5 dicas de como estudar gramática para o vestibular

    A língua portuguesa é o nosso idioma materno e, justamente por isso, é mais simples de ser aprendida e não exige tantas horas de estudo, certo?

    Muito pelo contrário! O nosso português é cheio de especificidades e nuances ao longo do caminho e merece atenção especial, afinal de contas, conhecer as suas regras e saber como aplicá-las corretamente faz toda a diferença no estudo de todas as matérias, independentemente da área de conhecimento que você escolheu.

    Mas você não precisa ficar preocupado, ok? Hoje vamos dar 5 dicas imperdíveis sobre como estudar gramática e se sair bem nos vestibulares. Confira!

    1. Tenha um bom dicionário sempre em mãos

    Vamos começar falando de um item indispensável para o seu estudo de gramática: o bom e velho dicionário!

    Além de ser uma ferramenta essencial para consultar aquelas palavras que ainda não conhecemos o significado, o dicionário também apresenta sinônimos, orientações para separação de sílabas, abreviaturas, classes gramaticais — sobre as quais falaremos a seguir — e também os diferentes sentidos que um mesmo verbete pode ter.

    Consultá-lo com frequência, certamente vai enriquecer o seu vocabulário, contribuindo com as suas habilidades de escrita e de interpretação de texto. E para facilitar a sua consulta, hoje em dia, é possível encontrar bons dicionários online como o Michaelis, o Caldas Aulete ou o Priberam.

    Ah, um lembrete importante é dar uma atenção especial ao novo acordo ortográfico, que trouxe diversas mudanças nas regras de acentuação, no emprego do hífen, além de incluir as letras k, y e w no nosso alfabeto. E ficar por dentro dessas novas especificações é muito importante para que você não caia em nenhuma pegadinha ortográfica nas provas!

    2. Divida o estudo em tópicos

    “Vamos por partes” é uma frase que se aplica muito bem a esse item. E a dica aqui é dividir o conteúdo e criar um roteiro de estudos bem estruturado, de modo que você consiga entender a formação da língua portuguesa de forma lógica e organizada. Você pode dividir os assuntos da seguinte forma:

    Classes gramaticais

    Nesse primeiro tópico, você vai conhecer as diferentes categorias nas quais as palavras são classificadas, como: substantivo, adjetivo, pronome, artigo ou verbo.

    Verbos

    Os verbos merecem uma atenção especial por suas especificidades, tempos, modos, conjugações e as suas aplicações diferenciadas, de acordo com o contexto utilizado.

    Fonologia, estrutura e formação de palavras

    Esse trio faz parte do estudo da composição das palavras, os seus sons, as suas raízes e todo o processo que avalia a origem e significado dos termos que usamos em nosso dia a dia.

    Análise sintática

    Depois de se aprofundar na estrutura das palavras e nas suas especificações, o próximo passo é estudar as relações entre as diferentes classes gramaticais e a sua função nas frases (sujeitos, predicados, objetos e termos integrantes), além de se familiarizar com os diferentes tipos de oração.

    Ortografia

    Nos estudos ortográficos, você aprenderá como combinar as classes gramaticais corretamente para construir o seu texto. Esse é o momento de ficar atento às famosas regras que compõem o estudo de acentos, pontuações e sanar as dúvidas sobre como escrever “esta ou aquela palavra”.

    Concordância

    A concordância é uma das fontes de erro mais encontradas em muitos textos e, como o próprio nome indica, diz respeito à adaptação das classes gramaticais dentro de uma sentença, em termos de gênero e número ou de acordo com o verbo utilizado, para que a frase faça sentido e esteja de acordo com as normas da língua portuguesa.

    Regência

    A regência estabelece uma relação entre um termo principal, que pode ser um verbo ou um nome, e um segundo termo, que serve como complemento e, assim como a concordância, é um item que exige bastante atenção, principalmente nas redações e exercícios de interpretação de texto!

    Figuras de linguagem

    Saber como usar recursos linguísticos como as metáforas e comparações, as onomatopeias, hipérboles ou repetições é uma forma de enriquecer o seu texto, ampliando o seu significado e realçando a sua mensagem.

    3. Leia muito

    Com certeza, você já sabe que a prática da leitura faz toda a diferença não só na sua vida acadêmica, mas também em sua vida pessoal e profissional, pois é um exercício que vai ajudá-lo a ampliar o seu vocabulário e a desenvolver habilidades muito valorizadas nos vestibulares, como escrita e interpretação de texto.

    Além disso, ter uma maior familiarização com a língua permite que você consiga reconhecer e avaliar de forma crítica os diferentes estilos de texto e de discurso e, ainda, identificar erros de ortografia e possíveis incoerências com mais facilidade e de forma mais acertada.

    4. Coloque a teoria em prática

    Fazer exercícios é uma ótima forma de testar os seus conhecimentos e fixar os conteúdos que você já estudou.

    Uma boa sugestão aqui é procurar as provas dos vestibulares dos anos anteriores, resolver as questões e fazer redações a partir dos temas já propostos para treinar as suas habilidades de interpretação de textos, organização de pensamentos e utilização de novos vocabulários.

    Outra forma de exercitar a sua aprendizagem é buscar sites e aplicativos educativos que ajudem a aprimorar os seus conhecimentos em português e solucionar as principais dúvidas sobre gramática por meio de testes e jogos, deixando o seu momento de estudos mais divertido e dinâmico.

    5. Não deixe nenhuma dúvida para trás

    Não conseguiu entender algum conceito ou encontrou alguma dificuldade nos estudos? A melhor solução é sanar essa dúvida logo que ela aparecer. Assim, você evita que outras perguntas surjam, se acumulem e acabem prejudicando o seu rendimento.

    E para evitar essa situação, anote todas as suas dúvidas, compartilhe com outros colegas que podem ajudar a solucioná-las, fique atento às explicações dadas em sala de aula, não deixe de comparecer aos plantões de estudo e, claro, conte sempre com o apoio dos seus professores.

    Esperamos que essas dicas sobre como estudar gramática contribuam para ajudar no seu rendimento nos estudos e na preparação para o vestibular. E para conferir outras orientações para os seus aprendizados, informações sobre carreiras e ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo universitário, assine a nossa newsletter!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!