8 dicas para melhorar o currículo durante as férias (e no tempo livre)

    Você finalmente está de férias e não vê a hora de aproveitar as horas de folga para descansar da rotina de aulas, trabalhos e provas e aproveitar a companhia dos amigos e da família, não é mesmo?

    E se, além de recarregar as energias para o próximo semestre, você utilizasse esse momento para aperfeiçoar suas habilidades e dar mais alguns passos em direção a um futuro profissional de sucesso?

    Pensando nisso, preparamos algumas dicas de atividades para você aproveitar o tempo livre para melhorar o currículo e acrescentar novos conhecimentos à sua formação. Afinal, o mercado de trabalho não tira férias e está cheio de boas oportunidades esperando por você. Confira!

    1. Cursos de curta duração

    Uma ótima opção para quem procura uma formação rápida e eficiente para se especializar em áreas específicas do conhecimento, os cursos livres ou de extensão também são muito bem vistos pelas empresas.

    As aulas são muito dinâmicas e aliam conhecimentos teóricos e práticos, garantindo o desenvolvimento de habilidades que vão ajudar a destacar o seu currículo nos processos seletivos.

    E o segredo para aproveitar ainda mais o conteúdo do curso que você escolher é procurar algo que, além de ajudar a enriquecer o seu perfil profissional, aborde também os assuntos que mais lhe interessam.

    2. Cursos de idiomas

    Hoje em dia, conhecer um ou mais idiomas é um tópico indispensável no currículo dos profissionais de praticamente todas as áreas de atuação, e o período de férias é um bom momento para fazer uma verdadeira imersão, tanto para quem está começando o aprendizado quanto para quem já tem alguma familiaridade e deseja apenas aprimorar a fluência.

    E se a programação dos intensivos oferecidos durante os meses de julho ou dezembro não couber na sua agenda, vale a pena conhecer os cursos online e aplicativos que podem dar uma forcinha na hora de treinar os conhecimentos em outra língua.

    Verifique quais são os idiomas mais requisitados na profissão que você escolheu e invista em mais esse grande diferencial!

    3. Estágios de férias

    Muitas empresas oferecem oportunidades de estágio focadas nos meses de férias, com programações especiais que se encaixam nesse período de tempo, permitindo que os participantes acompanhem todas as etapas de desenvolvimento de um projeto.

    É uma oportunidade e tanto de entrar com o pé direito no mercado de trabalho, conhecer na prática o dia a dia da profissão e agregar ao currículo uma experiência profissional dentro da sua área de formação.

    4. Empregos temporários

    E se você não conseguiu um estágio na sua área durante as férias, não há motivo para ficar parado, certo?

    Existem diversas vagas para trabalhos temporários que permitem a você vivenciar as responsabilidades reais do mercado, exercitar a convivência com outros profissionais e ainda ganhar um dinheirinho extra.

    E para que essa experiência seja positiva para o seu currículo, tente buscar atividades que se relacionam de alguma forma com a profissão que você escolheu ou com a área em que você deseja atuar.

    5. Voluntariado

    Disponibilizar um pouquinho do seu tempo para realizar um trabalho voluntário junto a instituições ou projetos sociais é uma atitude nobre, que pode transformar a realidade de muitos indivíduos e, ainda, contribuir para o seu crescimento pessoal.

    O que você talvez não saiba, é que essa iniciativa solidária também pode fazer toda a diferença para o seu currículo e ajudar você a ficar um passo à frente de outros candidatos em processos seletivos para empresas de diferentes segmentos.

    Para os recrutadores, profissionais que atuam como voluntários se destacam por demonstrar características como proatividade, liderança, capacidade para realizar diferentes funções, criatividade para a solução de problemas, além de mostrar interesse por atividades que possam contribuir não só com a sua ascensão profissional, mas também com o bem-estar da sociedade.

    6. Eventos relevantes para a carreira

    Feiras, workshops, congressos e palestras são ótimas ocasiões para conferir as novidades do mercado, conhecer mais sobre as empresas e ver de perto grandes nomes que são referência na sua área de atuação.

    Uma dica importante é aproveitar o momento para fazer o famoso networking: ampliar a sua rede de contatos e interagir com outros profissionais que podem, inclusive, indicá-lo para vagas de trabalho no futuro.

    Por isso, fique de olho nos calendários de eventos e procure comparecer àqueles que estão mais ligados aos seus interesses e objetivos de carreira.

    7. Investir em novos talentos

    Se dedicar a um hobby e demonstrar interesses além daqueles relacionados à sua profissão também pode ajudar a destacar você dos concorrentes em uma seleção para uma vaga de emprego. E o tempo livre das férias é ótimo para investir naqueles projetos guardados no fundo da gaveta, não acha?

    Pense em algo que você sempre teve vontade de aprender, mas nunca teve tempo, e desenvolva uma nova habilidade: aprenda a tocar algum instrumento musical, faça aulas de fotografia, de desenho, matricule-se em um curso de mergulho, pratique rapel, ou qualquer outra atividade que desperte o seu interesse, mesmo que não esteja relacionada à sua área de atuação.

    Existem muitos cursos rápidos, oficinas de férias gratuitas e até opções online para você adquirir novos conhecimentos. Aproveite!

    8. Intercâmbio internacional

    Quando você ouve falar em férias, a primeira palavra que vem à cabeça é viajar? Então essa é uma ótima opção para unir o útil ao agradável, ou, nesse caso, a diversão ao crescimento profissional.

    Com um intercâmbio, você poderá conhecer outros países, estudar em universidades renomadas internacionalmente, ter contato com outras culturas, estilos de vida e, ainda, aprimorar o seu domínio em outros idiomas.

    Além de aumentar a sua visão de mundo e desenvolver novas habilidades interpessoais, a bagagem de novos conhecimentos que você vai adquirir após uma vivência internacional, com certeza, vai deixar o seu currículo muito mais atraente para as empresas.

    E para que a sua experiência fora do país se torne ainda mais proveitosa, confira o post que preparamos para que você saiba mais sobre as vantagens que um intercâmbio estudantil pode trazer para a sua carreira e como ele pode ajudar a melhorar o seu currículo.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!