5 arquitetos brasileiros e seus legados para a profissão!

    Introdução

    É praticamente impossível falar em arquitetura e não lembrar de nomes icônicos em esfera nacional e internacional, não é mesmo? São pessoas renomadas, com longos anos de carreira, que deixaram ou ainda deixam um legado para a profissão e toda a comunidade ligada à construções e edificações.

    Se você curte saber mais sobre a área, pretende ser arquiteto ou já iniciou o curso de arquitetura, esse artigo vai ser um prato cheio para você! Aqui você vai encontrar uma galera inspiradora, e mais que isso, criação 100% nacional! É pra ter muito orgulho, né não?

    Então sem mais delongas, vamos embarcar nessa aventura cheia de criatividade e transbordando originalidade?

    Arquitetos brasileiros, suas carreiras e contribuições arquitetônicas

    Uns mais outros menos, mas todos conhecidos e reconhecidos por suas obras e a singularidade de cada uma delas. E se é para falar de sucesso e vida longa, vamos começar então com o famoso Niemeyer?

    1. Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho

    Natural do Rio de Janeiro e mais conhecido por Oscar Niemeyer, sem dúvidas foi um dos, se não o mais importante arquiteto modernista da América Latina. Nome fortemente presente na história da arquitetura atual, tem como marca os traços delicados e linhas curvas e ousadas presentes na maioria de seus projetos.

    Iniciou sua carreira como estagiário, logo após se formar, em 1934. Já em 1940, começou a dar grandes passos aqui no Brasil, a partir do projeto da Pampulha, em Belo Horizonte. Por volta dos anos de 1956, em parceria com Lucio Costa, dão início a um de seus grandes feitos, tirar Brasília do papel e colocá-la no mapa!

    Enquanto Niemeyer projetava as edificações, Costa cuidava de toda a parte urbanística dessa nova cidade e capital, que surgia do zero, pelas mãos competentes desses profissionais!

    Daí por diante o sucesso só aumentou, passou a ter projetos espalhados pelo mundo e admiradores em todos os lugares. Foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio Pritzker em 1988, o mais alto da arquitetura mundial, pelo projeto da catedral de Brasília.

    Foi um apaixonado pela vida e pela arte a qual praticava. Deixou sua contribuição aos profissionais e um legado com mais de 600 projetos executados até sua morte, no ano de 2012, quando havia completado 104 anos.

    Suas obras incluem:

    2. Paulo Archias Mendes da Rocha

    Entre os nomes mais famosos da arquitetura atual, ainda vivo e na ativa, Paulo Mendes da Rocha aparece como um dos nomes mais cultuados. Como principal diferencial, suas obras apresentam capacidade harmônica, caracterizadas por certa rigidez e busca pela incorporação de áreas sociais e ambientais.

    Natural de Vitória, no Espírito Santo, formou-se em 1954 em São Paulo, local em que iniciou sua carreira, desenvolveu grande parte de suas obras e se consagrou. Junto de João Batista Vilanova Artigas encabeçou a Escola Paulista de Arquitetura, que destacava o papel social e humanista do arquiteto.

    Seu reconhecimento internacional se deu em 2006, quando recebeu um Pritzker, mas foi em 2016 que ocorreu seu pioneirismo, quando se tornou o primeiro brasileiro a receber o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra, na Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália.

    Em 2017, também não deixou o ano passar em branco e levou medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects, onde foi reconhecido como arquiteto vivo mais celebrado do Brasil.

    Como parte do legado que esse profissional deixa para os futuros arquitetos, se encontram inúmeras obras de destaque, como:

    Dica: se você sonha em trabalhar com esse cara, ainda está em tempo! Corra atrás desse objetivo, oportunidades aparecem quando vamos atrás delas!

    3. Achillina Bo Bardi

    Em uma profissão até há pouco tempo atrás dominada pelos homens, Lina Bo Bardi, italiana naturalizada brasileira, iniciou sua carreira pautada em paciência e persistência. Sofreu muita resistência no início, mas nada a impediu de seguir em frente.

    Nascida em Roma, na Itália, local onde também iniciou sua carreira, é conhecida pelo estilo modernista e pelo cuidado em projetar obras que interajam com o entorno e com quem irá usufruir delas.

    Se mudou para o Brasil e se naturalizou na década de 40, após passar por diversos traumas vividos no período de guerra na Europa. Após essa mudança, encontrou novos ares e nova inspiração, devido a sua imensa admiração pela cultura popular.

    Faleceu no ano de 1992, aos 77 anos, e deixou um belo legado à comunidade arquitetônica do país. Entre suas principais criações estão:

    4. Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa

    Filho de pais brasileiros, Lucio Costa, veio ao mundo em 1902, numa das visitas da família à França, em Toulon. O pai era almirante da Marinha, por esse motivo, passou a maior parte de sua vida na europa, onde estudou nos melhores colégios da Inglaterra e da Suíça.

    Por volta de 1917, já habitando em terras brasileiras, iniciou os estudos em Arquitetura, curso ao qual se formou sete anos depois. Em seguida começou a sua carreira, seguindo um estilo neoclássico e repleto de referências à arquitetura colonial. Alguns anos depois, ingressou em caminhos modernistas.

    Foi diretor da escola de Belas Artes, local em que se formou e conheceu o então estudante, Oscar Niemeyer. Daí por diante, as relações se estreitaram e a história desses talentosos arquitetos passou a ter rumos cada vez melhores, reconhecidos como pioneiros da arquitetura moderna no Brasil.

    Teve reconhecimento internacional na Feira Mundial de Nova Iorque, onde junto de seu pupilo e parceiro, projetaram o Pavilhão do Brasil.

    Os maiores marcos de sua carreira aconteceram entre as décadas de 60 e 70. Entre elas estão a realização de toda parte urbanística de nossa capital, o título de professor "honoris causa" concedido pela Harvard University nos Estados Unidos e o convite para integrar a equipe de reconstrução da cidade de Florença quando foi atingida por uma inundação.

    Por este último recebeu diversos títulos pelo mundo. Em destaque, a Legião de Honra recebida na França e o Prêmio Calouste Gulbenkian, concedido em Portugal.

    Falecido no ano de 1998, deixou uma filha, também arquiteta e uma contribuição maravilhosa aos futuros profissionais da área, incluindo obras literárias, projetos concluídos e executados em sua grande maioria no Rio e em São Paulo. Entre as principais estão:

    5.João Batista Vilanova Artigas

    Curitibano, conhecido somente por Vilanova Artigas, também foi uma figura fundamental para o modernismo arquitetônico. Apesar de ter nascido no Paraná, sua carreira se fez em São Paulo, lugar onde se formou, realizou grande parte de suas obras e contribuiu com os futuros profissionais da área.

    Responsável por iniciar a relação entre arquitetura e governo, foi o escolhido pelo então governador Carvalho Pinto, para desenvolver uma série de projetos. Entre eles se destacam os ginásios de Itanhaém e de Guarulhos.

    Após esse momento de relação com o poder público, deu início a uma série importante de projetos que se tornaram as linhas mestras para um novo estilo modernista, chamado a escola paulista. Entre as obras estão o Anhembi Tênis Clube, a Garagem de Barcos do Iate Clube Santa Paula, e o edifício da FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

    Profissional de imenso prestígio para a Universidade de São Paulo, além de ter sido o responsável pela construção do prédio da mesma, também se tornou um dos professores mais envolvidos com os rumos desta nova escola.

    É dele o projeto de reforma curricular da década de 1960, que redefiniu o perfil de profissional da área. Ativista de esquerda e membro de um partido comunista, foi demitido da FAU em 1969 com o surgimento do AI-5 e por essa razão precisou se exilar no Uruguai.

    Pouco tempo depois retornou, mas só voltou a atuar na FAU após o processo de anistia. Depois de todas essas reviravoltas, teve seu reconhecimento com os prêmios Jean Tschumi, 1972, por sua contribuição ao ensino de arquitetura, e Auguste Perret, 1985, por sua obra construída, ambos concedidos pela Union Internationale des Architectes (UIA).

    Atuou dentro da universidade até sua morte, em 1985. Entre seus principais projetos se encontram:

    Se é inspiração o que você quer, então aproveita!

    É inegável que o nosso país possui grandes nomes no universo arquitetônico. Ninguém é eterno, mas a contribuição que muitos deles deixaram sobreviverão por muitos e muitos anos como parte da história dessa profissão.

    Precursores de um novo olhar na construção, cada um com o seu toque diferenciado, nos enchem o peito de orgulho e de motivação para correr atrás dos nossos sonhos e de trabalhar com o que se gosta, resultando em grandes frutos como os deles.

    Se você pensa que a história arquitetônica brasileira acaba por aqui, está enganado! Além dos que respeitosamente chamamos de “velha guarda” da arquitetura, temos vários nomes novos que vem conquistando espaço e mostrando a que vieram. Profissionais como Márcio Kogan, Sarkis Semerdjian, Felipe Diniz, Beto Figueiredo e por aí vai!

    Então se o seu sonho é se formar em Arquitetura e Urbanismo, “meta a cara”! Oportunidades de aprender e se aperfeiçoar com profissionais talentosos, não irão faltar, afinal, tem muita gente boa trabalhando na área.

    Ao final dessa jornada de conhecimento, esperamos que esse artigo tenha te inspirado e ajudado a tomar uma boa decisão quanto à sua graduação! Qualquer dúvida, é só nos chamar!

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!