6 truques que nunca contaram para você ter sucesso no ENEM

    Qual é a importância de uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio? Hoje, qualquer aluno sabe a resposta: ela pode garantir bolsas ou um financiamento, ajudando muitos a realizarem o sonho de fazer uma faculdade. O que nem todos sabem é que alguns truques para o ENEM podem turbinar o seu desempenho.

    Quer saber quais são esses truques? Quer descobrir como se preparar para mandar bem nas questões do ENEM e se destacar em uma prova tão concorrida? Então não perca esse post que nós vamos contar tudinho para você! Veja os 6 truques para mandar bem no ENEM:

    1. Lembre-se que o segredo é a interpretação de texto

    No ENEM você nunca vai encontrar uma questãozinha básica, daquelas que parecem um ping pong, com pergunta curtinha. Elas sempre são apresentadas por meio de um texto razoavelmente longo.

    Qual é a boa notícia nisso? É que, geralmente, se o aluno prestar bastante atenção, interpretar corretamente, a resposta será mais lógica do que ele imagina. Ter conhecimento sobre o assunto ajuda muito, mas o próprio texto dá pistas que permitem ao estudante raciocinar e chegar à resposta correta.

    Por isso, na hora em que pegar a prova, foco no texto! Se houver formatos variados (cartoons, charges, placas, propagandas, peças de mídia), tente entender como eles se complementam e, principalmente, como se relacionam com a questão proposta.

    2. Fique de olho no que está acontecendo no mundo

    E já que falamos em mídia, também vale a pena destacar que o ENEM é uma prova que traz muitas atualidades. Isso acontece não só com a redação, mas com outras questões das mais diferentes áreas.

    Sabe aqueles temas que estão direto na pauta dos jornais como a intolerância religiosa, machismo, desastres ambientais, ética e corrupção? Muito provavelmente eles vão aparecer em algum momento da prova, e você precisa estar preparado para fazer uma conexão entre eles e a matéria que está sendo pedida.

    Aproveite os dias antes das provas para repassar esses temas. Se for algo realmente muito recente, que tenha acontecido apenas no último mês, não há possibilidade de cair na prova. Ela já tinha sido elaborada antes dos acontecimentos.

    3. Aumente a sua capacidade de memorização

    Não, não se trata de decoreba. O ENEM não utiliza esse tipo de questão porque ele procura avaliar níveis mais profundos de raciocínio e compreensão.

    Porém, ter em mente alguns fatos e conhecimentos vai ajudar muito na hora da prova. Isso porque, quanto maior é a base que nós temos sobre um determinado assunto, maior é a nossa capacidade de estabelecer ligações entre os fatos e chegar a uma conclusão correta.

    Por isso, treine a sua memória. Para a maioria das pessoas, não dá para alcançar esse objetivo apenas lendo sobre um conteúdo. Uma boa dica é: quanto mais divertida for a abordagem do conteúdo, maiores são as suas chances de se lembrar dele.

    Varie: reescreva com as suas próprias palavras, faça resumos, transforme conceitos e fatos históricos em esquemas ou linhas do tempo, bole uma paródia, coloque quadros comparativos no seu espelho etc.

    Outra dica muito valiosa é a revisão periódica. Quando você estuda um tema e revisa algumas vezes consecutivas, o seu cérebro entende que ele é importante e não deve ser enviado para a lixeira da mente.

    4. Prepare-se para a corrida

    Isso não é para assustar ninguém, mas o fato é que você vai precisar responder 90 questões em 270 minutos (4h30). Ou seja, a média de tempo para cada uma delas é de 3 minutos!

    Se você se lembrar que cada pergunta do ENEM começa com um textão (menor que os do Facebook, mas ainda um textão), sabe o que isso significa? Que você precisa se preparar para lidar com esse tempo.

    A melhor maneira de fazer isso é com os simulados. Se a sua escola ou cursinho não faz esse tipo de evento, faça você mesmo! Pegue uma prova do ENEM dos anos anteriores, isole-se no quarto para não ter nenhuma distração, marque o tempo e vá até o fim.

    Esse tipo de simulação é importante para treinar a questão do tempo e também para perceber quais são as áreas que exigem mais esforço no seu caso. Ah, outro lembrete importante: no dia da redação, haverá uma hora a mais de prova.

    Além dessa preparação cronometrada, é importante organizar o tempo de prova. Alguns candidatos passam horas caprichando na redação e acabam não conseguindo responder às questões, ou o contrário. Então, programe-se antes para não se perder no dia.

    Se você fizer isso, vai perceber que o estresse no dia da prova será muito menor e você vai conseguir organizar melhor o seu tempo. Dessa forma, você poderá responder a um número maior de questões.

    5. Faça marcações no caderno

    O caderno de provas é todo o seu! Então risque e rabisque da forma que você achar melhor. Encontrou uma informação importante? Circule, sublinhe sem dó. É melhor fazer isso do que gastar o tempo precioso da prova procurando um dado que viu, mas não sabe mais onde encontrar.

    6. Descanse

    Isso não significa que você vai ficar parado esperando o conhecimento invadir o seu cérebro. Mas o fato é que a sua memória precisa de um tempo para catalogar as informações e armazená-las de forma adequada, e isso acontece durante o sono.

    Então, nada de virar noites estudando! Faça a sua parte durante o dia, mas depois dê o descanso que a sua mente necessita. Mas também não vale parar de estudar para o ENEM e passar a noite jogando ou nas redes sociais. Durma!

    Na véspera da prova, é hora de descansar ainda mais. Se você seguiu as nossas dicas e se preparou para a prova o ano inteiro, agora é hora de deixar a cabeça relaxar um pouco e recuperar as energias para a maratona.

    Tenha uma alimentação mais leve, mas coma bem. Também procure deixar a ansiedade de lado e ter uma boa noite de sono. Acredite: assim como o seu cérebro precisa de informação, ele também necessita de comida e descanso para funcionar melhor e garantir o seu bom desempenho.

    E aí, gostou dos nossos truques para o ENEM? Acha que eles vão ajudá-lo a fazer a prova com mais tranquilidade? Ainda ficou com dúvida? Então não perca tempo! Continue no nosso blog e solucione as suas 7 maiores dúvidas sobre o ENEM!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!