11 profissões em alta no mercado brasileiro mesmo durante a crise

    As notícias sobre desemprego tem assustado a população em todo o Brasil,-graças à redução de vagas em decorrência da crise econômica. Em contrapartida, algumas carreiras nadam contra a maré e não sentem as consequências da crise por serem profissões em constante ascensão.

    Selecionamos, no artigo de hoje, 11 profissões em alta mesmo diante dos problemas econômicos do país, para que sirvam de inspiração para os estudantes de Ensino Médio que ainda não escolheram qual carreira seguir. Vamos conferir?

    1. Analista Contábil

    Com formação em Ciências Contábeis, o Analista Contábil é responsável por cuidar da contabilidade da empresa, ou seja, dos números que abrangem lucros, despesas e receitas.

    É um setor em alta pela falta de profissionais no mercado e também porque, em tempos de crise, é fundamental que se tenha um controle minucioso de rentabilidade, dos gastos e dos riscos dentro de uma organização.

    2. Gerente Tributário

    O cargo exige formação em Ciências Contábeis ou Direito, com especialização em Direito Tributário, e o profissional desta área tem a função de garantir que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais, buscando reduzir a carga tributária, aumentando a eficiência nos negócios. É um cargo em expansão devido às frequentes mudanças na legislação brasileira, além dos repetidos aumentos de impostos.

    3. Analista de Crédito

    Cargo que exige formação superior em Administração de Empresas, Contabilidade ou Direito, já que exige habilidade para lidar com números e contratos. Está em alta porque muitas empresas estão enfrentando dificuldades financeiras, precisando de crédito para sair do vermelho.

    O analista de crédito e riscos verifica a saúde financeira da empresa, a fim de lhe garantir crédito, assegurando que esta empresa possa assumir o compromisso de efetuar o pagamento do financiamento solicitado.

    4. Engenheiro de Produção

    Associando conhecimentos em Administração e Engenharia, o Engenheiro de Produção é responsável por coordenar atividades comerciais, logísticas e financeiras de uma empresa, além de estudar a melhor forma de aumentar a qualidade e produtividade de indústrias de qualquer o segmento.

    É um profissional requisitado também por empresas prestadoras de serviços, para atuar no planejamento e definição de funções e escalas de trabalho. Outros cursos de graduação com menor tempo de duração são voltados a este ramo de atividade, como o de Gestão de Produção Industrial e Gestão de Qualidade.

    São carreiras em alta, já que indústrias de todas as áreas de atuação buscam aperfeiçoar processos administrativos ou de logística, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar os resultados.

    5. Engenharia Elétrica

    Essa também está entre as profissões em alta, já que o profissional graduado em Engenharia Elétrica pode trabalhar em empresas de telecomunicações, desenvolver projetos de expansão de redes elétricas e em empresas de energia renovável, segmentos em crescimento contínuo mesmo diante do cenário econômico atual.

    6. Analista de Sistemas

    É um profissional com formação superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. É muito requisitado por empresas do ramo da indústria, serviços e comércio — devido ao crescimento constante do mercado de tecnologia da informação (TI) —, já que possui habilidades para desenvolver soluções em sistemas de computação em geral.

    Dentro da área de TI, outro segmento em destaque no mercado atual é o de desenvolvimento de aplicativos para smartphones, já que as empresas estão em busca de soluções que acelerem a comunicação com os seus clientes, melhorando processos e encurtando distâncias.

    7. Coordenador de Plataformas Web

    Esse profissional desenvolve e lidera equipes de desenvolvedores de ferramentas e aplicativos para web. É uma carreira em constante crescimento, já que empresas têm migrado seus pontos de relacionamento com clientes — e até mesmo pontos de vendas — para plataformas online, através dos sistemas e-commerce.

    O profissional que atua nessa área possui formação superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

    8. Gerente de Marketing Digital

    Graduado em Publicidade, com especialização em Marketing Digital, o profissional deve ter conhecimento em processos e ferramentas voltadas para negócios online. Tem sido bastante procurado já que a internet passou a ser também um meio para a prospecção de novos clientes através das redes sociais, blogs, sites e portais de e-commerce.

    O gerente de marketing digital analisa o uso e a experiência do usuário de mídias online, elabora estratégias, analisa o mercado e suas tendências, além de identificar novas soluções, informações e produtos através de ferramentas digitais.

    9. Enfermeiro

    O profissional graduado em enfermagem atua em hospitais, definindo procedimentos para os cuidados de pacientes em tratamento de diversas questões de saúde. Os enfermeiros têm sido requisitados também no auxílio a tratamento de pessoas de todas as idades em clínicas especializadas em diversas áreas, como recuperação de dependentes químicos, tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos e cuidados com idosos.

    Hoje em dia, os enfermeiros também prestam atendimento em domicílio e auxiliam no gerenciamento da saúde do paciente. Familiares ou responsáveis pelo paciente optam pela contratação de um enfermeiro para realizar os cuidados necessários,  esses cuidados feitos em casa são realizados principalmente com idosos, auxiliando na higiene, administração de medicamentos, passeios e consultas médicas periódicas.

    10. Médico Veterinário

    Com a ampliação e popularização do setor pet em todo o país, o profissional veterinário tem sido bastante requisitado em clínicas de tratamento de animais domésticos, atuando na área clínica e cirúrgica. 

    Mas quem pensa que o médico veterinário atua somente no tratamento de bichinhos de estimação está muito enganado. Esse profissional pode trabalhar na manutenção da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos em fazendas.

    Além disso, o veterinário poderá atuar no tratamento de equinos em haras e fazendas, acompanhando a saúde dos cavalos desde o nascimento até a vida adulta, além de acompanhar processos de inseminação artificial.

    Diferente do que muitos pensam, a criação de cavalos não está focada somente no setor rural, já que os animais tem sido bastante utilizados para esportes, atividades turísticas, além de escolas e clínicas que utilizam a equinocultura no tratamento de crianças com limitações motoras e neurológicas.

    Também é desafio do médico veterinário inspecionar a produção de alimentos de origem animal, verificando o cumprimento das normas de higiene em indústrias, a fim de evitar transmissão de doenças para a população. Sendo assim, é indispensável a presença de um profissional dessa área em indústrias que utilizam matéria-prima de origem animal.

    O mercado de trabalho para o veterinário é amplo, podendo o profissional também atuar na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e outros artigos para animais.

    11. Agrônomo

    O profissional de agronomia e agronegócios é responsável por buscar técnicas para melhorar a produtividade e, consequentemente, as vendas no setor agropecuário, o qual envolve lavouras e rebanhos.

    O mercado permanece em alta no Brasil pelo fato de ser o segundo maior fornecedor mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. Outro ponto positivo para o setor agropecuário é o crescimento abundante da população, que consequentemente aumenta o consumo de alimentos, como grãos, frutas, vegetais e carnes.

    Profissionais graduados dificilmente encontram problemas em se estabelecer no mercado de trabalho ou até mesmo de buscar o primeiro emprego após concluir a graduação. O importante é buscar um bom diploma e preparar-se para enfrentar os desafios da jornada profissional!

    E então? Gostou de conhecer as profissões em alta que não sofrem os abalos da crise econômica? O que acha de compartilhar as dicas de hoje com os seus amigos no Facebook e no Twitter?

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!