6 dicas essenciais para estudar na véspera de provas e do vestibular

    Estudar na véspera de prova e do vestibular não é o caminho recomendado, mas, com tantos afazeres e distrações do dia a dia, é natural que algumas pessoas procrastinem mais que as outras e acabem precisando fixar o conteúdo ou — grande parte dele — em cima da hora.

    Se você faz parte desse grupo, saiba que nem tudo está perdido. É possível aprender e memorizar pontos importantes em um curto período de tempo. Basta seguir um bom planejamento. Quer saber como cumprir essa missão? Então continue com a gente e confira as nossas dicas!

    1. Escolha um local tranquilo

    Um dos pontos principais sobre ser eficiente nos estudos é escolher um lugar tranquilo e silencioso para estudar. Isso é especialmente importante se a tarefa vai ser feita na véspera de prova.

    Sendo assim, prepare um bom canto, deixa água lanches por perto e conte com uma iluminação adequada. À medida que for anoitecendo, uma luz mais forte pode ajudar a enganar o seu organismo e dar a impressão de que ainda é dia — adiando o sono.

    Se você é do tipo de pessoa que não consegue se concentrar com silêncio total, pode contar com a ajuda de alguma playlist. Mas o ideal é que as músicas sejam mais tranquilas (como instrumental ou clássica) ou então que sejam desconhecidas, para evitar as distrações que alguma canção conhecida pode gerar.

    2. Priorize os assuntos mais importantes

    Identifique quais podem ser os pontos mais importantes no seu estudo e dê prioridade a eles. Você pode classificá-los da seguinte forma:

    • assunto muito repetido pelos professores durante a aula;

    • matérias em que a dificuldade de aprendizado é maior;

    • fórmulas, datas e outras questões que envolvem a famosa "decoreba".

    Mantenha o foco e se lembre que o tempo é pouco, então é preciso aproveitá-lo da melhor forma possível — além de dar atenção especial aos conteúdos que certamente serão cobrados.

    3. Pratique a leitura dinâmica

    É bem provável que, ao estudar na véspera de provas e do vestibular, você não tenha tempo suficiente para abordar todas as matérias necessárias — por isso a necessidade de priorizar os pontos importantes. E, nesse sentido, a leitura dinâmica é uma excelente ajuda.

    Nela, em vez de fazer a leitura normal, o objetivo é absorver as informações em blocos. A técnica exige treino, mas é um bom recurso para aprender gastando menos tempo. Além disso, vale a pena dar atenção ao início e ao final dos capítulos (que costumam ter informações-chave) e aproveitar resumos e resenhas disponíveis na internet.

    4. Tente se aproveitar de alguns recursos

    Existem alguns macetes que podem ajudar bastante a aumentar a eficiência dos seus estudos. Confira as principais, a seguir.

    Escreva os pontos centrais em fichas

    Escrever é um excelente recurso para memorizar o que está sendo estudado. Ao usar as fichas para os conteúdos mais importantes, você aumenta as chances de fixas aquela informação, além de ser uma ajuda extra na hora de revisar a matéria.

    Sendo assim, organize todos os temas em tópicos e, se possível, fragmente os conteúdos. Sendo assim, se você está estudando sobre português, separe em grupos como gramática, ortografia e redação, por exemplo.

    Leia em voz alta

    Ao ler um conteúdo em voz alta, você perde um pouco de tempo — já que o raciocínio é mais rápido que a fala —, mas, por outro lado, pode aumentar as chances de que seu cérebro processe a informação e memorize aquele conteúdo.

    Discuta o tema com algum amigo

    Se você tiver algum amigo que vai fazer a mesma prova, ou prestar vestibular, chame-o para discutir algumas ideias e ver se entenderam a matéria corretamente. Além disso, pode ser uma excelente oportunidade de um aprender com os conhecimentos do outro.

    Use algumas técnicas de memorização

    Diversas técnicas de memorização que podem ser adotadas, entre as principais:

    • cantar o conteúdo — assim como muitas crianças aprendem na escola;

    • criar macetes, como utilizar siglas ou fazer associações;

    • deixar as informações expostas em locais onde podem ser vistas a todo momento.

    5. Coloque o tema em prática

    Agora é o momento de analisar tudo o que você conseguiu aprender com os seus estudos. Faça provas, simulados, testes e, se possível, tente lembrar de todo conteúdo sem ter que acessar as suas anotações.

    Dessa forma, você consegue identificar se ainda existe alguma matéria que precisa de mais atenção e precisa ser revisada. Algumas dicas que podemos dar sobre isso, são:

    • revise as fichas antes de fazer os testes — lembrando que elas devem conter apenas os pontos principais, ou tópicos;

    • faça todos os exercícios que o professor passar e que você encontrar disponíveis na internet;

    • avalie a nota dos seus testes.

    Nesse último caso, é importante que você seja honesto consigo mesmo e reconheça os seus pontos fracos. Aproveite as suas anotações para revisar as questões que estavam erradas para saber em que ponto o deslize foi cometido.

    6. Alimente-se bem e tenha uma boa noite de sono

    Por fim, esta dica não está diretamente relacionada a estudar na véspera de provas ou vestibular, mas é igualmente importante para que você consiga absorver todo conteúdo praticado e se sair bem na hora do teste.

    Uma boa noite de sono é fundamental para que seu cérebro armazene as informações recebidas durante o dia e o mantenha alerta durante a avaliação. Uma boa alimentação — leve e bem nutritiva — também ajuda a evitar que você se sinta cansado ou sonolento.

    Além disso, lembra das fichas que você elaborou? Elas podem ser usadas durante o caminho até o local das provas para dar um reforço extra em tudo que você já viu até aquele momento.

    Se, por algum motivo, você não conseguiu criar um planejamento e um cronograma de estudos com antecedência, é possível encontrar meios de estudar na véspera de provas e do vestibular e ainda se sair bem no final das contas. Entretanto, ainda assim é necessário ter organização e disciplina, como podemos ver.

    Gostou do nosso post de hoje? Quer aproveitar e saber como evitar o estresse na hora de estudar para o vestibular? Então confira as nossas 7 dicas sobre o assunto!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!