a paixão de muita gente. O trabalho é minucioso e lento, um único projeto pode levar anos para ficar pronto. No meio arquitetônico, esse ramo é conhecido como restauração e consiste em uma das especializações mais complexas, envolvendo diversas técnicas e ferramentas de trabalho, além de muita paciência na execução do trabalho.

    O restaurador de edifícios antigos precisa reavivar os detalhes da arquitetura original de um determinado espaço, muitas vezes com séculos de história. Esta vertente é a responsável pela restauração e cuidado com diversas construções tombadas como patrimônio cultural em todo o mundo, ou seja, mantém viva a história de determinada época.

    5. Urbanismo

    O termo urbanismo se refere a uma técnica para planejar o desenvolvimento das cidades, de modo que sejam garantidas as melhores condições de vida possíveis neste espaço. Ele se refere ao planejamento urbano e ao projeto de crescimento de um bairro ou cidade, determina os padrões que regulam o desenvolvimento do tecido urbano.

    O urbanismo é considerado uma ciência humana aplicada. Isso porque ele visa compreender os diversos aspectos que influenciam no desenvolvimento da população. O objetivo é planejar espaços, que garantam a melhor qualidade de vida para a população.

    O mercado de trabalho para o profissional de arquitetura

    Como já dissemos, a arquitetura urbana prepara o profissional para atuar como um projetista de ambientes que tomam por base a estética, o conforto e a relação com o meio. A atuação profissional de um arquiteto pode se dar em variadas áreas, conforme procuramos demonstrar no item anterior e o mercado de trabalho tem uma necessidade crescente desse profissional.

    Apesar da crescente necessidade de profissionais formados em arquitetura no mercado, o país vem formando um número também crescente de arquitetos, de modo que muitos têm dificuldade para encontrar o primeiro emprego. Não obstante, as possibilidades de atuação profissional têm se diversificado e projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prometem engrossar a demanda de arquitetos no Brasil.

    Além disso, com o aumento do número de cursos ofertados, cresce também a necessidade de docentes na área, sobretudo nas regiões interioranas do país. A atuação do arquiteto como profissional liberal tem sido uma boa opção para aqueles que apostaram em seus próprios escritórios e atração dos clientes.

    A formação profissional

    curso de bacharelado em arquitetura tem duração média de cinco anos, seguidos de estágio e defesa de monografia. No decorrer do processo de formação do profissional em arquitetura e urbanismo, aprende-se a criar e estruturar ambientes tanto internos quanto externos, tomando como base padrões estéticos, funcionais e relativos ao conforto e saúde do ser humano.

    O currículo do curso de graduação em arquitetura e urbanismo mescla disciplinas das áreas de exatas e humanas, como cálculo e antropologia, respectivamente. É nas regiões sul e sudeste que se encontra a maioria das ofertas de estágio e empregos na área de arquitetura e urbanismo.

    A arquitetura urbana nasceu com a necessidade do ser humano de construir um abrigo para proteger a si e aos seus das ameaças naturais. A carreira de um profissional formado em arquitetura e urbanismo consiste em planejar a estruturação do ambiente com intuito de mudar para melhor a qualidade de vida das pessoas que habitam esse espaço.

    Gostou de saber mais sobre arquitetura e urbanismo? Está pensando em investir na sua formação profissional na área? Então, você não pode deixar de ler o nosso artigo: Como organizar os estudos sem abrir mão dos fins de semana!

     

     

    cta-conheca-o-curo-de-arquitetura-e-urbanismo-unis2

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!